"Quero ser o meu chefe porque me vai dar mais liberdade": ERRADO!
Sim, uma das vantagens do empreendedorismo é a flexibilidade: ao ser o seu próprio patrão pode organizar o tempo da forma mais conveniente. No entanto, esta flexibilidade em termos de carga horária não significa necessariamente que vai passar a ter mais tempo livre.
Ingressar no mundo empresarial implica que se comprometa a estar disponível a qualquer hora do dia e a qualquer dia da semana para resolver imprevistos e garantir que os objetivos do negócio estão no rumo certo. Essa disponibilidade é crucial sobretudo nos primeiros anos de vida do seu negócio. Infelizmente, quem conhece empresas de sucesso sabe que os primeiros anos (às vezes a primeira década!) requerem um esforço fenomenal de atenção e de detalhe que faz com que os empreendedores tenham pouco tempo livre. Por isso, muitas vezes, ser o seu próprio chefe pode significar que nunca vai estar verdadeiramente desligado da sua profissão.
Lembre-se: Avançar pelas razões erradas pode condenar o projeto desde o primeiro dia, arruinando a motivação do fundador e todos os seus seguidores. Para evitar erros que tantos outros cometeram, procurámos não um caso de sucesso, mas a voz cética da experiência do professor Nadim Habib.