A força laboral no mundo ocidental tem suportado a concorrência dos mercados em desenvolvimento, a mudança tecnológica, o avanço da Inteligência Artificial, os salários mais desiguais e as recuperações curtas de vários ciclos recessivos.

E, agora, acresce um futuro incerto de uma guerra de grandes dimensões na Europa.

No passado, como é sabido, os investidores e as empresas aproveitavam para se expandir para os mercados globais, das finanças liberalizadas e dos baixos impostos sobre as empresas. Mesmo antes da covid-19, esta caricatura dos mercados de trabalho fraturado estava errada. Hoje, à medida que a economia emerge da pandemia, a inversão do “capital” sobre o trabalho virá mais cedo do que se pensa. Será um confronto Capital versus Trabalho.

A perceção pública de como é fácil encontrar um emprego já recuperou para níveis que demorou quase uma década a atingir após a crise financeira global. E, mesmo na Europa, que sofre uma quarta vaga de infeções, e uma guerra sem quartel, o mercado de trabalho está a superar as previsões à medida que as economias se adaptam às medidas de contenção de vírus. À medida que o mercado de trabalho recupera, estão a desenrolar-se duas mudanças profundas: na política e na tecnologia. Comecemos pelo ambiente político, que se está a tornar mais amigo dos trabalhadores do que tem sido há décadas. Um primeiro sinal de mudança foi o aumento do salário mínimo durante o ciclo económico anterior. Em relação aos salários médios, aumentaram mais de um quarto na OCDE, um clube de países maioritariamente ricos, ponderado pela população. Um sinal de grande transformação social.

A segunda grande mudança no mercado de trabalho é tecnológica. Na pandemia, os profetas duplicaram as previsões de infortúnios do mercado de trabalho a longo prazo. O futuro do trabalho mudou para melhor este ano, porque se tornou mais digitalizado. O trabalho remoto está a aliviar o estrangulamento de habitações caras em cidades prósperas. Os trabalhadores em home working reportam níveis mais elevados de felicidade e produtividade. 

E veio para ficar num mundo em enorme mudança. Por isso é necessário promover a felicidade das organizações fomentando uma cultura de partilha e unidade empresarial.

A produtividade também pode ser desacorrentada através do alargamento do acesso às oportunidades. Os governos têm a responsabilidade de garantir o acesso meritocrático à educação e oportunidades suficientes para a reconversão digital. No futuro vão derrubar estas barreiras à entrada, tais como regras desnecessárias de licenciamento profissional: está a caminho um novo modelo de negócio, mais digital e transfronteiriço. Este será o futuro. Como também a paridade de género. No ano de 2021, no Estado de Nova Iorque, o salário das mulheres ultrapassou o dos homens, o que prova que na Grande Maçã o equilibro de rendimentos é uma realidade e um exemplo para o mundo.

Está a formar-se uma nova vaga, para uma Economia mais social e integrada, na qual a tecnologia e o blockchain terão que ser bem aproveitadas, pois podem desempenhar positivamente um papel decisivo no futuro da humanidade. 

Publicado em 
15/4/2022
 na área de 
Adam's Choice

Mais artigos de

Adam's Choice

VER TODOS

Join Our Newsletter and Get the Latest
Posts to Your Inbox

No spam ever. Read our Privacy Policy
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.