Sabe o que é preciso para singrar num mercado imprevisível e em constante mudança? Pedro Brito, Associate Dean para Executive Education e Business Transformation da Nova SBE, e Felipe Lamounier, cofundador da StartSE, juntaram-se num webinar, na passada quinta-feira, para refleir sobre as grandes transformações das maiores empresas de Silicon Valley e as lições que podemos retirar para nos prepararmos para o futuro.
N

um mundo cada vez mais inconstante, há características que um empreendedor deve manter para singrar no mercado. As primeiras duas são o propósito e a coragem.

“Há cada vez mais pessoas a procurarem o seu propósito. Todos queremos ter um significado que vai muito além daquilo que é o curto prazo”, explica Pedro Brito, acrescentando que esta é uma das lições mais importantes a retirar da meca da inovação. “Em Silicon Valley, procura-se o Massive Transformational Purpose. Mais do que a missão ou a visão de uma empresa, o propósito “nas organizações permite atrair as pessoas certas, conseguindo mais facilmente alinhar o propósito individual com o das empresas”.

“Tudo começa com um propósito, porque chega-se a um momento em que o dinheiro já não é a principal chama que move as pessoas a continuarem a construir coisas relevantes. Vou dar um exemplo: a Google já atingiu o pico financeiro há 10 anos, mas continua a investir [em tecnologia] que vai impactar não só esta geração, mas também as gerações futuras”, completa Felipe Lamounier, que vive e estuda as dinâmicas em Silicon Valley há cinco anos. “Ellon Musk é um dos maiores nomes do empreendedorismo mundial. Quando saiu do Paypal, colocou mais de 2 mil milhões de dólares no bolso. Já podia ter parado, mas voltou ao mercado e investiu na Tesla, criou a SpaceX e a Solar City. Um império. Tudo isto por causa do propósito. Este é um elemento muito forte aqui em Silicon Valley”.

Já a coragem permanente de arriscar, mesmo sabendo que se pode perder, é o que leva alguns a triunfar no mundo dos negócios. E a “rebeldia”, garante Felipe Lamounier. As pessoas em Silicon Valley “são, por natureza, questionadoras. Estão o tempo todo a perguntar-se porque é que aquilo está a ser feito há tanto tempo da mesma forma”, e atrevem-se a pensar em novas soluções.

Ingredientes para o sucesso, mas que também podem levar à queda de muitos. Contudo, Pedro Brito salienta que o erro é uma grande ferramenta de crescimento. Este “vale da deceção também é uma aprendizagem brutal para empreendedores e gestores. O empreendedorismo também passa por esse vale: tomar decisões impopulares e arriscar”.

Esta vontade de aprender é uma das características mais importantes de qualquer pessoa que deseje ser bem-sucedida. Porque, num mundo em constante mudança, a melhor arma é mesmo prevenir cenários futuros.

“Ninguém conseguiu prever em 2019 o ano que íamos ter em 2020. O mundo está cada vez mais imprevisível, mais incerto, e nós enquanto seres-humanos e profissionais sempre nos agarrámos a previsibilidades. Essa previsibilidade vai ser cada vez mais incerta. Por isso, como podemos preparar-nos para tempos incertos? Muita dessa preparação pode ser aprendida com pessoas que estão aqui Em Silicon Valley, porque quando se cria uma coisa nova estamos a criar o incerto, a lidar com o incerto”. Foi por esta razão, que a Nova SBE Executive Education e a StatSE criaram o programa xBA – Exponential Business Administration, “para trazer pessoas que trabalharam sempre na incerteza, no risco, desafiando o status quo, para partilharem os seus conhecimentos”, explica Felipe Lamounier.
“Dada a velocidade das transformações do mundo, o que pensámos fazer com esta parceria foi justamente um programa que pudesse trazer pessoas que estão a construir coisas e tecnologias relevantes agora, à frente na gestão das empresas e que estão a executar esta transformação, para ensinar na formação de líderes para estes novos tempos, para este novo mundo”. Nomes tão sonantes, aliás, que um dos professores deste programa é Steve Blank, o responsável pelo termo start-up, e o primeiro “patrão” de Ellon Musk.

Preparado para adquirir pensamento exponencial? Veja o nosso webinar completo e inspire-se, para transformar o mundo.

Já conhece o programa
xBA - Exponential Business Administration?
Publicado em 
11/2/2021
 na área de 
Inovação & Mudança

Mais artigos de

Inovação & Mudança

VER TODOS

Join Our Newsletter and Get the Latest
Posts to Your Inbox

No spam ever. Read our Privacy Policy
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.