Como pode a construção de cenários imaginários tridimensionais de LEGO incentivar o pensamento criativo e disruptivo na resolução de problemas nas organizações?

Num contexto em permanente mudança, torna-se fundamental que a liderança quebre o padrão de pensamento convencional. Agora, mais do que nunca, impõe-se explorar novos processos de tomada de decisão que criem soluções disruptivas. Por esta razão, a Nova SBE Executive Education criou o LEGO® Serious Play®: Introdução, que vai já na 5ª edição - uma formação que se baseia numa vasta pesquisa nas áreas da gestão, do desenvolvimento organizacional, da psicologia e do ensino, explorando a conexão entre as mãos e o sistema cognitivo.

João Castro, Coordenador Científico do programa, explicou-nos como podem as pequenas pecinhas ajudar a aguçar a tomada de decisão nas empresas e fortalecer as competências dos líderes.

Qual a razão para integrar LEGO num programa para executivos?

O LEGO® Serious Play® não é uma brincadeira - é uma metodologia de trabalho, de facilitação, desenvolvida na LEGO®, por iniciativa do neto dos fundadores. Na altura, colocou-se a questão: “se o LEGO® é tão bom para as crianças aprenderem a construir, para estimular a criatividade, será que não pode servir também para outras áreas de utilização?”. Fez-se, então, um projeto de investigação com especialistas do MIT, que depois culminou neste LEGO® Serious Play®. Esta é, sem dúvida, uma das metodologias que funcionam na facilitação de diferentes tipos de reuniões e na exploração de diferentes oportunidades nas empresas.

 

O LEGO® Serious Play® é, à partida, um programa diferente de todas as restantes formações de executivos. Qual o grande objetivo do programa?

O principal objetivo deste programa é perceber porque esta é uma metodologia diferente, porque existe e o que traz, assim como as suas vantagens face a qualquer outra que as empresas e os executivos já estão a habituados a utilizar. É importante expô-los também novas técnicas, que à partida podem parecer estranhas, porque os LEGOS® são brinquedos para crianças, mas podem ser usados no contexto das organizações – daí o nome “Serious Play”.

 

De que forma é que metodologias como esta podem desbloquear a criatividade no contexto de trabalho? Qual o balanço das últimas quatro edições?

Acho que a grande vantagem que a metodologia traz é que, logo à partida, as pessoas que se inscrevem já têm alguma curiosidade e abertura para serem surpreendidas, portanto, há alguma ousadia para ter abordagens diferentes.

Depois, quando veem a metodologia a funcionar com os exercícios que fazemos usando o LEGO®, percebem muito rapidamente a mensagem que se extrai de cada um dos exercícios. É claríssimo. Podemos dar uma aula de duas horas a explicar teoricamente um conceito, para os participantes perceberem, ou podemos fazer um exercício com LEGO® e, em 15 minutos, a ideia passou para o outro lado com muito mais eficácia. Usualmente, as pessoas veem o potencial, a rapidez com que algumas mensagens são passadas e depois começam a imaginar quais são as áreas de aplicação desta metodologia nas suas empresas.

Por exemplo, os participantes podem ter exatamente o mesmo conjunto e número de peças, com as mesmas cores e formatos, e, se pedimos para construírem um objeto em dois minutos, toda a gente faz construções diferentes. No entanto, todos tinham as mesmas peças, o mesmo briefing e seguem exatamente as mesmas instruções, porque o resultado depende da interpretação de cada um sobre o que é o objeto e é totalmente independente de quem ordenou a construção.

Só num exercício destes, em cinco minutos, as pessoas começam a perceber como pode a gestão mudar para que todos percebam o que é pretendido – e isto é tangível, está à nossa frente, visto na prática.

O LEGO® cria também uma forma não ameaçadora de trazer problemáticas para cima da mesa e de toda a gente contribuir de uma forma muito mais rica para a discussão.

Já conhece o nosso programa
LEGO® Serious Play®?
Publicado em 
18/8/2022
 na área de 
Inovação & Mudança

Mais artigos de

Inovação & Mudança

VER TODOS

Join Our Newsletter and Get the Latest
Posts to Your Inbox

No spam ever. Read our Privacy Policy
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.