O abrandamento global que atravessaremos em 2023 não afetará de igual forma todos os setores de atividade. A Crédito y Caución publicou as suas previsões detalhadas de crescimento de 16 setores essenciais em 30 mercados que permitem identificar os setores que terão um bom desempenho na Europa, na América e na Ásia.

Na zona euro, especialmente exposta aos efeitos da invasão russa da Ucrânia pela sua proximidade geográfica e pela sua grande dependência dos combustíveis fósseis importados, as oportunidades de crescimento vão concentrar-se nos setores automóvel, TIC e farmacêutico.

A produção de automóveis irá crescer 7% em 2023 (contra os 3,2% mundiais), com a França na dianteira, seguida da Alemanha e do Reino Unido. Apesar de uma possível debilitação da procura, o setor ver-se-á impulsionado à medida que se recuperem os inventários e se desvaneça a ameaça do racionamento energético. O setor farmacêutico registará um forte crescimento em Itália, nos Países Baixos, na Suécia e na Suíça. A consolidação das instalações de produção, as cadeias de fornecimento e as normas de produção prometem um crescimento sólido na Europa no médio prazo. Também o setor das TIC continuará a crescer em todos os mercados europeus, apesar da elevada inflação e da incerteza económica.

Na América, prevê-se uma leve recessão nos Estados Unidos pelo efeito dos preços e das taxas de juro sobre a procura interna, o que afetará inevitavelmente outras economias da região. As oportunidades de crescimento dar-se-ão em setores como o automóvel e o transporte. O transporte nos Estados Unidos e no México cresceu dois dígitos em 2022 e manterá um bom dinamismo em 2023. Quanto à produção de automóveis, o Canadá, o México e o Brasil vão registar crescimentos superiores a 4%. A elevada carteira de encomendas e os baixos inventários vão impulsionar o setor, mas a confiança dos consumidores é baixa e a inflação elevada.

Na Ásia, a Crédito y Caución prevê que o crescimento continue a desacelerar à medida que enfraquece a procura mundial. A construção, as TIC, a alimentação e o transporte apresentam previsões de forte crescimento. A construção vai crescer cerca de 6,4% (face aos 1,9% mundiais). O crescimento será especialmente intenso na Indonésia, no Vietname e na China, que impulsionará o investimento em infraestruturas para compensar as dificuldades do imobiliário. O setor das TIC crescerá cerca de 6,5% (face aos 3,3% mundiais). Na índia, que superou todas as grandes economias durante a passada década e beneficiará de uma mão de obra numerosa, jovem, especialista em tecnologias e relativamente barata, crescerá 19%.

Também se destacam a China, o Vietname, a Tailândia e a Indonésia. A alimentação crescerá 4,0% (face aos 1,2% mundiais) devido à classe média, em crescimento em todos os mercados emergentes da região, que está a substituir os alimentos básicos por produtos de maior valor acrescentado. A China irá registar o maior aumento. O transporte e a logística vão crescer 7% (contra 3,8% em termos mundiais), devido ao aumento do transporte de passageiros e ao comércio eletrónico. O dinamismo mais intenso registar-se-á na Índia e no Japão.

Este artigo trata-se de uma republicação no âmbito de uma parceria com a Supply Chain Magazine - leia a notícia original aqui.

Já conhece a nossa
Pós-graduação em Gestão da Supply Chain?
Publicado em 
24/3/2023
 na área de 
Supply Chain & Operações

Mais artigos de

Supply Chain & Operações

VER TODOS

Join Our Newsletter and Get the Latest
Posts to Your Inbox

No spam ever. Read our Privacy Policy
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.