A pandemia acelerou em quatro a cinco anos a transição para o comércio electrónico na Europa, sobretudo no sector do retalho. Segundo o estudo “European food retailers: The bitter digital aftertaste of the Covid-19 legacy”, da Euler Hermes, nos cinco principais mercados europeus – Reino Unido, França, Itália, Espanha e Alemanha – a penetração do comércio electrónico nas vendas de produtos de supermercado varia entre os 3% e os 11%. Que riscos é que estes dados acarretam?

Segundo o estudo European food retailers: The bitter digital aftertaste of the Covid-19 legacy”, da Euler Hermes, nos cinco principais mercados europeus – Reino Unido, França, Itália, Espanha e Alemanha – a penetração do comércio electrónico nas vendas de produtos de supermercado varia entre os 3% e os 11%.  Só no último ano, o crescimento anual das vendas das empresas retalhistas através de canais digitais foi de 5,3% – quase o dobro do crescimento médio registado nos últimos 10 anos, impulsionado por um maior número de refeições feitas em casa e pelo aumento da procura por produtos de higiene pessoal e de uso doméstico.

Durante a primeira metade deste ano, as vendas através de comércio electrónico cresceram 2,4%, apesar da abertura progressiva de bares e restaurantes e a tendência deverá manter-se, independentemente do alívio das medidas para controlo da pandemia.

Contudo, o estudo alerta que este crescimento poderá ter um impacto negativo na rentabilidade do sector, uma vez que os elevados custos operacionais não se repercutem no preço apresentado aos consumidores. Estima-se que cada ponto percentual de compras que transite para os canais online implicará perdas de mais de 13 mil milhões de euros em vendas e quase 2 mil milhões de euros em lucros na receita das empresas de retalho alimentar, o equivalente a 4% do total.

 

Novos desafios para o retalho

A análise destaca que a crescente penetração do comércio electrónico no sector do retalho alimentar implica dois grandes desafios para os operadores estabelecidos: primeiro, altera a regra da concorrência por preço, acrescentando à equação a conveniência e o serviço, fazendo com que as empresas mais pequenas ou mais reticentes em acompanhar a transição digital enfrentem um maior risco de perder quotas de mercado; segundo, é uma grande ameaça à rentabilidade. As vendas de mercearia online são efectuadas com prejuízo, independentemente do modo de entrega (clique e recolha ou entrega ao domicílio), uma vez que estes novos processos acarretam custos operacionais mais elevados do que o tradicional.

Entre os principais parceiros comerciais de Portugal, o Reino Unido e França são os países cujo sector do retalho enfrenta maiores riscos: as taxas de penetração do comércio electrónico são elevadas, a concentração do mercado é maior e verifica-se uma forte presença de supermercados e hipermercados com estruturas preparadas para entrar no comércio electrónico. No mercado francês, por exemplo, são predominantes os serviços de “drive-through” ou “click and collect”.

Em Itália e Espanha, o mercado é mais fragmentado, caracterizado por uma forte concorrência entre empresas estrangeiras e grandes empresas nacionais ou regionais, o que se traduz numa penetração mais baixa do uso do comércio electrónico, ainda que as vendas através dos canais online tenham aumentado entre 60 a 65%.

Já o mercado alemão é maioritariamente composto por “discounters” (35% do mercado face aos 10-15% noutros grandes mercados), que tendencialmente são mais reticentes em acompanhar as tendências.

O estudo da Euler Hermes prevê que a dupla ameaça às quotas de mercado e aos lucros leve os retalhistas a repensar as suas estratégias de operações de comércio electrónico, com enfoque em três principais áreas de reflexão:

  • Uma adaptação do mix de lojas e uma rotação no investimento para permitir uma melhor adaptação a uma maior penetração do comércio eletrónico;
  • Investimento em capacidades digitais permitindo uma maior eficiência, com vista a atingir a paridade de lucro em relação ao retalho físico;
  • Parcerias com empresas do ecossistema de comércio electrónico em rápido crescimento (empresas de tecnologia alimentar, entregas de mercearia e logística).

A análise realizada pela SIBS Analytics no Relatório 365 dias de pandemia – Alterações nos hábitos de consumo dos portugueses releva que, nas compras digitais nacionais, “os sectores de comércio alimentar e retalho e material desportivo e recreativo apresentaram crescimentos mais acelerados face ao período homólogo, encontrando no comércio online uma alternativa para a quebra registada nas compras físicas” (considerando os dados registados no primeiro ano de pandemia). O estudo destaca ainda que “o comércio alimentar e retalho cresceu 109% neste canal no primeiro confinamento e 97% no segundo, enquanto o sector material desportivo e recreativo aumentou ainda mais: 114% de consumo no primeiro confinamento e 190% no segundo.”

As conclusões do Relatório Europeu de Comércio Electrónico, divulgado pelo EuroCommerce, reforçam esta perspectiva do desenvolvimento do e-commerce nacional, tendo sido registado um crescimento de 23% no comércio electrónico português em B2B, em 2020, representando um volume de negócios de cerca de 7.4 mil milhões de euros.

Este artigo trata-te de uma republicação, no âmbito de uma parceria com a Supply Chain Magazine - leia o artigo original aqui.

Já conhece em a nossa pós-graduação em
Gestão da Supply Chain?
Publicado em 
7/12/2021
 na área de 
Supply Chain & Operações

Mais artigos de

Supply Chain & Operações

VER TODOS

Join Our Newsletter and Get the Latest
Posts to Your Inbox

No spam ever. Read our Privacy Policy
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.