Será que se atreve a falar sobre bem-estar? Ana Moniz, psicoterapeuta epsicóloga com mais de 20 anos de experiência, explica porque é tão importantefalar sobre saúde mental e bem-estar emocional, em casa e no local de trabalho.

Porque é imperativo falar sobre estes temas nos dias que correm? Para Ana Moniz não há dúvidas: estudos recentes demonstram que uma em cada cinco pessoas terá, em alguma altura da sua vida, um diagnóstico de saúde mental. Além disto, as investigações sublinham que doenças mentais comuns afetam 30% da população que trabalha e são a maior causa de incapacidade. Portugal é o segundo país da Europa com maior prevalência de doença psiquiátrica e um dos que mais consome psicotrópicos.

É importante percebermos como é que chegamos aqui”, explicou a psicóloga, durante uma das palestras do programa Adam’s Choice, garantindo que estes dados revelam que “damos muito pouca atenção ao nosso bem-estar emocional, deixamo-nos chegar a níveis extremos, e, muitas vezes, nesta fase, nem sempre procuramos a ajuda adequada”.

E, na verdade, em poucos momentos do mundo moderno foi tão importante falar bem-estar e saúde emocional como no último ano e meio. Aliás, se houve alguma coisa positiva que a pandemia pôs a descoberto foi a necessidade de normalização destas temáticas. Desmistificar a saúde mental, promover o autoconhecimento e saber interpretar emoções não é relevante apenas na esfera privada. Estas atitudes devem transpor-se também para o mundo profissional, fazendo com que o escritório passe a ser um “safe place” – um local que nos faz sentir confortáveis, seguros, autoconfiantes e serenos.

Sabe quais são as emoções que devem estar mais associadas a um espaço de trabalho seguro?

Gostaria de conhecer melhor as suas emoções? Junte-se à grande jornada de aprendizagem e autoconhecimento do Adam’s Choice, para descobrir como alterar o seu mindset, para que possa fazer melhores escolhas.

O programa Adam’s Choice prende-se, intrinsecamente, ao conceito de Choosenology. Cada participante é instruído sobre o impacto do processo da tomada de decisão, refletindo sobre a sua individualidade e ganhando consciência de si próprio, numa jornada de crescimento única e transformadora. Proporciona aos participantes uma experiência de aprendizagem ímpar e dá-lhes a oportunidade de se desenvolverem de forma mais holística, englobando corpo, mente e espírito, abordando as seis dimensões do Instituto Nacional de Bem-Estar (emocional, espiritual, intelectual, social, física e ocupacional).

Publicado em 
16/7/2021
 na área de 
Adam's Choice

Mais artigos de

Adam's Choice

VER TODOS

Join Our Newsletter and Get the Latest
Posts to Your Inbox

No spam ever. Read our Privacy Policy
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.