Além da necessidade de deter e atualizar conhecimento sobre construção de Marca, Comunicação e CRM, nas últimas duas décadas os Marketeers tiveram de:
· perceber sobre digitalização dos comportamentos dos consumidores e plataformas digitais
· acompanhar a explosão do comércio digital e da presença online das marcas (e-commerce, Social Media presence, Site/App Analytics, …)
· dominar a utilização dos dados e da IA preditiva para otimização de campanhas, melhorar a experiência do consumidor e personalizar mensagens em escala (Cookies, Tracking, Audiências digitais, criatividades dinâmicas, 1st party data, etc.)
Sem pausas para deixar a poeira pousar surge “agora” a IA Generativa. Esta tecnologia tem o potencial para revolucionar não só o marketing mas também a sociedade no seu todo! As Marcas e os Marketeers estão a procurar integrar e tirar partido desta nova tecnologia nos seus processos e perceber como irá afetar os comportamentos/expectativas dos consumidores. Face à IA Preditiva, têm a grande vantagem de serem modelos matemáticos muito mais próximos dos nossos sentidos – visão e audição - e do nosso modo de comunicar – Português, Inglês, etc. -, com a possibilidade de serem utilizados massivamente em muitas das nossas tarefas do dia a dia.
A IA Generativa terá impacto transversal no Marketing: na forma como se faz estudos de mercado, na ideação e produção da criatividade, na definição da estratégia e no planeamento tático das campanhas, na execução e otimização das mesmas, em toda a componente de reports e medição avançada, na melhoria dos processos de venda e de experiência do Cliente, na personalização da comunicação e da oferta, entre outros.
O GroupM, enquanto parte da maior casa de comunicação do Mundo - a WPP - tem no seu ADN o desenvolvimento e integração constante de tecnologias que lhe permitam fazer parte integrante da evolução. Norteados pela visão de criar a próxima era da media, onde a publicidade funciona melhor para as pessoas, o GroupM tem agora o prazer de poder partilhar, em parceria com a Nova SBE, o seu conhecimento e experiência em utilizar a Inteligência Artificial para responder aos desafios anteriores, desenhando e implementando hoje o amanhã.
O Programa AI for Marketing Excellence foi especificamente desenhado para dotar os participantes de uma sólida perspetiva conceptual sobre possibilidades de IA em marketing, intercalada com exercícios hands-on para cimentar o conhecimento.
O Programa cobre um largo espectro de necessidades do marketing, podendo ser resumido nos seguintes tópicos:
· Integrando a IA nas estratégias de Marketing;
· IA generativa em estratégias de construção de Marca;
· Como avaliar o grau de maturidade na utilização de IA no marketing na organização;
· Plataformas escaláveis para a implementação de IA preditiva e generativa;
· Digital Analytics, medição e dados;
· e-Commerce e IA para melhorar a performance nas vendas;
· Audiências 1st Party, Algoritmos de bidding e IA Preditiva;
· Marketing Analytics, IA preditiva e generativa
Será um prazer partilhar a nossa experiência e o nosso conhecimento e ajudar a preparar a próxima geração de Marketeers. Até já!