Imagine passear pela praia, ver as palmeiras a baloiçarem com o vento, ouvir as ondas baterem contra a costa e cheirar o sal fresco no ar.

Foi assim que comecei o primeiro dia do Módulo 2 do programa Space for Business, em Carcavelos, Portugal. Vamos passar a semana a aprender, discutir e criar na Nova School of Business and Economics, a escola de gestão mais prestigiada de Portugal e uma das melhores nas áreas de Economia, Finanças e Gestão no mundo.

Começámos o dia com uma breve visita à Nova – uma universidade pública, que também conta com financiamento privado, o que permite a troca aprofundada e a criação de projetos com clientes reais. Um facto engraçado: o campus tem a forma de uma mão, com muitos edifícios que se estendem a partir do edifício principal até chegarem à costa.

A universidade foca-se muito na inovação e no empreendedorismo – por isso, naturalmente, sentimo-nos em casa e muito inspirados para trabalhar nos nossos projetos de impacto pessoal. Esta semana tem um foco muito mais prático e estamos a ser encorajados a trabalharmos ativamente nos nossos projetos e a aprendermos com as experiências e os conhecimentos uns dos outros. Vamos também conhecer as histórias e as estratégias de muitas start-ups espaciais.

Achei adequado que o pontapé de saída fosse dado com uma apresentação de Euclides Major, do Nova Haddad Entrepreneurship Institute. Euclides deu alguns conselhos-chave para start-ups, sendo que o mais importante é colmatar a necessidade de trazer emoções fortes para os negócios – é preciso estar-se convencido do que se está a fazer e partilhar essa narrativa. No que diz respeito às pessoas, ao progresso e aos produtos, também nos concedeu algumas dicas: “contratem pessoas melhores do que vocês”, “façam mais, mais depressa” e “não esperem apenas lançar um produto quando se sentirem orgulhosos dele”. Partilhar erros é importante, porque depois de passar por esta experiência haverá uma melhor compreensão do que é necessário fazer.

“Ao falhar a preparação, estás a preparar-te para falhar” – Benjamin Franklin

As nossas conversas estenderam-se a tópicos como sustentabilidade espacial, defesa, governação e direito. De Ricardo Conde, Presidente da Agência Espacial Portuguesa, ouvimos sobre a forma como a Europa precisa de evoluir nesta área: “Na Europa, estamos a reagir”. Conde explicou ainda como estamos presos por sermos demasiado institucionais e todos os processos demorarem mais do que o desejável, mas que existe muito potencial.

Para mim, uma lição a reter veio da apresentação de Sven Przywarra, cofundador da LiveEO. Sven explicou-nos como é importante olhar para fora do setor espacial, mesmo que os nossos negócios sejam predominantemente voltados para temas espaciais, uma vez que este setor é muito pequeno e circular.

O objetivo desta semana será focar-nos mais no processo empreendedor, desde o desenvolvimento de novas ideias até à exploração de novos modelos de negócio. Para os nossos projetos de impacto pessoal, o que significa passarmos de uma ideia inicial para a aceleração dos nossos planos, terminando na execução dos mesmos. Esta semana, os tópicos vão debruçar-se no empreendedorismo no Espaço, criatividade e ideação, venture capital e gestão.

Fiquem ligados para mais!

A vossa,

Chiara

Este texto foi primeiramente publicado no SpaceWatch.Global - leia o artigo original aqui.

Já conhece o programa
Space for Business?
Publicado em 
17/6/2022
 na área de 
Inovação & Mudança

Mais artigos de

Inovação & Mudança

VER TODOS

Join Our Newsletter and Get the Latest
Posts to Your Inbox

No spam ever. Read our Privacy Policy
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.