"Não faças qualquer coisa, fica aí!"
"

Cuca Maria (como carinhosamente me chamava), não te preocupes, prometo que chegará um momento em que serás indiferente a este tema e a esta pessoa. Então saberás que és livre". Mal percebi na altura como - com a sua habitual sabedoria e palavras diretas - a minha querida irmã - que já era adolescente quando nasci e partilhou generosamente o seu quarto comigo e com os meus brinquedos enquanto tirava a licenciatura em Direito e, inesperadamente, faleceu tragicamente na semana passada - estava a guiar-me para o desenvolvimento de Equanimidade.

Uma árvore não considera se aqueles que procuram o seu abrigo merecem ou não a sua sombra e partilha o seu perfume mesmo com aqueles que a cortam. É a esta "indiferença" metafórica ou "Equanimidade" que a minha irmã se referia. Talvez isso seja um objetivo demasiado elevado ou absurdo de ter como seres humanos: tratar todos da mesma forma, não fazer diferenças, e potencialmente servir, com os nossos talentos, todos da mesma forma, sem "especialismos". O nosso sistema biológico, particularmente o nosso cérebro, parece estar condicionado à sobrevivência, à perceção “ganho-ou-perda” das situações, à consideração com especial atenção ou "amor" daqueles que nos podem dar o que acreditamos que nos falta. Quando os nossos cérebros nos levam a percecionar ataque, o nosso modo padrão do sistema mente-corpo é acionado para o modo habitual de combate-fuga-ou-congelamento. E os nossos pais, educadores e amigos bem-intencionados têm-nos dito muitas vezes "não fiques aí, faz qualquer coisa". Então tendemos a correr como baratas tontas, enganando as nossas mentes para acreditar que a atividade é significativa apenas por ser atividade... de alguma forma silenciando a nossa profunda ânsia de propósito com o barulho da nossa corrida.

Tendo casado aos 23 anos, não demorou muito até o meu sábio marido (pouco tempo depois ex-marido) me acautelar: "vives a tua vida como se estivesses a correr sobre areia movediça". Foi precisa a dor de um divórcio e exaustão extrema para eu entender a profundidade da sua metáfora. E para mudar. Passar de um preconceito de atividade para uma postura reflexiva. Para experimentar - nas palavras do "pai do mindfulness no Ocidente" Thich Nhat Hanh - "não faças qualquer coisa, fica aí!". Pode dizer-se que aprendi a ser mais como uma árvore e menos como uma corredora. Mais quietude, menos julgamento e mais equanimidade.

Durante a nossa sessão Adam's Choice Dare to (Un)learn – Find Within Your Self, desafiámos os nossos participantes entusiastas a desaprenderem. A voltarem a ser crianças e desenharem uma Árvore da Vida, visualizando a sua vida preenchida como se fosse uma Árvore. Partilhámos um modelo simples inspirado no trabalho de Karl Jung e Klaus Moller (entre outros autores) onde:

  1. As raízes podem representar as nossas crenças e atitudes (estão a limitar-nos ou a servir-nos bem neste momento?);
  2. O tronco pode retratar os nossos objetivos (estamos sempre a lutar por mais ou estamos a desfrutar da viagem para os nossos objetivos?);
  3. Os ramos podem ser símbolos dos nossos talentos e de como interagimos com os outros (estamos a "enterrar" os nossos talentos ou estamos a melhorá-los e a colocá-los ao serviço?);
  4. A presença de frutos e flores pode espelhar o nosso propósito e impacto (estamos vazios ou estamos a criar "fruto" para impactar uma vida maior do que a nossa?).

Como Thomas Merton aconselha: "Aquele que tenta agir e ajudar outros ou o mundo sem aprofundar a sua própria auto-compreensão, liberdade, integridade e capacidade de amar, não terá nada a dar aos outros." Tenho esperança que a nossa poderosa metáfora "Se eu fosse uma árvore" nos inspire a uma maior autoreflexão e a encontrarmos dentro de nós mesmos o alimento de que precisamos para levarmos vidas felizes e criativas.

Publicado em 
16/9/2020
 na área de 
Adam's Choice

Mais artigos de

Adam's Choice

VER TODOS

Join Our Newsletter and Get the Latest
Posts to Your Inbox

No spam ever. Read our Privacy Policy
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.