Ainda não sabe o que oferecer este natal? O conhecimento nunca é em demasia e um livro é sempre uma boa aposta quando chega a hora dos presentes. Dê aos seus amigos e familiares a possibilidade de expandir horizontes com os melhores e mais recentes insights sobre economia, gestão, finanças e indústria, criados por professores e knowledge centres da Nova SBE no ano de 2024.
Rita Diniz e Miguel Pina e Cunha: Gestão, Liderança e Inovação no Setor da Economia Social
Este livro foi escrito no âmbito da parceria Social Equity Initiative e do programa Liderança Social para Gestores, que visa preparar executivos para contribuírem como Conselheiros em organizações sociais.
Composta por 15 capítulos, a obra incorpora textos colaborativos de 29 autores, entre eles académicos, parceiros da Nova SBE e personalidades do setor da economia social, com o objetivo de refletir sobre como a gestão pode contribuir para a transformação do setor da economia social, abordando alguns dos temas mais relevantes da atualidade.
Daniel Traça: Ambição
O antigo Dean da Nova SBE, Daniel Traça, parte da pergunta “porque é que Portugal não consegue tirar partido do talento que, comprovadamente, sabe criar?” para partilhar parte da sua própria experiência de liderança da escola e fazer uma análise inédita, profunda e sustentada sobre as causas e consequências da incapacidade do país para reter o talento que produz.
Milton de Sousa: O Líder Pelo Sentido – O poder do sentido para servir e transformar
Milton de Sousa, Professor Associado e cofundador do Nova SBE Leadership for Impact Knowledge Centre, oferece, neste livro um modelo para capacitar os líderes na promoção de sentido nas suas organizações, incluindo ferramentas práticas e linhas de orientação para se tornar um líder pelo sentido diariamente. O autor parte ainda de uma revisão alargada de estudos científicos sobre liderança e motivação, e reflexões várias sobre a prática e ciência da gestão, assim como da psicologia e filosofia.
Miguel Pina e Cunha, Medhanie Gaim e Stewart R. Clegg: Organizational Paradoxes - Theory and Practice
O Professor da Fundação Amélia de Mello nas áreas de Liderança e Estudos Organizacionais e Subdiretor para a Inovação e Impacto na Nova SBE, juntou-se a dois outros académicos - Medhanie Gaim, da Universidade Umeå, na Suécia, e Stewart R. Clegg, da University of Sydney – para pensar sobre os paradoxos diários que pintam as dinâmicas da gestão e das organizações.
Miguel Pina e Cunha, Ace Volkmann Simpson,Stewart Clegg, Arménio Rego e Marco Berti: Organizational Compassion - A Relational Approach
Neste livro que junta cinco investigadores de renome internacional, explora-se a ideia de que a compaixão organizacional pode ter uma multiplicidade de benefícios, quer individuais quer para as equipas e as organizações. Além de um mergulho teórico profundo nestas reflexões, o manual ensina a aplicar de forma prática a compaixão em todas as tarefas diárias nas organizações.