O 10º dia da Nova SBE Sustainability Journey - uma coleção de programas educativos, eventos e conferências, atividades culturais dedicadas à sustentabilidade – reuniu mais de 150 participantes, esta quarta-feira, no campus de Carcavelos. O evento contou com mais de 10 momentos, todos com uma mensagem simples: é preciso atuar hoje para garantir um amanhã mais sustentável.

Deixamos-lhe alguns highliths das sessões de hoje:

 

O papel da sustentabilidade na Nova SBE: “Que ninguém fique para trás”

O pontapé de saída de um dia repleto de conferências e debates sobre sustentabilidade foi dado por Luís Veiga Martins, Associate Dean for Community Engagement & Sustainable Impact da Nova SBE. O responsável pela área de Sustentabilidade explicou como a escola está a implementar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos pelas Nações Unidas em todos os programas da Nova School of Business & Economics (Nova SBE), desde as licenciaturas até aos programas de executivos.

“Neste momento, [os ODS] fazem parte do nosso quotidiano e do dia a dia das empresas. Nós, enquanto universidade, também temos o nosso papel a desempenhar”, explicou Luís Veiga Martins, enquanto apresentava a plataforma Role to Play, construída com o objetivo de criar uma comunidade dedicada ao desenvolvimento de talento e conhecimento que possa impactar o mundo.

Esta missão de criar um impacto positivo estende-se ainda à pesquisa feita pelos knowledges centers da Nova SBE, que, por sua vez, podem ter um impacto direto nas políticas públicas, ajudando a criar uma sociedade mais justa e sustentável.

 

“Estamos a trabalhar para os nossos filhos e os nossos netos”

Uma das melhores formas de encontrar inspiração é aprender com as experiências dos outros. Por esta razão, não será de surpreender que a sessão Just prove it: Real cases in Sustainable Development Businesses, promovida pela Nova SBE Innovation Ecosystem, tenha enchido a sala. Nesta sessão, nove representantes de empresas contaram como as suas organizações encontraram formas inovadoras para contribuírem para um futuro mais sustentável, em setores tão diversos como a saúde, o ensino, ambiente ou a agricultura.

Cuidado com as soluções milagrosas”, aconselhou Fernando Teixeira, CEO da Fapil, uma PME dedicada à produção de materiais de limpeza e arrumação feitos a partir de redes de pesca usadas, que acabariam no oceano ou nos solos, alertando que alguns materiais como o plástico, que tem ganhado uma má reputação ao longo dos anos, pode, na realidade, ser uma opção sustentável. “Estamos a dar uma segunda vida a estes materiais. Trabalhamos para os nossos filhos e os nossos netos”.

Na mesma ótica de sustentabilidade ambiental, Beatriz Guimarães, Sustainability Leader da Nestlé recordou: “todos temos um papel a desempenhar. Se mudarmos algo pequeno, pode ter um grande impacto”. A empresa alimentar admitiu que 72% do seu impacto ambiental se prende com os ingredientes e que tem modificado a sua oferta para abarcar escolhas mais sustentáveis, como é o caso da criação de net zero farms ou de marcas como a Gourmet Garden, que oferece alternativas vegan.

Mas, uma vez que a sustentabilidade vai muito além do ambiente, foram também apresentados casos que demonstram como a inovação pode alavancar o bem-estar emocional e físico, como é o caso dos projetos lançados pelas organizações Nevaro ou pela Stop Colon Cancer.

Para nós a sustentabilidade é uma questão de sobrevivência”, começou por dizer André Soares Campos, Head of Strategy & Acceleration da Sogrape, que, dos muitos projetos de desenvolvimento sustentável sobre os quais a empresa se debruça, se focou numa iniciativa para apoiar o re-skiliing dos trabalhadores, através da criação de um programa com o IEFP, uma vez que, com o avanço da tecnologia, “nos próximos dez anos, grande parte da população não terá as competências necessárias para realizar o seu trabalho”.

 

“Como vão as pessoas no futuro relacionar-se com o trabalho?”

Este foi o mote da masterclass do Professor da Nova SBE Milton de Sousa, que se debruçou sobre a sustentabilidade das empresas e dos modelos de trabalho – desafios especialmente relevantes para os departamentos de Recursos Humanos.

A tecnologia está a proporcionar oportunidades para fazermos escolhas. O poder está a transitar para as pessoas”, explicou o especialista em Liderança, sublinhando que o estado de emergência constante tem tornado a ideia de propósito cada vez mais relevante para os trabalhadores, assim como a flexibilidade para manter o equilíbrio entre a vida profissional e familiar.

Os locais de trabalho têm de ser repensados” para que as empresas consigam reter e atrair talento e o modelo híbrido pode mesmo ser a solução para enfrentar a crise que a “great resignation” está a trazer ao mundo corporativo.

 

“Temos de mudar de um modelo linear para um modelo circular”

O painel constituído por Rui Coutinho, do Nova SBE Innovation Ecosystem, António Nogueira Leite, Professor na Nova SBE e Chairman of the Board da Sociedade Ponto Verde, e Pedro Lagos, da SONAE, encheu o Nova SBE Haddad Entrepreneurship Institute, para falar sobre economia circular.

Para assegurar o sucesso desta transição é condição necessária “uma liderança e um propósito fortes”, como garantiu Pedro Lagos, mas também que o consumidor se aperceba da importância de adquirir produtos que seguem este ciclo de vida, como frisou o Professor da Nova SBE.

Conheça a agenda completa da
Nova SBE Sustainability Journey
Publicado em 
29/6/2022
 na área de 
Negócios Sustentáveis

Mais artigos de

Negócios Sustentáveis

VER TODOS

Join Our Newsletter and Get the Latest
Posts to Your Inbox

No spam ever. Read our Privacy Policy
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.