O primeiro contacto aconteceu no final de Maio. Sete meses depois, o processo de criação - que começou imediatamente após a primeira reunião - concretizou-se. Adam’s Choice em EXPOSIÇÃO foi um momento único no tempo e no espaço.

A proposta da Catarina Holstein e da Mafalda Paiva Chaves, coordenadoras do programa Adam’s Choice, convidava ao desenvolvimento de “uma experiência de aprendizagem para executivos que fosse ousada e disruptiva” e que, acima de tudo, conseguisse responder ao desafio de “humanizar a liderança”.

Como criar uma experiência capaz de transformar os participantes do programa Adam’s Choice em líderes mais humanos?

O que significa ser humano?

Significa ser vulnerável?

As obras de arte poderiam ser as coisas mais vulneráveis do mundo (se pudessem falar).

E se fosse possível transformar seres humanos em obras de arte?

As perguntas pedem respostas ou pedem mais perguntas. As perguntas levantam questões que podem ficar a ressoar durante muito tempo. As pessoas - habitualmente - não fazem muitas perguntas. No entanto, quando um artista cria uma obra de arte, passa - regra geral - por um período de grande questionamento. Com este espírito de curiosidade em mente, foi desenvolvido um “Manual da Obra” - guião - com perguntas íntimas ou “difíceis”, intercaladas com outras mais espirituosas ou aparentemente leves.

O dia da inauguração da exposição pode ser dividido em três momentos. Por ordem cronológica, depois da minha apresentação, segue-se um tempo de conhecimento mais aprofundado entre os participantes e, finalmente, a Exposição. Uma surpresa final seria a visita aos bastidores, se assim o sentíssemos interessante ou complementar.

A minha introdução foi pensada para que todos os momentos da experiência se interligassem entre si de forma justa. Assim sendo, o controlo deste primeiro momento foi imediatamente dado aos participantes que decidiram livremente o que gostavam de saber sobre mim, fazendo as perguntas que quiseram. Expus-me, “dando o exemplo” para o que aconteceria mais tarde, acreditando que desta forma a confiança no que se seguiria aumentava, mesmo que inconscientemente.

Os executivos foram depois desafiados a fazer uma escolha – “perguntar” ou “responder”.

Formaram-se pares com escolhas diferentes para seguir o guião que os levaria a uma viagem pessoal e introspetiva passando por medos, alegrias, vida e morte, vinho tinto ou branco.

Quando regressaram, foram recebidos com a frase – “Sejam bem-vindos à vossa EXPOSIÇÃO”. Ao entrar na Galeria Adam’s Choice – uma sala de aulas da Nova SBE transformada em galeria de arte – podiam observar dois pedestais brancos, no centro da sala, com dois focos de luz apontados para o lugar onde, dentro de momentos, as futuras obras de arte estariam em EXPOSIÇÃO.

Par a par, sobem para os pedestais, transformando-se em obras de arte iluminadas. O participante que escolheu fazer as perguntas e que ouviu o outro, apresenta agora a obra que tem ao seu lado, através das suas respostas. Ao participante que escolheu responder e, portanto, passou o seu tempo a falar, cabe-lhe agora ouvir a sua própria “apresentação”. Trocam-se assim os “papéis” – quem escolheu “falar” vai agora “ouvir” e vice-versa.

O que sentimos quando não conseguimos controlar tudo?

Todos os participantes passaram pela experiência, partilhando e ouvindo atentamente – “como se só existisse aquele momento” – as diferentes respostas às mesmas perguntas. Dos pedestais, ouvimos apresentações e respostas dedicadas, curiosas, comoventes e, acima de tudo, vulneráveis. Humanas.

No final, os bastidores da exposição foram abertos à visita, dando a conhecer o processo de pensamento por trás deste momento único no tempo e no espaço. Em exposição, estava um mapa com o percurso mental de criação e/ou as perguntas que foram feitas desde o primeiro contacto até à concretização de Adam’s Choice em EXPOSIÇÃO.

Publicado em 
20/1/2022
 na área de 
Adam's Choice

Mais artigos de

Adam's Choice

VER TODOS

Join Our Newsletter and Get the Latest
Posts to Your Inbox

No spam ever. Read our Privacy Policy
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.