Naquele que é hoje um mundo em constante mutação, nunca foi tão difícil para uma empresa conciliar a consciência de que é necessário inovar com a ansiedade de o fazer, sabendo que ficar estagnado no tempo significa ser-se obsoleto. Ainda que esta pareça uma máxima moderna, a verdade é que dificilmente conseguimos dar conta do quão rápido o mundo e as suas sociedades evoluíram em tão pouco tempo. Porquê?

A psicologia cognitiva diz-nos que, enquanto seres humanos, temos vieses inconscientes, ou seja, atitudes e julgamentos automáticos que ocorrem inconscientemente. Falo, por exemplo, do “normalcy bias” (viés da normalidade), que é a tendência para acreditarmos que algo que nunca aconteceu antes, nunca virá a acontecer, e o “optimism bias” (viés do otimismo), que nos leva a acreditar que a probabilidade de experienciarmos eventos negativos é mais baixa para nós do que para os outros. Estes enviesamentos podem ser os responsáveis por nos iludir e impedir de entender o verdadeiro ritmo da mudança e o seu impacto nas organizações.

Vejam-se exemplos de mudanças recentes: a internet dial-up – que impedia o telefone fixo e só se podia usar alguns minutos porque “a avó podia estar a tentar ligar” – chama-se agora 5G. Entre as cassetes e o Spotify, usámos CDs e iPods. As fotografias que tinham de esperar pela revelação são agora publicadas em segundos. Tudo isto ocorreu em apenas 25 anos. Visto desta forma, a mudança ao longo deste período, embora gradual, foi drástica. Mudaram não só os comportamentos dos consumidores, mas também das empresas – algumas deixaram de existir, enquanto outras foram obrigadas a uma transformação completa para acompanhar os tempos.

Aos dias de hoje, já não basta pensar apenas em criar um novo produto ou serviço, mas sim equacionar a própria metodologia, começando por inovar… nos próprios processos de inovação. Olhando concretamente para as nossas empresas, embora se verifiquem esforços na abordagem à inovação, não nos deixemos influenciar novamente pelos vieses inconscientes. Estamos perante um ritmo de mudança exponencial, e não serão as atuais abordagens lineares que permitirão acompanhar os tempos. É necessário olhar para modelos de inovação escaláveis que não dependam apenas de recursos internos. É aqui que reside a importância da inovação aberta, ou seja, da criação que ultrapassa as fronteiras físicas das empresas. As empresas devem deixar de se considerar entidades estanques, posicionando-se antes como criadoras de ecossistemas.

Através da criação destes ecossistemas poderão alavancar recursos, capacidades e ligações para além dos seus limites internos, possibilitando a co-criação de soluções que respondam às necessidades futuras dos seus clientes enquanto promovem interações com o exterior, que vão da partilha de conhecimento ao debate de ideias, exposição a críticas e a novos pontos de vista.

Enquanto promotoras destes ecossistemas, estas empresas poderão capitalizar esse estatuto ao dinamizar programas colaborativos, como o lançamento de desafios, organização de eventos, processos de validação constantes com utilizadores, aceleradoras de start-ups, entre outros, promovendo assim o envolvimento de alunos, investigadores, start-ups, outras empresas, e até o cidadão comum na resolução de desafios estruturantes para a sociedade.

A criação destes ecossistemas requer, contudo, um investimento significativo, podendo ser feito de raiz, ou através da associação a ecossistemas existentes que liguem todos estes intervenientes. Algumas universidades, como é o caso da Nova SBE, estão a tomar uma atitude proativa para facilitar este caminho, acelerando assim a criação de ecossistemas multidisciplinares e multigeracionais. No entanto, a real questão estará na capacidade de adaptação e de mudança de mindset das empresas, rumo a uma cultura de experimentação e abertura ao exterior.

Se levarmos a cabo esta mudança de paradigma, estaremos cada vez mais próximos de presenciar uma nova onda de disrupção liderada por empresas incumbentes inseridas em ecossistemas colaborativos.

Este texto trata-se de uma republicação de um artigo orginalmente publicado pela Exame - leia o original aqui.

Já conhece o
Nova SBE Innovation Ecosystem?
Publicado em 
23/10/2023
 na área de 
Inovação & Mudança

Mais artigos de

Inovação & Mudança

VER TODOS

Join Our Newsletter and Get the Latest
Posts to Your Inbox

No spam ever. Read our Privacy Policy
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.