O diretor da subsidiária no médio oriente da Zebra Technologies Corporation, Hozefa Saylawala, revelou quais as suas premonições para as tendências tecnológicas dos mercados do retalho e da logística.
E

ntre as principais, encontramos a blockchain, automatização inteligente e tecnologias analíticas avançadas.

Embora já se encontre a ser estudada há algum tempo, e seja uma área em que muitas empresas se encontram a investir nos dias de hoje, o responsável da empresa ainda considera que a blockchain se encontra numa fase inicial, e que em 2020 a aposta nesta tecnologia irá ser ainda maior, nomeadamente em termos de rastreabilidade.

Tornou-se uma área crítica para as empresas dominarem os dados que possuem relativamente aos seus direitos de utilização, privacidade de dados e segurança à medida que a melhor experiência de cliente de categoria se torna cada vez mais orientada por dados”, explica Hozefa Saylawala.

No caso do setor alimentar, o diretor antecipa um aumento na legislação envolvendo a segurança dos alimentos a nível global, procurando obter uma maior transparência para os produtos e criar uma maior confiança para o consumidor final.

Através de ferramentas de análise avançadas, as empresas também procuram novas soluções tecnológicas de atribuição de tarefas automaticamente aos seus colaboradores, com base na inteligência artificial.

Refere, ainda, o uso da IA com base na visão computacional através de scanners, sensores ópticos e robôs, podendo, com isso, não só monitorizar os seus ambientes e fluxos de trabalho de modo a automatizar a tomada de decisões e melhorar a experiência do cliente, mas, também, desenvolver um sistema de lojas sem caixas de pagamento, que já se encontra a ser utilizado num número muito reduzido de lojas pelo mundo.

Destaca ainda o acesso em tempo real à informação através de RFID e tecnologias de visão computacional, e o diretor comenta que devido a essa tecnologia “as empresas precisam de implementar soluções completas que consigam recolher informação e processar automaticamente dados em bruto em insights accionáveis, aumentando assim a eficiência”.

Estas são apenas três das principais tendências que pensamos que irão ajudar as empresas nas suas missões para se tornarem mais inteligentes em 2020 e além”, conclui Hozefa Saylawala.

Este artigo é uma republicação no âmbito da parceria entre a Nova SBE Executive Education e a Supply Chain Magazine »Leia o artigo original

Invista na formação em
Supply Chain?
Publicado em 
15/7/2020
 na área de 
Supply Chain & Operações

Mais artigos de

Supply Chain & Operações

VER TODOS

Join Our Newsletter and Get the Latest
Posts to Your Inbox

No spam ever. Read our Privacy Policy
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.