O que se espera hoje de um líder de procurement? Parece evidente, mas ao mesmo tempo assustador, ora vejamos:
- Ter uma visão 360º do negócio e um sentido cross-functional da organização, ou seja, contribuir para o desenvolvimento de uma abordagem integrada de criação de valor, através da identificação de oportunidades e mitigação de riscos. Para isso, o conhecimento endógeno (sobre organização e modelo operacional) e exógeno (sobre mercado e setor) são fundamentais;
- Ser proactivo e inovador, ou seja, ser ativo no desenvolvimento de sistemas de melhoria contínua dos níveis de eficiência e eficácia da organização, com especial ênfase na dimensão tecnológica;
- Ser agente da mudança - sempre suportado numa estreita articulação entre as valências internas da empresa e a criação de relações sólidas com stakeholders (colaboradores, clientes, fornecedores, acionistas, investidores e comunidade).
Tudo isto enquanto navegamos numa complexidade logística crescente, marcada não só pela interdependência das cadeias globais de abastecimento, como também pela volatilidade na procura- conjugada com um contexto de rápido avanço tecnológico, a par da convergência de obstáculos macroeconómicos e geopolíticos, geradores de forte instabilidade.
É uma tarefa exigente, que não se desenvolve na base do smell-oriented, requer por um lado conhecimento multidisciplinar e organização cientifica do trabalho, e por outro, traços de personalidade ou habilidades interpessoais que permitam ao profissional interagir eficazmente com outras pessoas.
A performance do procurement tem repercussão direta no sucesso ou insucesso de qualquer organização, e esta relação é mais ou menos impactante consoante o nível de competitividade do setor onde atua a organização.
Exige uma abordagem estratégica, um planeamento meticuloso e uma adaptação contínua ao contexto do mercado e da organização, variáveis que estão cada vez mais em rápida evolução.
Para aspirantes a profissionais, o campo promete oportunidades de carreira diversas e gratificantes. Para as organizações, o bom procurement permite captar vantagens competitivas ímpares.
Conhecer as melhores práticas, saber implementá-las e manter-se atento à evolução desta ciência, permitirá tanto às organizações como aos indivíduos prosperar no complexo mundo da supply chain management e do procurement.
Capturar o valor das tecnologias digitais, como é o caso da Inteligência Artificial e do Machine Learning, é fundamental para o modelo operacional de vanguarda do procurement. Saber aproveitar os atuais e emergentes avanços tecnológicos, para atender necessidades reais das operações, é um dos fatores distintivos das organizações líderes em mercados concorrenciais.
As tecnologias digitais e a análise avançada não estão apenas a adicionar camadas de complexidade; estão a criar oportunidades sem precedentes.
Alcançar o nível de desempenho e integração multifuncional necessários para a excelência do procuremente supply chain management nunca foi fácil, e com a crescente complexidade dos desafios atuais pode parecer ainda mais desafiante, no entanto, os recentes desenvolvimentos nas tecnologias digitais também estão a criar novas oportunidades, nomeadamente nos contratos públicos, na qualificação de fornecedores, no registo e tratamento de dados mestre de materiais e serviços, na avaliação da performance do fornecimento, em todo o ciclo procure-to-pay, permitindo que as organizações encontrem novas formas de agilizar processos, aumentar a eficiência e reduzir custos.
Procurement e global sourcing são sinónimo de "encontrar o valor, obter o valor e manter o valor". Embora possa parecer simples, este é um dos objetivos mais desafiantes para qualquer organização.
Requer um conhecimento profundo do mercado, fortes capacidades analíticas e uma abordagem proativa na gestão de relacionamentos com parceiros e cadeias de abastecimento. Não se trata apenas de economia de custos; trata-se de criar valor sustentável que apoie os objetivos de longo prazo da organização.
Abrace os desafios, aproveite as tecnologias, e procure sempre a excelência no procurement e global sourcing.
Encontramo-nos novamente na sala de aula. Até breve!