Visão de um outro futuro possível, fora da ordem estabelecida; necessidade económica, diante da falta de alternativas interessantes; observação de oportunidades latentes, que mais ninguém percebeu; insubordinação à velha figura da autoridade, em organogramas assente em posições de poder; vontade de fazer as coisas acontecerem de maneira distinta, melhor do que aquela que é apresentada. Diante destas características, estaria eu a falar de uma banda de (espírito) punk, ou de uma startup ou uma PME singular?

Esta analogia é potencialmente incendiária e sensível, pois no campo dos arquétipos da cultura polarizada e “canceladora” em que vivemos hoje, podemos simplesmente dizer que o primeiro lado está no love over gold; e o segundo, no gold over love. Ou ainda, que sequer podemos tentar comparar uma coisa com a outra. Compreensível; mas o facto é que me deparei com este tema enquanto um divertido paradoxo pessoal, transformado ao longo das décadas a partir das experiências aplicadas e estudadas sobre estes dois conceitos.

Se para ser universal é preciso falar da nossa aldeia, aqui vamos nós. A minha trajetória ligada ao do-it-yourself (DYI) aconteceu muito mais devido à subcultura proveniente do punk e da cultura alternativa, underground, assim chamada na altura dos finais dos 1980s – início dos 1990s no meu Brasil, na minha Porto Alegre. Algo que emerge décadas depois da acepção técnica moderna deste conceito. Se deixarmos de lado o fato de que a humanidade sempre teve de ser DYI, de diferentes maneiras, para chegar onde chegou ao longo da História, podemos assumir que o termo como o conhecemos hoje começa a ganhar forma no âmbito da I Grande Guerra (1914 – 1919). Na altura, havia a necessidade de prosseguirmos (retomarmos?) com o ato de fazer, construir, adaptar, reaproveitar materiais e objetos pelas próprias mãos. Esta era não só uma resposta óbvia à falta de dinheiro de um agregado familiar: paulatinamente, galvanizou-se enquanto ética, movimento, redes de comunidades, formas de estar e mais. O DYI é, no seu sentido mais lato, um statement perante o estado do mundo e das coisas; uma forma de estar. Galvaniza-se ao longo das décadas subsequentes e acaba por se transformar em um negócio, enquanto resposta alargada a uma pain point explícita dos seus potential users, no seguimento da II Grande Guerra: o conceito moderno de bricolagem surge em meados dos anos 1940, e o negócio internacional e multimilionário de self-assembled furniture do IKEA - iniciado em 1943, para vender objetos e itens do dia a dia a baixo custo - só começa a ganhar forma como hoje o conhecemos no final daquela década.

A minha consciência DYI partiu da minha realidade socioeconómica: um miúdo filho da classe média trabalhadora, residente entre as atuais ideias de subúrbio e periferia, que escutava os sermões políticos da minha mãe, as conversas sobre música do meu irmão mais velho e as aprendizagens da minha irmã professora enquanto sonhava alto sobre tudo o que o futuro poderia me reservar. E que um dia criou uma amizade fortuita com um grupo de pessoas que se encontrava regularmente no autocarro, pela manhã, a caminho da escola. E abriram-se os portões: impulsionado anos depois pela experiência da Universidade, onde me formei Bacharel em Jornalismo, a minha materialização DYI deu-se através do mundo encantado da sua subcultura comportamental - da música, da moda de segunda mão, das venues “desconhecidas” para concertos e performances, dos zines de papel, da literatura por email, da edição de um livro, de demo tapes e álbuns musicais, da promoção de concertos e festas para arrecadar os fundos necessários para dar o próximo passo... E de repente, parecia ser possível sustentar uma visão crítica do mundo e gerar alguma escala para produzir alguma riqueza ao mesmo tempo.

E surgiu não uma encruzilhada, mas uma segunda estrada que vinha a correr em paralelo e que terminava nesta, por onde nos movimentávamos. Esta curiosidade do what if me levou a um MBA, dois anos depois da minha graduação, graças a uma fonte que entrevistei e que percebeu o meu potencial - e deu-me uma bolsa de estudos. Correu tudo lindamente; mas imerso que eu estava na minha posição de Jornalista Profissional, aficionado pela contracultura DIY, o choque que recebi na primeira aula de Finanças foi… inesquecível, mesmo estando a escrever sobre marketing e negócios já há algum tempo. Com uma naturalidade chocante para o meu contexto da altura, o professor de Finanças discorreu ao detalhe sobre a construção de um Business Plan e a hipótese de pedir um empréstimo bancário para a implementação de um projeto! A turma, maioritariamente das Ciências Sociais e Humanas e a dar uma atenção zero ao tema da gestão aplicada, ficou atordoada… para dizer o mínimo. 

Dois anos depois, e findo o MBA, não passei de apocalíptico a integrado como diria Umberto Eco; mas sim, da incompreensão à empatia. Não ao empréstimo à banca, necessariamente, mas à possibilidade de organizar e construir planos também pela perspectiva financeira, económica, de gestão. Percebi que poderia ter um negócio tecnicamente mais bem construído, e gerido, a partir das minhas concepções e ideias - e isso não tinha nada de “traição ao movimento”. Pelo contrário: eu via negócios provenientes da subcultura deixarem de existir (reparem que não me refiro a “crescer”) por causa destas falhas de gestão, e não queria que o mesmo acontecesse comigo. Eis os frutos desta coisa maravilhosa chamada Educação, Conhecimento, Capacitação e Lifelong Learning

E este é e foi o acréscimo, opcional e não mandatório, de uma forma de estar DYI que também aprendeu a ser empreendedora. E o leitor poderá dizer: “mas ser DYI já não significa ser empreendedor”? Sem dúvida, e é por isso que os conceitos podem estar tão longe quanto tão perto um do outro. Pois num ambiente de gestão e de economia, um empreendedor está invariavelmente associado (nas definições mais comumente aceites) a um contexto que envolve correr riscos maiores do que os usuais para o lançamento e crescimento de um negócio; a uma orientação evidente à escala e à geração de lucro; a um antever claro das pessoas e recursos necessários para o seu arranque inicial e futuro; e a um olhar inteligente na identificação de oportunidades para a criação de valor percebido (infelizmente, nem sempre a antever as suas consequências – tema para outro artigo). 

Talvez ainda mais do que um empreendedor social, o conceito mais próximo ao meu DYI “original”, de subcultura comportamental, seja o do intraempreendedor, pois este atua para a mudança a partir de dentro de um sistema organizacional. E está sujeito, portanto, a muitas perdas e ganhos em potencial ao assumir uma postura crítica e pessoalmente genuína, mas hands-on para a transformação. E não vamos aqui definir o que é melhor ou pior. Como diz o atemporal Peter Drucker, numa tradução livre, “a inovação é a função específica do espírito empreendedor”. Se esta vai ser utilizada para gerar riqueza, para afirmar uma visão diferente perante a ordem estabelecida, ou as duas coisas, caberá a cada pessoa e ao seu contexto decidir.

Este texto trata-se de uma republicação de um artigo originalmente publicado pela Exame - leia-o aqui.

Já conhece o
Nova SBE Innovation Ecosystem?
Publicado em 
7/11/2023
 na área de 
Inovação & Mudança

Mais artigos de

Inovação & Mudança

VER TODOS

Join Our Newsletter and Get the Latest
Posts to Your Inbox

No spam ever. Read our Privacy Policy
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.