A BOX Challenge pediu a 18 estudantes, de nove nacionalidades diferentes e quatro áreas totalmente distintas, para responder com ideias fora da caixa aos desafios reais propostos por três empresas do Nova SBE Innovation Ecosystem: Schréder Hyperion, SIBS e Oceano Fresco. Das apresentações dos alunos, surgiram conceitos inovadores para novos produtos e serviços.
“Acho que esta é uma excelente iniciativa da universidade, faz imensa falta às empresas terem esta ligação com as escolas”, afirmou Gonçalo Campos Alves, Diretor da SIBS, acrescentando que “o maior benefício é ter pessoas frescas a olhar para os problemas e deixar de ter o generational gap que pode existir, porque, tipicamente, temos muito poucas pessoas com voz nas empresas que sejam recém-licenciadas ou que estejam nesta faixa etária. Portanto, coisas que são óbvias para elas, que são também consumidoras e utilizadoras de serviços, para nós não são”.
O Diretor da SIBS sublinhou ainda que do seu desafio da BOX resultou “uma ideia muito praticável e que gostava de pôr em prática. Acho que foi uma experiência bastante positiva e que pode trazer frutos”.
Frederico Reis, Chief Commercial Officer da Oceano Fresco, também nos garantiu que o balanço da iniciativa é positivo e que a empresa gostava de participar numa nova edição da BOX:
“Somos uma start-up, temos poucos recursos, e, como parte do Nova SBE Innovation Ecosystem, pensamos que tudo o que fazemos aqui é para ser usado. Foi ótimo! A qualidade das três apresentações foi muito boa e aproveitam-se coisas muito boas”.
Já do lado da Schréder Hyperion, Tomás Almeida, Business Strategist & Public Affairs Manager, disse-nos que a organização tem vontade de continuar envolvida na Nova SBE BOX, especialmente devido aos inputs dos mais novos, que são “o futuro das nossas empresas”.
“Estes jovens que hoje em dia estudam vão ser membros, num futuro muito próximo, de empresas como as nossas, e, portanto, este diálogo que existe permite-nos conhecer não só a comunidade académica aqui da Nova, mas também inspirar-nos com novos conceitos, novas ideias, que estas gerações que vão entrando aqui na Nova podem trazer”.
Uma experiência enriquecedora, tanto para empresas como para os estudantes, como garante Melanie Haket, que frequenta o Mestrado em Gestão da Nova SBE e que acabou por ser uma das vencedoras do desafio:
"Penso que é uma boa forma de os estudantes se tornarem criativos, enquanto aplicam o que aprendem com os seus estudos a problemas de companhias reais. Para além disso, os alunos têm oportunidade de falar e construir relações com o representante da empresa. A minha experiência neste desafio foi incrivelmente positiva e, pessoalmente, esta foi uma das melhores coisas da Nova SBE. O aspeto criativo e o desafio do problema, tornaram a experiência realmente divertida. Recomendo vivamente a toda a gente".