Sabemos que enfrentamos encruzilhadas nas nossas vidas e nas das nossas organizações, desafios que requerem criatividade, inovação e diferentes soluções e abordagens das que temos utilizado. Por exemplo, estamos a viver uma emergência climática – sabemos que é um dos assuntos mais prementes com os quais temos de lidar e, por causa dela, a natureza está a colapsar. Todos os dias, vemos ecossistemas a entrarem a rutura, fogos florestais sem precedentes, inundações fora do tempo de cheias. Ao mesmo tempo, estamos a assistir a inquietações sociais, desigualdades elevadas a um nível que deveria causar preocupação.

O que é que estes problemas têm a ver connosco? Bem, são o nosso trabalho. Somos quem tem de resolvê-los, através da maneira como pensamos, agimos enquanto cidadãos, gerimos as nossas empresas, ensinamos os nossos alunos e encaramos o mundo. E esta é a razão pela qual o Nova SBE Innovation Ecosystem pode trazer muito valor acrescentado – porque conseguimos ter um acréscimo de criatividade e inovação quando trabalhamos juntos.

O nosso ecossistema de inovação é uma comunidade de inovadores que consegue compreender que aquilo que é esperado das organizações está a mudar rapidamente. O escrutínio está a aumentar, as leis a mudar, as políticas têm falhado, a confiança está em risco – nunca confiámos tão pouco nas nossas instituições e organizações. Sabemos que o business as usual não é bom o suficiente. É economicamente arriscado, ambientalmente estúpido, socialmente inaceitável e legalmente perigoso. Por esta razão, precisamos de criar negócios e propostas de valor de nova geração. Este é o propósito que nos liga. Precisamos de navegar sobre novas formas de fazer negócio, pensar e agir como cidadãos.

O nosso propósito é um poderoso impulsionador de alianças positivas e alimenta a inovação e a criatividade

É tempo de agir. Precisamos de soltar o poder da inovação e tratar destes desafios. Só a inovação pode solucionar estas complicadas equações para as quais ainda não encontrámos grandes respostas até agora. Precisamos de soltar o poder da inovação para construir negócios mais sustentáveis e competitivos. Esta é uma comunidade de inovadores para o futuro – o nosso vocabulário está recheado de ideias como impacto e sustentabilidade; os nossos stakeholders são quem muda as regras do jogo.

Esta é a uma plataforma para unir as pessoas: os nossos estudantes, uma poderosa força de criatividade e imaginação, que podemos trazer para compreender como as novas gerações pensam sobre produtos, serviços e modelos de negócio, e sobre a forma como lidam, compram e usam produtos; o nosso corpo docente – temos a sorte de ter profissionais de educação de excelência a nível mundial, que podemos trazer para acrescentar valor, aprender com os melhores – e a coragem que temos nos nossos labs e knowledge centres, que podemos trazer para a equação; as empresas, os nossos parceiros e os nossos ,que estão a fazer a diferença em várias organizações.

Queremos tocar nos ecossistemas empreendedores, start-ups, entidades financiadoras, Corporate VCs, precisamos de tocar nos governos e nos stakeholders públicos. É uma perspetiva de hélice quádrupla quando juntamos a educação superior, a investigação, combinadas com as organizações, os cidadãos e o setor público. Este é um recreio para a colaboração, que precisa de o ser também para forjar alianças.

Pensem no Nova SBE Innovation Ecosystem como uma banda de jazz

Pode parecer de vez em quando que o guitarrista está a tocar para ele próprio, o baterista está a aguentar a pulsação da música, o baixista está a manter o ritmo e o cantor está a tentar passar uma mensagem. No jazz, parece que cada um está a fazer a sua própria música, o que, na verdade, está correto. Mas, se ouvirmos com atenção, combinam, faz sentido – a sua individualidade cria um coletivo mais forte. Esta é a minha metáfora para este ecossistema de inovação. Podemos experimentar, como nas bandas de jazz, improvisar e falhar! Este será um espaço seguro para o falhanço! Eu odeio falhar, todos tentamos evitá-lo, mas temos de aceitar que provavelmente vai acontecer. O que fazemos com os nossos falhanços é que conta – como aprendemos, o quão rápido o fazemos, porque a mudança no exterior é acelerada e inevitável e precisamos de acompanhá-la. Este ecossistema é adaptável, como um organismo vivo, não está, nem nunca estará, fechado. É um círculo sem fim.

O que estamos a tentar trazer é uma nova ambição, porque os desafios são exigentes e o ritmo da mudança é cada vez mais exponencial. Estas são as companhias pioneiras que acreditaram neste ecossistema, para além dos parceiros da Nova SBE, que trouxeram as suas equipas de inovação para o campus: Imprensa Nacional, Casa da Moeda, Cybergym, NOS, CEIIA, Grupo Ageas Portugal, Morais Leitão, Oceano Fresco e SIBS.

Já temos guitarristas, bateristas, baixistas, saxofonistas e cantores. Já estão no nosso ecossistema: o nosso Co. Innovation Lab já desenvolveu mais de 100 projetos desde 2017, com cerca de 1.500 corporate partners e perto de 1.000 estudantes participantes; o nosso Digital Experience Lab já implementou 5 academias de transformação digital, desde 2018, e participou num Digital Acceleration Index em escala; o Westmont Tourism Institute of Tourism & Hospitality, que inaugurou apenas este ano, já teve 15 sessões de programas de inovação, com 12 oradores e 6 estágios de verão; o nosso Haddad Entrepreneurship Institute incubou mais de 60 start-ups, criando 250 postos de trabalho e angariou um investimento total de 45 milhões de euros, desde 2017; o Data & Social Sciences Lab é uma das 40 infraestruturas reconhecidas pelo plano português para as infraestruturas de investigação, com mais de 1.200 investigadores.

O nosso ecossistema da Nova SBE é também uma boa forma de expor os nossos alunos à realidade do mundo e aos desafios dos negócios. Ao longo dos anos, temo-nos juntado a vários parceiros, como a Nestlé e o Grupo Ageas Portugal para criar hackathons que unam empresas, especialistas e estudantes.

Não podemos resolver todos os problemas ao mesmo tempo, por isso decidimos focar-nos em cinco tópicos principais, cada um correspondente a um Innovation Circle:

-          Financial Services & Sustainable Finance

-          Smart Cities & Communities

-          Health & Wellbeing

-          Space, Green & Blue Economy

-          Hospitality & Customer Journeys

Cada círculo, terá uma rede de networking que irá colaborar com as restantes redes. Em cada um destes círculos poderemos providenciar colaborações de ponta, casuais, que façam florescer a inovação disruptiva. Teremos quatro atividades principais em cada um dos círculos:

-          Um programa de aceleração para acelerar novas ideias e produtos

-          Um programa de investigação para aplicar a sabedoria dos nossos knowledge centres, investigadores e corpo docente

-          Um programa de networking e desenvolvimento, para que possamos aprender uns com os outros

-          Programas com estudantes para desenvolver project-based learning

Está pronto para começar a inovar connosco?

Já conhece o
Nova SBE Innovation Ecosystem?
Publicado em 
18/1/2022
 na área de 
Inovação & Mudança

Mais artigos de

Inovação & Mudança

VER TODOS

Join Our Newsletter and Get the Latest
Posts to Your Inbox

No spam ever. Read our Privacy Policy
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.