Um business safari é um programa que permite uma ou mais visitas a várias localizações, para que os os participantes tenham contacto com o “habitat” de “espécies” distintas, o que signifca que terão oportunidade de conhecer organizações diferentes das suas. Por exemplo, se pertencerem a grandes empresas, poderão beneficiar ao conhecerem o ambiente de uma start-up, permitindo trocas de experiências e novas aprendizagens. Mantendo o verdadeiro espírito de um “safari”, estas viagens são ainda feitas em Jeeps.
A interatividade promovida, a partilha, o crescimento e o contacto, assim como a aquisição de novas ferramentas e aprendizagens e o networking são algumas das mais-valias desta “expedição”.
“Sendo a partilha de informação sobre o negócio e processo produtivo um dos pilares da nossa marca, este dia foi fantástico pela possibilidade que tivemos de aprofundar estes temas, tendo sido constantemente desafiados a explicar melhor o modelo de negócio e a proposta de valor do que fazemos”, comentou Pedro Palha, cofundador da ISTO, quando questionado sobre o programa.
“Foi muito bom poder representar a GoWizi nesta iniciativa”, afirmou Rui Mirra Santos, cofundador da empresa. “Primeiramente, quero sublinhar a importância de criar uma forte ligação entre universidades, grandes empresas e organizações mais pequenas para cultivar um ambiente no qual a inovação possa florescer. Foi incrível testemunhar esta troca de ideias e conhecimento entre os diferentes stakehoders. Os participantes partilharam os seus conhecimentos e experiências e ficou claro que todos estavam apaixonados pela possibilidade de fazer com que a inovação evoluísse”.
O percurso é sempre validado pelas próprias empresas, consoante as suas necessidades, como adquirir melhores práticas na área de vendas, modelos de negócio, ferramentas de suporte, marketing, business development, entre outras.
Sumol Compal, Auchan (digital), Sonae e MSD são algumas das organizações que já embarcaram em edições passadas desta verdadeira aventura empresarial.
“Foi um prazer receber as equipas da Nova SBE e da SONAE no nosso centro de micro-fulfillment do Bairro e partilhar a visão sobre o futuro da interação com o consumidor. Durante a visita, houve uma partilha dinâmica e agradável de conhecimentos com o grupo sobre automatização de processos e comércio eletrónico. A troca revelou várias questões e ideias relevantes que esperamos terem sido uma corrente de ar fresco e inspiração para a criação de projetos inovadores com impacto. Estamos entusiasmados para continuar a receber mais grupos e crescer em conjunto!”, contou Milana Dovzhenko, cofundadora da Bairro.
Saiba mais sobre os business safaris do Nova SBE Innovation Ecosystem aqui.