Nos tempos que correm a grande questão na mente da maioria dos comerciais tem sido: Devo fazer prospeção e tentar desenvolver novo negócio numa altura tão sensível para os meus prospects?
A

prospeção de negócio e a gestão do pipeline nunca foi tão importante, como atualmente, em que o clima de negócio que vivemos está a criar imensa incerteza, ansiedade e frustração.

Além de “cuidar” dos seus clientes as empresas vencedoras precisam de ser, acima de tudo, competentes, eficientes e eficazes na gestão do seu processo de vendas, e da atividade e disciplina dos seus comerciais, de forma a serem capazes de proteger o negócio, mitigar os riscos inerentes e garantir um posicionamento competitivo quando a crise for ultrapassada.

Várias dimensões de impacto

Já se revelam os primeiros sinais do impacto do Covid-19 na mudança de comportamento das empresas, trabalhadores e consumidores. Aliás, o impacto é de tal forma global e abrangente que é razoável assumir que o mundo nunca mais será o mesmo. Medidas drásticas estão a ser consideradas para preservar empregos e prevenir que as empresas fechem. A interrupção e queda na faturação e liquidez das empresas afetadas está a ser impressionante. 

Além da ameaça à saúde pública, a disrupção económica e social ameaça o bem-estar e a subsistência de milhões de pessoas. A Organização Internacional do Trabalho, por exemplo, estima, na pior das hipóteses, que o efeito do vírus pode reivindicar quase 25 milhões de empregos. 

No meio de tanta incerteza e ansiedade, as empresas têm que fazer o possível para limitar repercussões e acalmar os seus clientes, fornecedores, empregados e stakeholders em geral.

O teletrabalho tornou-se essencial para salvaguardar a produtividade. O impacto psicológico do surto vai, desta forma, não só ser observado nas bolsas e mercados à volta do mundo, mas, também, junto de indivíduos que terão de lidar com moral baixo e o isolamento do contacto humano.

Algumas destas tendências serão de curto prazo, mas outras manter-se-ão e darão origem a uma nova onda de disrupção e inovação digital que marcará os próximos decénios.  

O que não é dito em palavras

Na era da internet, do vídeo e do digital, estamos todos mais interconectados e, mais do que nunca, recorremos a esta tecnologia para nos aproximar a clientes e prospects. No entanto, estamos a perder algo com esta contrapartida.

Reunir ou interagir em pessoa continua a influenciar a probabilidade e a velocidade em que uma oportunidade se converte num novo negócio. Uma reunião presencial é mais pessoal, ajuda a conectar com a pessoa real, de uma forma que não acontece por vídeo. Solidifica a relação, reforça a credibilidade e a disposição do nosso interlocutor ouvir o que temos para dizer. Um simples aperto de mão ou como nos vestimos, por exemplo, ajuda a dar-nos a conhecer melhor. 

Devemos ter em conta que nas vendas, interagir com o nosso cliente em pessoa permite-nos avaliar as suas ações e reações, perceber pequenos sinais e linguagem corporal que facilmente escapam em mode video-conferencing.

Conquistar a atenção do prospect é uma skill

O distanciamento social obriga o saber causar uma primeira boa impressão virtualmente, e a iniciar/gerir uma conversa que protege o nosso negócio existente, ou cria uma oportunidade de desenvolver um novo negócio (sim, até mesmo nesta altura). É igualmente importante salientar que não estamos só mais informados e conectados, mas, também, protegemos o nosso tempo mais vigorosamente.

É difícil alcançar decisores e conquistar a sua atenção. O marketing digital veio inovar a forma como iniciamos uma conversa com uma lead, mas continua a ser imprescindível, nas vendas B2B, saber fazer prospeção de forma proativa, ou seja, saber interromper o dia de alguém e em poucos segundos comunicar e posicionar valor suficiente que justifica essa pessoa dar-nos o seu precioso tempo.  

A força mental

De um dia para o outro, muitos dos profissionais responsáveis, por crescer a faturação do seu negócio, viram o seu pipeline reduzir dramaticamente, ou desaparecer por completo. Identificar o negócio onde não existe, ou salvaguardar o que está a desaparecer tornou-se a realidade para as empresas vendedoras e os seus comerciais. 

Em condições de mercado 'normais' a principal razão pela falta de sucesso nas vendas é a falta de sucesso na prospeção.

A maior parte dos comerciais não tem um processo de prospeção eficiente, eficaz, com o qual se sente confortável, e, ainda, opera segundo crenças falsas sobre as vendas. Quando procura melhorar, só desenvolve aquilo que já conhece, e o resultado são melhorias pequenas e marginais. Os vendedores superstars tomam medidas drásticas, com um impacto notável no seu processo e, por conseguinte, na sua produtividade. 

Comportamentos negativos são exacerbados

A forma como a maioria dos comerciais pecam na prospeção só vai agravar durante uma crise, multiplicando, assim, o impacto negativo nos seus resultados e no seu mindset, acelerando um ciclo vicioso. 

Eu adoro esta definição de ‘loucura’ por Albert Einstein: “Fazer a mesma coisa vez após vez, e esperar um resultado diferente”.

Loucura nas vendas é cometer os mesmos erros, várias vezes sem se aperceber, e esperar um resultado diferente: 

  • Passar tempo com prospects errados e não priorizar o contacto com prospects e clientes;
  • Não ter um processo consistente e não ser disciplinado com a atividade comercial;
  • Acreditar que a sua missão é convencer o prospect a comprar o seu produto ou serviço;
  • Usar táticas manipuladoras que ofendem e criam resistência sem se aperceber;
  • Não entender que o prospect não está interessado em si, na sua empresa ou no seu produto;
  • Não focar no que é importante ou interessante para o seu prospect ou cliente;
  • Só tentar 'concluir' a venda no final do processo e não conhecer as diferentes etapas da jornada do prospect que exigem compromisso;
  • Não saber lidar com objeções de forma eficiente e eficaz;
  • Depender demasiado de e-mails e não acreditar no telefone, como o canal mais eficaz para a prospeção bem-sucedida.

A inação ou desaceleração na prospeção vai matar o seu pipeline quando a economia recuperar e as empresas afetadas estiverem prontas para (re)construir o seu negócio. Não seja a pessoa que quando olhar à sua volta ficou no final dessa fila. Quando superarmos a crise e se aperceber que é onde está, será tarde demais.

Até lá, venda com valor!

Publicado em 
30/4/2020
 na área de 
Marketing & Vendas

Mais artigos de

Marketing & Vendas

VER TODOS

Join Our Newsletter and Get the Latest
Posts to Your Inbox

No spam ever. Read our Privacy Policy
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.