Há um ano, a vida de todos mudou. A economia do mundo digital também sofreu grandes mudanças para acompanhar esta nova realidade. O contexto dos últimos doze meses teve um impacto significativo no e-commerce, sobretudo pelo crescimento exponencial da procura. Esta tendência migratória dos consumidores para as plataformas online obrigou até os grandes retalhistas, como a Amazon, a ter que se ajustarem ao “novo normal”. Mas já lá vamos.
P

rimeiro, devemos entender o motor que levou a esta mudança disruptiva. É preciso perceber que tudo isto é customer driven. Foi a pandemia que fez com que as pessoas ficassem em casa. Estando limitadas a sair, começaram a procurar soluções online para compras de retalho, desde bens de supermercado, até máquinas de fazer pão e refeições prontas.

Registou-se um crescimento tanto de penetração como de frequência: houve um aumento de novos clientes e um aumento do consumo dos que já compravam nas plataformas digitais. Do lado dos novos clientes é interessante perceber que o perfil do consumidor online também evoluiu. Antes da pandemia, o cliente típico de e-commerce tinha um perfil jovem, vivia em centros urbanos e tinha rendimentos acima da média. Com o COVID, começámos a ver novos segmentos demográficos a juntar-se às compras online: pessoas mais velhas e a viver fora de centros urbanos.

E os negócios que estavam fora do e-commerce perceberam que, se os clientes estão a comprar online com maior frequência, então é fundamental para as empresas também lá estar. Se perceber que na sua indústria cada vez mais se compra online, e se os seus concorrentes já o fazem e a sua empresa não, então talvez seja tempo de iniciar a sua estratégia de e-commerce.

 

O caso da Amazon

Mesmo gigantes como a Amazon, tiveram que se adaptar ao novo contexto proporcionado pela pandemia.

O aumento de procura e tráfego nos sites de e-commerce foi tão significativo e tão abrupto, que muitos retalhistas online tiveram um impacto negativo na qualidade do serviço de entrega, sendo forçados a tomar medidas para que conseguissem continuar com as operações, como pôr filas de espera nos seus sites ou priorizar categorias de produtos. No caso da Amazon foi dada prioridade a produtos de limpeza, produtos de saúde e alimentares, em detrimento de categorias como brinquedos. Foi também mudada a data do principal evento de vendas da Amazon, o Prime Day, de julho para o final do ano, para haver oportunidade de recuperar os níveis de serviços logísticos.

E assim chegamos à recente notícia de que a Amazon lançou uma versão em português do seu site baseado em Espanha. E porquê? Tenho a certeza que, nos últimos 12 meses, observou um forte crescimento do tráfego com origem em Portugal. Percebendo a oportunidade proporcionada pelo aumento da procura, fez todo o sentido adotar uma medida simples e fácil: traduzir o site de Espanha para português e alavancar toda a logística já baseada no país vizinho. Se pensarmos na geografia, Portugal é um mercado muito próximo: fácil e rapidamente, com armazéns em Espanha, se serve o mercado português.

O lançamento de uma versão portuguesa do site da Amazon apresenta uma oportunidade para as empresas portuguesas, já que o serviço deste gigante do e-commerce está a evoluir para servir melhor o cliente baseado em Portugal.

 

Que lições podemos retirar?

No momento em que todos esperam pelo fim do segundo confinamento, paira uma pergunta no ar: será que as pessoas vão continuar a comprar online em grande escala depois do fim da pandemia? Não sabemos quanta da nova procura gerada online ficará, porque este comportamento dependerá de muitos fatores e de todo o contexto macro.

No entanto, há algo que sabemos sobre o e-commerce: é uma experiência de compra que tende a tornar-se num hábito. Se as primeiras compras online proporcionarem uma boa experiência ao cliente, é muito provável que este ganhe confiança e volte a comprar online, rendendo-se a esta conveniência. Portanto, num mundo pós-pandemia, as portas para a contínua expansão do e-commerce parecem estar abertas.

Portanto, tome nota de comportamentos como o da Amazon como exemplo e pense nas ações simples que pode tomar para acrescentar valor à experiência do seu cliente. Por vezes basta uma simples alteração, como a tradução de um site, para aumentar a base de clientes e atrair novos segmentos de mercado. Porque, no final do dia, são os comportamentos dos consumidores que ditam o sucesso das empresas. Há que os servir bem, mesmo no mundo online.

Já conhece o programa
Gestão de e-commerce 360º?
Publicado em 
9/3/2021
 na área de 
Marketing & Vendas

Mais artigos de

Marketing & Vendas

VER TODOS

Join Our Newsletter and Get the Latest
Posts to Your Inbox

No spam ever. Read our Privacy Policy
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.