Al Gore afirmou recentemente que a sustentabilidade é “a maior oportunidade de investimento da história” [1] e que “o investimento de impacto tem a dimensão da revolução industrial e a velocidade da revolução digital”. Mas como podem as empresas alterar os seus negócios para este novo paradigma sem comprometer o seu presente?
U

m dos grandes desafios em qualquer posição de liderança hoje em dia, seja qual for a dimensão da sua empresa, está relacionado com o objetivo de definir o melhor equilíbrio entre a performance e desempenho financeiro da sua organização versus a contribuição para o progresso da sociedade. A gestão deste equilíbrio é um desafio complexo e implica um exigente processo de mudança de paradigmas organizacionais, mas pode dar origem também a novas oportunidades de negócio, aliando retorno financeiro e impacto social ou ambiental.

Impacto – tendência ou exigência do mercado?

A transição para a sustentabilidade ou o impacto parece por vezes algo intangível ou aspiracional, mas é atualmente um caminho ditado pelas forças do mercado. Hoje, a preferência de mais de 65% dos consumidores é por produtos com standards sustentáveis [2]. Mais de dois terços dos millennials que hoje entram no mercado de trabalho pretendem trabalhar para empresas que criem impacto positivo na comunidade [3]. E este grupo de millennials, que irá receber uma transferência de cerca de $24tn até 2020 [4], tem uma enorme orientação para incluir fatores ambientais, sociais e de governance nas suas decisões de investimento [5].

Como pode uma empresa catalisar este potencial?

O caminho traçado pelas Nações Unidas através dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável pode ser utilizado como referência orientadora global e ponto de partida para o processo de transformação das organizações. No entanto, cabe a cada empresa definir e implementar o seu processo de transição para a sustentabilidade e maior impacto social, para além das suas estratégias de responsabilidade social corporativa. Com efeito, estas estratégias muitas vezes são encaradas como um custo e não como um investimento, capaz de gerar valor e oportunidades de crescimento para a empresa. Para melhor implementar os referidos processos de transição, importa melhor incorporar estes objetivos de sustentabilidade e impacto no core business das empresas. A cadeia de valor precisa de ser redesenhada no sentido de garantir um maior alinhamento entre lucro e impacto. Esta possibilidade de conciliar retorno financeiro e impacto social tem permitido desenvolver um novo conceito de investimento – investimento de impacto – que pode ajudar as empresas nesta transição.

O que é o investimento de impacto (investimento social)?

É a aplicação de capital em atividades, organizações ou fundos com o objetivo de obter simultaneamente um retorno financeiro e um retorno de valor para a sociedade, sendo que ambos são monitorizados e influenciam a tomada de decisão do investidor [6].

Esta é uma área em franco crescimento no mundo inteiro (o GIIN afirma que o mercado global de investimento de impacto ultrapassou em 2018 os 500 mil milhões em ativos [7]), com principal destaque para os países anglo-saxónicos (Reino Unido, Estados Unidos da América e Canadá), mas também tem tido em Portugal um crescimento importante.

Porquê Portugal?

No cenário global, Portugal posiciona-se como um país privilegiado para o investimento de impacto por ter os elementos necessários para um ecossistema vibrante:

  • conectividade ao mundo através de uma posição geoestratégica favorável;
  • incentivos para a atração de startups; 
  • abertura à inovação;
  • um mercado propenso à incubação de novos produtos;
  • disponibilidade de talento a um custo competitivo por comparação ao resto da Europa.

O papel da Fundação Calouste Gulbenkian

A promoção de uma agenda da inovação e investimento social tem sido uma das principais apostas da Fundação Calouste Gulbenkian no seu trabalho de intervenção social. Este trabalho baseia-se numa estratégia de atuação que alia:

Um momento decisivo deste percurso foi o da criação, em 2013, do Laboratório de Investimento Social, hoje MAZE – uma unidade especializada para promover a agenda do investimento de impacto. Deste então, várias tem sido as iniciativas realizadas no âmbito de apoio ao desenvolvimento de startups de impacto através de programas de aceleração, diálogo com o setor público para promoção de acesso a dados sobre potencial de impacto e, mais recentemente, a criação de um fundo de investimento de impacto. A verdade é que o caminho feito até agora tem permitido posicionar Portugal na vanguarda da agenda do investimento de impacto, tanto a nível das políticas públicas, como na utilização de novos instrumentos financeiros.

Todas estas iniciativas prepararam o terreno para que projetos inovadores tenham condições para florescer. Projetos que podem ajudar as empresas neste processo de mudança de paradigma para uma estratégia mais sustentável entre lucro e impacto.

É exatamente para apoiar as empresas nesta transição que a Fundação Calouste Gulbenkian se associou à Nova School of Business & Economics com a criação do programa Paradigm Shift, no âmbito da Gulbenkian Chair on Impact Economy.

Paradigm Shift é um programa de formação de executivos cuja primeira edição acontecerá nos dias 17, 18 e 19 de junho. Para esta edição estão previstas cerca de vinte vagas, dirigidas a perfis de C-Level (Chairman, CEO, CFO, COO, CMO, Dir. Recursos Humanos, Dir. Sustentabilidade, etc.). A Fundação Calouste Gulbenkian disponibilizará sete bolsas de estudo, destinadas a organizações com elevado potencial de transformação, sendo especificamente dirigidas a elementos de empresas sociais e/ou ambientais, microempresas, startups e PMEs

Referências:

[1] “Al Gore: sustainability is history’s biggest investment opportunity” (link aqui)

[2] The Sustainability Imperative, Nielsen (link aqui)

[3] Purpose at Work, LinkedIn (link aqui)

[4] Millennials – the global guardians of capital, UBS (link aqui)

[5] Sustainable Signals, Morgan Stanley (link aqui)

[6] Glossário para a Economia Convergente, LIS (link aqui)

[7] Sizing the Impact Investing Market, GIIN (link aqui)

Já conhece o programa
Paradigm Shift?
Publicado em 
24/5/2019
 na área de 
Negócios Sustentáveis

Mais artigos de

Negócios Sustentáveis

VER TODOS

Join Our Newsletter and Get the Latest
Posts to Your Inbox

No spam ever. Read our Privacy Policy
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.