A crise provocada pelo coronavírus tem sido o maior entrave ao setor do turismo e do lazer até aos dias de hoje. Nunca antes assistimos à paragem quase absoluta da atividade. Apesar de o foco também passar pela sobrevivência no mercado e pelo bem-estar dos funcionários, nunca foi tão premente equacionar cenários futuros. Conheça algumas tendências de consumo que podem impactar o seu negócio.
O

foco atual no setor está na sobrevivência:resguardar lucro e funcionários, e encontrar fundos alternativos definanciamento. Contudo, esta é a altura-chave para pensar a longo prazo.

De acordo com um estudo divulgado pela consultoraPwC, “com muitos negócios de turismo e lazer a operarem com margens apertadas,uma queda nas vendas de 10 a 20% pode colocá-los em perigo financeiro”,mesmo sem contar com os custos adicionais referentes às medidas necessáriaspara reabrir os negócios, como os custos de limpeza adicionais, o equipamentode proteção individual ou para assegurar o distanciamento físico.

Segundo a consultora, é importante também ter duasnoções bem presentes: a flexibilidade e a resiliência. Paraassegurar que estes dois critérios são cumpridos, as organizações devem ter presentesque é necessário eliminar os “maus gastos”, o que muitas vezes pode significartrabalhar com companhias e equipas mais pequenas, e diversificar e ampliar abase dos consumidores. Neste último ponto, salienta-se que uma gama maior deprodutos pode conferir maior flexibilidade.

No entanto, as decisões comerciais devem basear-se,acima de tudo, no comportamento dos consumidores. “Os operadores devemadaptar os negócios para irem ao encontro de quaisquer mudanças nas consumertrends, investir no futuro e capitalizar sobre novas oportunidades”,pode ler-se no documento disponibilizado pela PwC.

Fique a conhecer algumas das tendências dosconsumidores atuais na área do turismo:

  • Foco nas     experiências - as gerações mais     novas têm preferido gastar mais dinheiro em experiências do que em bens     materiais. Provas gastronómicas, roteiros e turismo de aventura são     atividades cada vez mais procuradas e espera-se um crescimento progressivo     deste mercado nos próximos anos.
  • Aceleração     dos serviços digitais - a penetração     do online foi acelerada pela crise, em várias áreas:

Entrega de comida ao domicílio: asentregas ao domicílio no setor alimentar devem duplicar na próxima década.Estudos indicam que, nessa altura, 20% das receitas dos restaurantes devem dependerdo serviço de home delivery.

Fitness: com o confinamento, aprocura por as aulas de fitness online aumentouexponencialmente. Com o crescimento da oferta e da procura, surgiram novosmétodos de pagamento, oportunidades de negócio e de customer engagement.

Viagens: cada vez mais a procura éfeita online. Contudo, para além da oferta, a digitalizaçãopromoveu a comunicação entre o consumidor e o operador. Com a emergência devárias ferramentas de comunicação, na qual se incluem os chatbots,tornou-se mais fácil e rápida a compra de viagens e experiências.

  • Foco nos     valores e no propósito – os valores que     uma organização defende parecem estar a ganhar cada vez mais relevância     para os consumidores. Más ações por parte de companhias são regularmente criticadas     nas redes sociais: desde a forma como os clientes e a comunidade são     tratados, até aos comportamentos de staff. Da mesma forma,     boas ações e intenções podem deixar uma marca positiva e duradoura. Cada     vez mais, as organizações devem focar-se no seu propósito como fator     diferenciador no mercado.

“Apesar do ambiente incerto, aqueles que usarem operíodo da crise para reavaliarem e remodelarem os seus negócios vão beneficiarno período de recuperação, e depois dele”.É assim que termina o relatório da PwC sobre o tópico. Está pronto paracapitalizar estas tendências e reconstruir o seu negócio?

Já conhece o nosso programa
Estratégia do Turismo em Tempos de Disrupção?
Publicado em 
2/6/2021
 na área de 
Setorial

Mais artigos de

Setorial

VER TODOS

Join Our Newsletter and Get the Latest
Posts to Your Inbox

No spam ever. Read our Privacy Policy
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.