Arrancou em outubro o LAB JUSTIÇA, um programa avançado de inovação e cultura, desenvolvido pela Nova School of Business & Economics (Nova SBE), o ISEG e a e a Justiça, através do Instituto de Gestão Financeira e Equipamentos da Justiça (IGFEJ). A formação é endereçada a uma centena de dirigentes e gestores de projetos do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) de todos os serviços e entidades da esfera da justiça.

Este é o primeiro programa 100% desenhado para responder aos desafios atuais dos organismos e entidades na área da justiça, para favorecer a oferta de serviços mais ágeis, acessíveis e centrados nas necessidades dos cidadãos e das empresas. Para tal, foca-se em três grandes pilares estratégicos: gestão estratégica, transição digital e liderança em contexto de mudança.

O LAB JUSTIÇA – Programa de Inovação & Cultura terá como principal objetivo capacitar os serviços para uma execução mais eficiente do PRR, cujo financiamento – 266 milhões de euros – se configura como uma oportunidade histórica de transformação na Justiça, estando já em marcha uma agenda ambiciosa de reformas e projetos inovadores. 

O objetivo é formar os quadros da Justiça para potenciar uma maior celeridade no lançamento de iniciativas e uma menor dependência de equipas externas para a sua concretização, promovendo a transferência de conhecimento interno.

O protocolo de colaboração entre as instituições de ensino superior e o Ministério da Justiça foi assinado no dia 16 de setembro, na presença da Ministra da Justiça, dos secretários de Estado da Justiça e do Ensino Superior e dos Deans das duas Escolas.

A formação terá uma duração total de 80 horas, repartidas por 17 semanas. Numa primeira fase, o LAB JUSTIÇA destina-se aos dirigentes e gestores de projetos PRR de todos os serviços e entidades da esfera da justiça – IGFEJ, IRN, DGPJ, PJ, CEJ, DGRSP, IGSJ, DGAJ, SGMJ, INMLCF, INPI, eBUPi, CAAJ, CPVC, assim como do Conselho Superior da Magistratura, Conselho Superior dos TAF, a Procuradoria Geral da República e o Conselho de Julgados de Paz – estando previsto o alargamento a outros participantes e a novos perfis e necessidades, em articulação com os programas transversais de competências para a inovação pública.

Pelo caráter inovador e pelo seu potencial, o projeto do LAB JUSTIÇA está a ser acompanhado com interesse por organizações internacionais, como a OCDE.

Já conhece o nosso
Curso Geral de Gestão?
Publicado em 
16/11/2022
 na área de 
Setorial

Mais artigos de

Setorial

VER TODOS

Join Our Newsletter and Get the Latest
Posts to Your Inbox

No spam ever. Read our Privacy Policy
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.