Os últimos anos são em tudo paradoxais.
A

ssistimos a uma grande incerteza política com o ressurgimento de movimentos populistas que colocam em perigo as conquistas democráticas do final do século 20. Nisto, observamos uma estranha passividade e em alguns casos negação relativamente ao impacto do Homem no ambiente, por um crescente número de agentes políticos. Verifique-se, por exemplo, a decisão nos EUA de retomar a produção de eletricidade pelo carvão, as permissões para a extração de gás xistoso ou a incapacidade para estabelecer incentivos para o consumo responsável. Talvez mais estranho ainda é serem hoje as empresas a assumir a liderança do processo de sustentabilidade, por oposição aos governos (pelo menos numa parte do mundo ocidental).

As mesmas empresas que há não muito tempo eram acusadas das piores práticas com o estímulo ao consumo irresponsável, poluição descontrolada, desrespeito pelos direitos humanos e desperdício generalizado são hoje quem define em grande parte a agenda da sustentabilidade. Seguramente haverá muito a melhorar (atente-se ao exemplo recente do escândalo das emissões de CO2 por parte da Volkswagen), mas parece que a nossa esperança está mais dependente da vontade dos nossos gestores empresariais do que da vontade política, aparentemente impotente para desenvolver políticas sociais e ambientais eficazes.

O abraçar do conceito de valor partilhado avançado por Michael Porter (isto é, a criação simultânea de valor social e financeiro pelas empresas através do mercado) por grandes multinacionais como a Unilever, Philips ou Nestlé parece autêntico e, embora ainda limitado, poderá marcar a diferença para atingir os objetivos de desenvolvimento sustentável (SDGs). Na verdade, estas empresas incluem, de forma explícita, vários SDGs nos seus objectivos estratégicos.

Ao mesmo tempo, o surgimento de todo um novo setor da economia de impacto é também sinal dos nossos tempos, com uma nova geração de empresários sociais nas mais variadas formas, tentando resolver os mais diversos problemas sociais e ambientais através de lógicas de mercado. A divisão entre setor social e empresarial esbate-se assim cada vez mais, obrigando inclusive a repensar o conceito de capitalismo em alguns dos seus princípios fundamentais.

Neste contexto, há um enorme espaço (e necessidade) de inovação tanto ao nível do desenvolvimento de novos produtos e serviços como nos processos de produção e gestão. É ainda fundamental pensar em novos modelos de negócio que capturem e rentabilizem o valor gerado numa complexa teia de stakeholders. Por exemplo, numa economia circular, a reciclagem e reutilização de materiais e componentes em larga escala só será provavelmente possível se as empresas passarem de um modelo de negócio de venda tradicional para modelos de subscrição e utilização (pay per use) em que a propriedade se mantém no produtor e não passa para o consumidor (incentivando a reinserção dos produtos e materiais na cadeia de valor).

As oportunidades de inovação nesta nova realidade são imensas, mas exigem uma gestão integrada e estratégica da sustentabilidade. Quem não o fizer ficará seguramente para trás. Convido, assim, os empresários a refletirem sobre o papel que têm assumido nesta reinvenção do mercado.

A sustentabilidade já é mainstream na sua empresa?

Já conhece o programa
Paradigm Shift?
Publicado em 
10/4/2019
 na área de 
Negócios Sustentáveis

Mais artigos de

Negócios Sustentáveis

VER TODOS

Join Our Newsletter and Get the Latest
Posts to Your Inbox

No spam ever. Read our Privacy Policy
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.