A chuva acalmou a tempo de um pequeno grupo de nerds espaciais dizerem adeus à costa de Carcavelos e entrarem num autocarro com destino a Lisboa. Hoje, no último dia do módulo 1, tivemos a honra de visitar a Deimos e Luso Space.

A Deimos Engenharia tem entregue soluções de design avançadas e sistemas operativos disruptivos desde 2002. Esta empresa foca-se nos sistemas de engenharia, segmento terrestre, análise de missões e design de soluções de software a bordo, assim como na integração satélite, nas áreas da ciência e exploração, navegação satélite, observação terrestre, consciencialização situacional espacial e software de lançamento.

Foram-nos apresentados dispositivos que podem ajudar a medir e a seguir as correntes oceânicas e aprendi que, presentemente, não há missões de satélite a medirem estas correntes, por isso estas bolas amarelas e claras (na fotografia) fornecem muitos dados importantes para os cientistas e os governos!

Na Luso Space, fomos cumprimentados pelo CEO, Ivo Yves Vieira. A Luso Space também teve o seu começo em 2002 e é uma empresa de soluções de engenharia de tecnologia de ponta, com uma equipa multidisciplinar que desenha, desenvolve, cria protótipos, integra e testa sistemas e componentes tecnológicos avançados.

O primeiro produto que a Luso Space criou foi o magnómetro. Os magnómetros são uma espécie de bússolas espaciais que permitem orientar e monitorizar a posição dos satélites em tempo real, através do cálculo do campo magnético. A Luso Space fornece esta tecnologia para várias missões da ESA (European Space Agency).

Os pontos que retive do dia de hoje foram como a realidade aumentada pode ser utilizada para fabricar objetos de uma forma mais eficiente, limpa e controlada. Com a realidade aumentada deixa de haver verificações físicas e há a oportunidade de ter um controlo direto da qualidade ao gravar os processos. Durante a nossa visita à Luso Space pudemos experimentar óculos de realidade aumentada (ou, na verdade, uma realidade mista), o que foi INCRÍVEL!

Durante o dia, os participantes começaram a dirigir-se para o aeroporto, para apanharem os voos de regresso. Na parte exterior da Lusa Space dissemos todos “adeus”, todos entusiasmados para o terceiro – e último – módulo, em outubro. Mal posso esperar para voltar a ver estas pessoas incríveis.

Ontem pudemos experienciar um pouco aquilo que vai ser a semana em Roterdão. Tudo o que posso dizer é: fiquem ligados!

A vossa,

Chiara

Este texto foi primeiramente publicado no SpaceWatch.Global - leia o artigo original aqui. Saiba como correu o terceiro dia de Chiara Moenter no campus de Carcavelos

Já conhece o programa
Space for Business?
Publicado em 
25/8/2022
 na área de 
Inovação & Mudança

Mais artigos de

Inovação & Mudança

VER TODOS

Join Our Newsletter and Get the Latest
Posts to Your Inbox

No spam ever. Read our Privacy Policy
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.