vida na Lua e, quem sabe um dia nos restantes planetas do Sistema Solar, há muito que deixou de ser uma mera fantasia para passar a ser uma forte possibilidade num futuro próximo. Numa altura em que se começa a falar das primeiras viagens comerciais ao Espaço, é importante saber que há muitas outras formas de negócio prestes a surgir na esfera espacial.
A exploração do Espaço está a abrir novos mercados e a criar novas oportunidades de trabalho, na Terra e não só. De acordo com Gary Martin, Vice-Presidente da North American Operations na International Space University, estas possibilidades não estão apenas reservadas a cientistas e astronautas, estão a ser criadas “especialmente com a entrada do setor privado”, por organizações e empreendedores.
“Se estamos a falar de mineração de recursos na Lua, por exemplo, falamos de triliões de dólares a faturar. Mas, se estiver a trabalhar na Lua, digamos, numa base lunar, provavelmente durante uns meses para extrair este recurso, quererá ir para casa e beber uma cerveja, comer uma piza. Quererá ter uma casa confortável, ter entretenimento, arte, talvez até plantas vivas. Vai começar a listar todas as coisas que toma como garantidas aqui na Terra. Tudo é um negócio. As pessoas que venderem mobília na Lua ou comida, ou que plantem árvores para produzir comida, terão negócios. É difícil de explicar quanta oportunidade existe!”.
No entanto, se a vida na Lua ou no Espaço não lhe diz grande coisa, não se preocupe: há muitas oportunidades de construir negócios espaciais, sem ter de sair da sua própria casa. Por exemplo, com tecnologia espacial é possível começar e ajudar diversos negócios que já existem na Terra.
“Tudo o que precisa para construir um negócio nesta área é ter um computador. Há tantos dados! Por exemplo, no que diz respeito ao aquecimento global, fizemos um projeto com agricultores e vinhas – os dados mostram o que vai acontecer a uma determinada área onde crescem as vinhas, que demoram muito tempo a maturar. Na Califórnia, estão agora a ser planeadas novas plantações, antecipando o aquecimento global”.
Curioso? Assista à conversa completa entre Gary Martin e Ricardo Marvão, cofundador da Beta-i, para saber mais sobre as potencialidades do negócio no Espaço e ficar a conhecer o programa inédito da Nova SBE, Space for Business.