Há décadas que as organizações têm tentado melhorar a diversidade no local de trabalho, embora com pouco sucesso. Apesar de os estudos e os business cases demonstrarem que é desejável e benéfica a presença de mulheres nos lugares cimeiros das organizações, em Portugal um pouco como em todo o mundo, continua a haver uma marcada sub-representação feminina nos lugares de decisão e de liderança nas organizações.
Q

uando se analisam os números, verificamos que as mulheres trabalham mais horas que os homens, recebem salários que são, em média, 18% inferiores e têm menos oportunidades de progressão nas suas carreiras. De acordo com o “Global Gender GAP Report” de 2017 do Fórum Económico Mundial, Portugal encontra-se no 33º lugar de (des)igualdade de género num total de 144 países. Este relatório revela ainda que vamos demorar 217 anos até que a paridade entre homens e mulheres seja uma realidade no mundo.

Perguntamo-nos então: “Por que há tão poucas mulheres em cargos de liderança?”

Uma forma simplista de “arrumar” esta questão seria a de dizer que provavelmente não existem suficientes mulheres com formação para desempenhar tais funções. Porém, tal argumento cai por terra quando verificamos que a maioria das pessoas que terminam os seus estudos graduados ou pós-graduados são precisamente mulheres.

Não se tratando de uma questão de existência de candidatas femininas qualificadas, coloca-se provavelmente a de estas serem percebidas como qualificadas ou não.

A investigação sobre a liderança feminina tem demonstrado que esta questão está relacionada com enviesamentos que vão muito para além do sexismo ou do preconceito, e que têm implicações para as práticas organizacionais e para as experiências de cada um no seu trabalho.  

Quando se analisam os processos de selecção, de desenvolvimento ou de avaliação de desempenho nas organizações, os estudos apontam para que a “homogeneidade” nas empresas se deva a um enviesamento cognitivo implícito que, mesmo na ausência de incentivo económico, parece condicionar as nossas decisões e levar a um favorecimento do género masculino.

Assim, é fundamental formar as pessoas sobre estes enviesamentos para que sejam criados processos organizacionais mais justos e, simultaneamente, capacitar as mulheres de estratégias que lhes permitam reconhecer e lidar com estes enviesamentos.  

Muito se tem dito e escrito sobre a liderança das mulheres mas, na minha opinião, nem sempre com o tom ou as emoções mais ajustadas. Na verdade, em muitos discursos perdem-se os factos e os argumentos num entrelaçado de zanga, amargura e rancor. Diria que não podemos, nem devemos, substituir um extremo por outro e que o posicionamento contra o preconceito não pode ser em si mesmo preconceituoso. No entanto, é preciso reconhecer que a desigualdade de género persiste (agrava-se?) e é um imperativo económico, e acima de tudo moral, adoptarem-se medidas concretas, sérias e consistentes para que não tenhamos que esperar dois séculos até que homens e mulheres sejam tratados de forma justa no mundo do trabalho.

Já conhece o nosso programa
Liderança Eficaz?
Publicado em 
8/3/2018
 na área de 
Liderança & Pessoas

Mais artigos de

Liderança & Pessoas

VER TODOS

Join Our Newsletter and Get the Latest
Posts to Your Inbox

No spam ever. Read our Privacy Policy
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.