Setorial

Projeto iniciado na Pós-graduação em Gestão na Saúde distinguido no 13.º Encontro Nacional das USF

Cinco alumnae da Pós-graduação em Gestão na Saúde foram distinguidas com o2.º prémio para a comunicação oral, intitulado “Estratégias de crescimentoorganizacional e segurança em saúde: Projeto Piloto numa USF”, no ACONTECE 22, o13.º Encontro Nacional das USF. O projeto premiado foi desenvolvido no âmbitodo desafio estratégico da pós-graduação que frequentavam na Nova SBE.

5
December 2022
4
 min de leitura

O reconhecimento foi dado na cerimónia, que teve lugar no Altice Forum em Braga, nos dias 14 e 15 de outubro. A organização conta com três grupos profissionais que a compõem - médicos, enfermeiros e secretários clínicos – e oencontro nacional anual prevê a partilha de problemas, soluções e boas práticas no setor.

O projeto premiado foi desenvolvido no âmbito do desafio estratégico da terceira edição da Pós-Graduação de Gestão da Saúde da Nova SBE e centrou-se no tema Segurança Psicológica (SP). As alunas Ana Matos, Ana Queiroz, Madalena Vieira da Costa, Madalena Prata Monteiro e Paulina Rocha contaram-nos tudo sobre o trabalho de grupo, intitulado “Estratégias de Crescimento Organizacional e Segurança em Saúde: Projeto Piloto numa USF”, que fizeram saltar das salas da Nova SBE para o mundo real:

Em Portugal são escassos os estudos nesta área, sendo esta lacuna ainda mais evidente a nível dos cuidados de saúde primários. Sabendo que uma SP elevada permite a redução da taxa de erro médico, algo de inegável e premente relevância, foi um dos fatores que nos levaram, imediatamente, a abraçar a temática com enorme empenho e entusiasmo”.

Explicaram-nos ainda que o investimento na promoção da segurança dos profissionais envolve simultaneamente duas fontes de gastos evitáveis nos sistemas de saúde: os custos dos danos ocupacionais e os custos dos danos para o utente.

Identificámos a oportunidade de desenvolver um modelo que permite às USF avaliarem os níveis de SP dos profissionais ao longo do percurso do utente, mas também identificar oportunidades de melhoria. Apoia ainda definição de estratégias para melhoria da avaliação inicial. Este modelo concilia perspetivas de pessoal clínico, não clínico e utentes, para que todos se sintam parte da mudança através do seu contributo para um propósito comum: uma melhor experiência diária para utentes e profissionais”.

O grupo sentiu que o reconhecimento “foi uma recompensa pelo esforço e dedicação ao projeto, pois foi frequentemente um desafio conciliar agendas laborais e familiares também exigentes, mas sentimos apoio de todos neste percurso! A família, os amigos, os colegas e até os utentes vibraram e acompanharam-nos passo a passo e agora estão também muito orgulhosos!”.

Quanto ao balanço que fazem da Pós-graduação em Gestão na Saúde, o grupo salientou a importância doacompanhamento dos alunos pelo corpo docente:

Começamos por salientar o apoio da professora Doutora Filipa Breia da Fonseca, à qual endereçamos o mais sincero e profundo agradecimento, pois foi inexcedível e sempre num sentido de nos fazer crescer, refletir e inovar eassim permitir chegar a este resultado brilhante!  Estamos muito felizes com as aprendizagens que tivemos ao longo de todos estes meses e muito motivadas a continuar o desenvolvimento do nosso modelo e temos a certeza de que a Nova SBE será a incubadora perfeita para toda esta nossa vontade!”.
Já conhece a nossa
Pós-graduaão em Gestão na Saúde?
Publicado em 
5/12/2022
 na área de 
Setorial

Join Our Newsletter and Get the Latest
Posts to Your Inbox

No spam ever. Read our Privacy Policy
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
Sobre o Autor
Nova SBE Executive Education
Ver perfil completo
Mais artigos que podem interessar
Institucional
Prémios Marketeer 2026
A Nova SBE Executive Education venceu os Prémios Marketeer 2026 na categoria “Estabelecimento de Ensino Superior”, pelo sexto ano consecutivo, reforçando o seu reconhecimento como referência na formação de executivos em Portugal.
Institucional
Nova SBE Executive Education entra no Top 10 mundial
A Nova SBE Executive Education alcançou a sua melhor posição de sempre no Financial Times Executive Education: Top 10 mundial em Programas Customizados (9.º) e Top 20 em Programas Abertos. Mantém também o 1.º lugar em Portugal.
Institucional
Nova SBE Executive Education distinguida novamente com prémio Human Resources
A escola conquista pelo terceiro ano consecutivo o reconhecimento como melhor estabelecimento de ensino superior em gestão de pessoas.
Ver todos os artigos