Sim, criar uma empresa é tentador. Mas entrar para a lista de casos de sucesso e atingir esse estatuto no curto prazo de tempo não só é improvável como implica muito trabalho, muito tempo, e muitos erros. No entanto, se nada disto o desmotiva queremos garantir que o faz pelas razões certas!

"Quero ser o meu chefe porque me vai dar mais liberdade": ERRADO!

Sim, uma das vantagens do empreendedorismo é a flexibilidade: ao ser o seu próprio patrão pode organizar o tempo da forma mais conveniente. No entanto, esta flexibilidade em termos de carga horária não significa necessariamente que vai passar a ter mais tempo livre.

Ingressar no mundo empresarial implica que se comprometa a estar disponível a qualquer hora do dia e a qualquer dia da semana para resolver imprevistos e garantir que os objetivos do negócio estão no rumo certo. Essa disponibilidade é crucial sobretudo nos primeiros anos de vida do seu negócio. Infelizmente, quem conhece empresas de sucesso sabe que os primeiros anos (às vezes a primeira década!) requerem um esforço fenomenal de atenção e de detalhe que faz com que os empreendedores tenham pouco tempo livre. Por isso, muitas vezes, ser o seu próprio chefe pode significar que nunca vai estar verdadeiramente desligado da sua profissão.

Lembre-se: Avançar pelas razões erradas pode condenar o projeto desde o primeiro dia, arruinando a motivação do fundador e todos os seus seguidores. Para evitar erros que tantos outros cometeram, procurámos não um caso de sucesso, mas a voz cética da experiência do professor Nadim Habib. 

Expanda os seus horizontes
Executive Education
Publicado em 
28/8/2017
 na área de 
Inovação & Mudança

Mais artigos de

Inovação & Mudança

VER TODOS

Join Our Newsletter and Get the Latest
Posts to Your Inbox

No spam ever. Read our Privacy Policy
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.