No louco mundo dos negócios, quer seja nas pequenas start-ups ou nas empresas bem-estabelecidas, um elo comum liga os empreendedores, os proprietários de negócios e os profissionais de vendas – todos estão numa busca incessante por vendas. E esta jornada é marcada por várias voltas e reviravoltas, repleta de oportunidades e de obstáculos, mas, na sua base, gira à volta de um elemento fundamental: um cliente melhor informado e crescentemente digital.

Quer sejam profissionais com experiência ou caras novas, aqui está a contrapartida – a sua maioria cai na mesma velha armadilha. Continua focada nos seus produtos – isto é, na venda centrada no produto ou serviço, em vez de se posicionar e diferenciar através da venda de valor.

 

EVITAR A ARMADILHA

Perpetuam a mesma crença errada de que o sucesso depende apenas dos seus produtos e serviços. Ficam focados nas complexidades da sua oferta, nas características mais recentes ou no preço mais competitivo. Ao fazê-lo, estão a arriscar perder de vista o que realmente importa – fundamentalmente, compreender o valor do que entregam aos seus clientes ideais, e como esse valor é melhor, diferente ou único em relação às alternativas. Mais importante ainda: este valor deve ser identificado através das lentes dos clientes, não através das suas.

Outro passo em falso comum é tentar vender a uma audiência ampla e pouco definida. A noção de que alcançar mais pessoas vai traduzir-se em mais vendas pode levar a uma busca incansável por estratégias de marketing inovadoras ou campanhas de e-mail excessivas, a maioria das quais não produz resultados suficientemente bons.

Quer a sua empresa opere como um marketplace (mercado), uma plataforma de comércio eletrónico, ou negoceie soluções pioneiras de saúde, instrumentos financeiros de última geração ou tecnologias disruptivas, é necessário um processo de vendas adaptado às suas circunstâncias e à forma como os seus clientes compram e decidem. Depois disso, pode decidir e moldar a forma como responde e satisfaz as necessidades e as jornadas individuais de todas as partes interessadas na organização do seu comprador, a cada ponto de contacto que ele tenha com a sua empresa.

 

ABORDAGENS ONE-SIZE-FITS-ALL DESADEQUADAS

No cerne da venda de valor, precisa de ver além das necessidades dos seus clientes. Deve entender como o seu produto ou serviço os ajuda a resolver problemas ou gerar ganhos.

Por outras palavras: os problemas que ajuda a eliminar ou os riscos que ajuda a mitigar, que novas oportunidades ajuda a criar ou que novos resultados proporciona. Eu chamo a isto os P.R.R.Os do seu comprador.

As pessoas compram pelos motivos delas, não pelos seus. Chegar aos P.R.R.Os do seu comprador é simples, mas extremamente difícil. Existem duas razões principais: a primeira é que o seu comprador pode nem saber quais são. Em segundo lugar, certamente não querem consertar ou aproveitar cada dor ou ganho. Convivem com o status quo de várias maneiras e, portanto, fica mais difícil diagnosticar e descobrir com sucesso os P.R.R.Os a que o seu cliente pode realmente dedicar tempo, esforço e investimento a resolver ou procurar.

Precisa de desenvolver o que acredito ser a habilidade mais crítica por trás da “magia” das vendas – a descoberta. A capacidade de diagnosticar os P.R.R.Os do seu cliente, com perguntas inteligentes e escuta ativa.

 

NAS VENDAS, AS SOFT SKILLS E AS HARD SKILLS ESTÃO INTRINSECAMENTE CONECTADAS

A transição para a venda de valor exige o aprimoramento de ambos. Os aspetos práticos das vendas, como prospeção, descoberta, apresentação e negociação, destacam a sua abordagem, produtividade, estrutura e estratégia de Go-To-Market. No entanto, são as habilidades interpessoais que impulsionam o comportamento e a competência.

A capacidade de ouvir ativamente, ter empatia, construir relacionamentos, comunicar de forma eficaz e fazer perguntas poderosas são os pilares da transformação da venda de valor. Começa com a mentalidade de cada pessoa e permeia cada ação e reação.

As empresas que apostam na inovação e na modernização da atividade das suas equipas comerciais, integram ambas as perspetivas nos seus programas de formação comercial e desfrutam de melhorias significativas em todos os aspetos.

Estão a conseguir transformar o elemento de “sorte” no fecho de novos negócios num motor de receitas e numa atividade comercial previsível.

 

RENDIMENTOS DECRESCENTES

Os líderes pioneiros em culturas centradas no cliente também estão a reestruturar a própria organização, remodelando as equipas comerciais e desenvolvendo táticas mais direcionadas, eliminando a abordagem “spray and pray” das suas equipas que lidam diretamente com o cliente, incluindo vendas, marketing e apoio ao cliente.

Percebem que há retornos decrescentes se simplesmente “despejarem” tecnologia em problemas e mantêm um foco firme nos fundamentais, capacitando as suas equipas comerciais para alcançar mudanças de comportamento através de programas de vendas cuidadosamente projetados e que empreguem uma combinação inteligente e personalizada de hard e soft skills, para modernizar eficazmente a sua atividade e abordagem.

 

TER 'GAME' NÃO É SUFICIENTE

Vivemos no mundo “mostra-me”, não “diz-me”.

Os vendedores devem aprender como diferenciar e comunicar, posicionar e entregar valor em cada interação com o seu comprador. Comporte-se assim, além de mostrar conhecimento e competência, e conquistará o tão cobiçado negócio do seu comprador.

Para mais insights, sinta-se à vontade para entrar em contacto comigo. É sempre um prazer discutir e debater ideias que podem ajudar a sua organização a inovar pessoas, estruturas, estratégia e cultura para valor e vendas centradas no cliente. Até lá, venda com valor.

Já conhece o programa
Vendas & Prospeção com Impacto?
Publicado em 
2/11/2023
 na área de 
Marketing & Vendas

Mais artigos de

Marketing & Vendas

VER TODOS

Join Our Newsletter and Get the Latest
Posts to Your Inbox

No spam ever. Read our Privacy Policy
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.