Nas organizações, o Marketing é a área mais focada no consumidor e no Cliente. Os profissionais desta prática têm de acompanhar as grandes transformações comportamentais da sociedade ditadas, entre outros fatores, pela tecnologia e pela digitalização. A disciplina de Marketing continua em transformação acelerada e com necessidade de integrar cada vez mais ramos de conhecimento, sendo um desafio constante e apaixonante para quem vive e respira esta atividade.

Além da necessidade de deter e atualizar conhecimento sobre construção de Marca, Comunicação e CRM, nas últimas duas décadas os Marketeers tiveram de:

·      perceber sobre digitalização dos comportamentos dos consumidores e plataformas digitais

·      acompanhar a explosão do comércio digital e da presença online das marcas (e-commerce, Social Media presence, Site/App Analytics, …)

·      dominar a utilização dos dados e da IA preditiva para otimização de campanhas, melhorar a experiência do consumidor e personalizar mensagens em escala (Cookies, Tracking, Audiências digitais, criatividades dinâmicas, 1st party data, etc.)

Sem pausas para deixar a poeira pousar surge “agora” a IA Generativa. Esta tecnologia tem o potencial para revolucionar não só o marketing mas também a sociedade no seu todo! As Marcas e os Marketeers estão a procurar integrar e tirar partido desta nova tecnologia nos seus processos e perceber como irá afetar os comportamentos/expectativas dos consumidores. Face à IA Preditiva, têm a grande vantagem de serem modelos matemáticos muito mais próximos dos nossos sentidos – visão e audição - e do nosso modo de comunicar – Português, Inglês, etc. -, com a possibilidade de serem utilizados massivamente em muitas das nossas tarefas do dia a dia.

A IA Generativa terá impacto transversal no Marketing: na forma como se faz estudos de mercado, na ideação e produção da criatividade, na definição da estratégia e no planeamento tático das campanhas, na execução e otimização das mesmas, em toda a componente de reports e medição avançada, na melhoria dos processos de venda e de experiência do Cliente, na personalização da comunicação e da oferta, entre outros.

O GroupM, enquanto parte da maior casa de comunicação do Mundo - a WPP - tem no seu ADN o desenvolvimento e integração constante de tecnologias que lhe permitam fazer parte integrante da evolução. Norteados pela visão de criar a próxima era da media, onde a publicidade funciona melhor para as pessoas, o GroupM tem agora o prazer de poder partilhar, em parceria com a Nova SBE, o seu conhecimento e experiência em utilizar a Inteligência Artificial para responder aos desafios anteriores, desenhando e implementando hoje o amanhã. 

O Programa AI for Marketing Excellence foi especificamente desenhado para dotar os participantes de uma sólida perspetiva conceptual sobre possibilidades de IA em marketing, intercalada com exercícios hands-on para cimentar o conhecimento.

O Programa cobre um largo espectro de necessidades do marketing, podendo ser resumido nos seguintes tópicos:

·      Integrando a IA nas estratégias de Marketing;

·      IA generativa em estratégias de construção de Marca;

·      Como avaliar o grau de maturidade na utilização de IA no marketing na organização;

·      Plataformas escaláveis para a implementação de IA preditiva e generativa;

·      Digital Analytics, medição e dados;

·      e-Commerce e IA para melhorar a performance nas vendas;

·      Audiências 1st Party, Algoritmos de bidding e IA Preditiva;

·      Marketing Analytics, IA preditiva e generativa

 

Será um prazer partilhar a nossa experiência e o nosso conhecimento e ajudar a preparar a próxima geração de Marketeers. Até já!

Conheça o programa
AI for Marketing Excellence
Publicado em 
31/7/2024
 na área de 
Marketing & Vendas

Mais artigos de

Marketing & Vendas

VER TODOS

Join Our Newsletter and Get the Latest
Posts to Your Inbox

No spam ever. Read our Privacy Policy
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.