O Nova SBE Innovation Ecosystem abriu portas esta quarta-feira, 24 de novembro, numa cerimónia que teve lugar no campus de Carcavelos. Este ecossistema de inovação vai juntar centros de investigação aplicada, professores, alunos, start-ups e empresas, num espaço aberto onde Inovação, empreendedorismo, educação e pesquisa vivem e crescem juntos para promover o desenvolvimento sustentável.
«O mote deste Ecossistema de Inovação deve ser uma citação de Jack Welch: “quando a mudança no contexto à sua volta é maior do que a mudança na sua organização, o seu fim está muito perto”», começou por dizer Daniel Traça, Dean da Nova SBE, na cerimónia de abertura do Innovation Ecosystem, acrescentando que este espaço deve tornar-se um lugar para desenvolver “novos produtos, novas ideias e formas de disromper negócios”.

Este laboratório vivo tem como objetivo criar uma comunidade de impacto na sociedade, numa lógica de cocriação, fomentando um ambiente em que empresas e empreendedores possam explorar, falhar, aprender, melhorar e transformar ideias em soluções e soluções em resultados.

O Nova SBE Innovation Ecosystem pretende ainda acelerar os processos de inovação nos negócios, ajudando na ideação de processos, produtos e serviços, validação de conceitos, prototipagem, aceleração e incubação de start-ups, geração de dados e pesquisa académica e no desenvolvimento de talentos, alocando alunos para desenvolverem projetos específicos com as empresas.

“Este campus já não é mais um espaço para ensinar. As universidades têm de tornar-se locais de aprendizagem.  Isto significa que se começa a aprender não apenas porque o corpo docente pede, mas aprende-se por causa de tudo o que está a acontecer no campus, porque as empresas e os eventos estão aqui, há cultura, e tudo o que se vai passar torna-se numa oportunidade para aprender. E eu acho que isto é o campus do século XXI – um lugar onde a aprendizagem é transversal, cruza todas as atividades quotidianas, 24 horas por dia, num lugar que ganha vida. E este Innovation Ecosystem é uma pedra basilar neste caminho”.

“Podemos aumentar a criatividade e a inovação se trabalharmos juntos”, reforçou Rui Coutinho, Executive Director of the Nova SBE Innovation Ecosystem. “O nosso Ecossistema de Inovação pretende criar uma comunidade de inovadores, que realmente perceba que o que é esperado dos negócios e das empresas está a mudar rapidamente. O business as usual não é bom o suficiente, é economicamente arriscado, ambientalmente estúpido, socialmente inaceitável e legalmente perigoso. Por isso, temos de construir a próxima geração de negócios e esse é o propósito que nos une”.

Para tal, o Nova SBE Innovation Ecosystem acolhe equipas residentes de inovação de empresas nacionais e internacionais no campus de Carcavelos e proporciona a incubação e desenvolvimento de negócios de start-ups.

Atualmente, o Nova SBE Innovation Ecosystem arranca um conjunto de 8 empresas parceiras - Grupo Ageas Portugal, CEiiA, CyberGym, INCM Lab, Morais Leitão, Oceano Fresco, Schréder e SIBS -, entre outras, entre outras empresas parceiras que atuam como enablers do Ecossistema, como a NOS, e com mais de 60 start-ups incubadas, nestas diferentes áreas.

Esta comunidade aberta no campus da Nova SBE em Carcavelos subdivide-se em três espaços:

» O NOVA SBE INNOVATION ECOSYSTEM, que agrega:

- NOVA SBE CO.INNOVATION LAB – um espaço para transformar as organizações de forma colaborativa e experimental

- NOVA SBE DIGITAL EXPERIENCE LAB – para potenciar a transformação digital.

- NOVA SBE DATA LAB – dedicado à gestão de dados.

» O NOVA SBE HADDAD ENTREPRENEURSHIP INSTITUTE, focado em projetos associados à incubação e aceleração precoce de start-ups lançadas por alunos da universidade.

» O NOVA SBE WESTMONT INSTITUTE OF TOURISM & HOSPITALITY, um espaço dedicado à inovação do setor da hospitalidade, dos serviços e do turismo.

Já conhece o
Nova SBE Innovation Ecosystem?
Publicado em 
25/11/2021
 na área de 
Inovação & Mudança

Mais artigos de

Inovação & Mudança

VER TODOS

Join Our Newsletter and Get the Latest
Posts to Your Inbox

No spam ever. Read our Privacy Policy
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.