O Grupo Lusíadas continua a apostar na formação para fazer face aos desafios do contexto atual e foi o patrocionador das duas primeiras edições da Pós-graduação em Gestão na Saúde. Qual o balanço que faz desta parceria?
S

ofia Fernandes, Talent & Development Manager do Grupo Lusíadas, explicou-nos porque é tão importante apostar no desenvolvimento das competências e talento na área da saúde, mesmo em tempo de pandemia.

 

O Grupo Lusíadas foi o patrocinador das duas primeiras edições da Pós-Graduação em Gestão na Saúde. Porque é tão importante este investimento na educação?

Para nós é uma das peças de um plano estratégico global que contempla a preparação do nosso futuro enquanto Organização e na qual as Pessoas têm um papel preponderante. Precisamos de identificar os nossos talentos e apoiar o seu desenvolvimento para que possam manter-se motivados connosco, dar-lhes um propósito para o seu percurso e disponibilizar-lhes as ferramentas que precisam para que possam fazer um caminho de crescimento e que os prepara para lidar com os desafios atuais e futuros. Para além disso, consideramos fundamental que as Pessoas não cristalizem e sejam permanentemente incitadas a aprender. Acreditamos que esse espírito inquieto e aberto à aprendizagem contínua ajuda a dar sentido ao que cada um faz e alimenta a Organização de um ciclo contínuo de melhoria.

 

Porque escolheram a Nova SBE como parceira neste desafio?

A reputação, a credibilidade, a consistência, a inovação, a transversalidade, são fatores que valorizamos internamente e por isso quando equacionámos uma parceria com uma Business School fomos à procura dessa identidade comum. A Nova SBE surgiu naturalmente como o parceiro certo para o que queríamos fazer. Estamos muito felizes com essa escolha recíproca e sentimos que os nossos Talentos também valorizam esta oportunidade.

 

Qual a importância desta colaboração, tendo em conta a articulação do programa e dos formadores, tanto da Nova SBE como do Grupo Lusíadas?

Esta parceria vai muito além da mera frequência em Programas de Executivos. Ela permite dar um sinal às nossas Pessoas de que estamos a apostar no seu desenvolvimento e que queremos proporcionar-lhes experiências impactantes e que façam sentido no seu percurso, mas também permite associar outras dinâmicas igualmente interessantes. Dou como exemplo a possibilidade de ser Guest Speaker numa determinada disciplina para partilha de konw-how e de boas práticas, o de ser Mentor de um grupo de alunos e ajudá-los num processo de sistematização de ideias que sejam acionáveis em contexto empresarial ou até de ser júri para avaliar a resposta a diferentes Desafios Estratégicos.

 

De que modo é que esta Pós-Graduação contribui para dar resposta aos desafios atuais do setor?

Tal como já ilustrei na questão anterior, os diferentes formatos que temos articulados com a Nova SBE permitem um total alinhamento com a nossa estratégia de aprendizagem que promove um ecossistema de desenvolvimento de competências “70/20/10”, ou seja, um equilíbrio entre aprendizagens práticas/on-the-job (experiential learning – 70%), networking, mentoring e coaching (social learning – 20%) e formação em sala e e-learning (formal learning – 10%). Acreditamos que esta é a forma eficaz de responder ao contexto em que estamos inseridos e porque temos de ter consciência que o mundo deixou de ser VUCA (Volatile, Uncertain, Complex and Ambiguous — Volátil, Incerto, Complexo e Ambíguo) e passou a ser BANI (Brittle, Anxious, Nonlinear and Incomprehensible — Frágil, Ansioso, Não linear e Incompreensível). É por isso necessário ajustar as abordagens de desenvolvimento das Pessoas. A pandemia mostrou ao mundo que estamos expostos a riscos de diversas naturezas, que a nossa fragilidade gera ansiedade nas Pessoas, que manter um planeamento exaustivo já não é viável e que a própria incompreensibilidade é uma consequência das informações contraditórias e do rápido avanço tecnológico. Se não tivermos esta consciência e não a traduzirmos na forma como ajudamos as Pessoas a desenvolverem-se para lidar com isto, a Organização, independentemente do setor onde estiver, não vai ser capaz de lidar com os desafios atuais.

 

Esta Pós-Graduação também tem o benefício de atribuir uma bolsa Lusíadas Knowledge Center. Porque decidiram premiar o melhor aluno de cada edição?

Simplesmente porque todos nós gostamos de reconhecimento, em especial quando ele é o resultado de algo a que dedicamos o nosso tempo e a nossa energia. Os alunos desta Pós-Graduação tiveram um desafio acrescido em relação aos outros, porque sendo do setor da saúde tiveram de estar em simultâneo a gerir um contexto de pandemia nas suas Unidades de Saúde e a ser capazes de não desistir do seu propósito de crescer, de aprender, de se superar. Foi sair da sua zona de conforto em duas frentes ao mesmo tempo e o objetivo foi atingido com sucesso. O prémio Lusiadas Knowledge Center simboliza de uma forma geral um reconhecimento pelo investimento numa experiência impactante e disruptiva, e que quer destacar o aluno que melhor conseguiu equilibrar todas as dimensões da aprendizagem a que se propôs e que lhe foi proposta, vincando a importância de mantermos um espírito inquieto em relação ao desenvolvimento das nossas competências.

Já conhece a pós-graduação em
Gestão na Saúde?
Publicado em 
28/5/2021
 na área de 
Setorial

Mais artigos de

Setorial

VER TODOS

Join Our Newsletter and Get the Latest
Posts to Your Inbox

No spam ever. Read our Privacy Policy
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.