Miguel Pina e Cunha e Arménio Rego lançam novo livro em Outubro. Como pré publicação, disponibilizamos aos nossos leitores alguns extratos deste novo trabalho, "Paradoxos da Liderança", onde os autores abordam e se debruçam sobre como gerir contradições, dilemas e tensões da vida organizacional.
P

ara reservar o seu exemplar basta enviar um e-mail para sílabo@silabo.pt com os seguintes dados: Assunto - reserva do livro "Paradoxos da Liderança" | Nome | Morada | E-mail de contacto (se diferente do de envio) | Corpo do e-mail - Pretendo reservar e receber um exemplar do livro "Paradoxos da Liderança", logo após a sua publicação.

Devemos ser pessimistas acerca do otimismo?

O otimismo e a energia positiva são essenciais para o trabalho dos líderes. Esses atributos criam efeitos heliotrópicos nos liderados e noutros stakeholders. Os efeitos heliotrópicos são assim denominados devido à atração que os sistemas vivos revelam pela energia positiva (a luz solar que lhes dá vida) e à repulsa pela energia negativa (o que lhes empobrece a vida). Por conseguinte, um bom líder mobiliza a sua equipa através de energia positiva e do otimismo. Desse modo, promove a vitalidade, a dedicação e o espírito de missão em prol de objetivos dignos e sustentáveis.

Todavia, o dispêndio excessivo de energia pode ter efeitos destrutivos. O excesso de trabalho pode conduzir ao esgotamento do próprio e da equipa. Eis o que escreveu a revista Única, do Expresso (12 de novembro de 2011), acerca de António Horta Osório, enquanto CEO do Lloyds:

«Fontes do banco citadas pelo Financial Times dizem que continuava a trabalhar as 12 horas diárias, jogar ténis duas vezes por semana e cumprir a extenuante agenda de compromissos. Só que o discurso começou a ficar mais lento, o peso a diminuir e o olhar a perder o brilho de entusiasmo que o caraterizava. Entretanto, o próprio Horta Osório revela numa entrevista a um jornal inglês, em julho, que entra no banco às seis da manhã, marca reuniões de trabalho inclusive ao domingo e a família já se queixa de quase não o ver».

Consequência? Internamento numa clínica durante meses, sem acesso a correio eletrónico nem telefone. No mesmo número da Única eram abordados outros exemplos de líderes (e.g., Pedro Norton de Matos – Oni; Masataka Shimizu – Tepco; Jeff Kindler – Pfizer) que sucumbiram ao excesso de trabalho. É possível que o otimismo os tenha conduzido a desvalorizar os riscos de colapso.

O excesso de otimismo também pode conduzir a equipa a negligenciar riscos e problemas, e a persistir em caminhos e decisões realmente inviáveis. Pode levar o líder a sobrestimar as suas forças e as da equipa, e a subestimar o potencial combativo dos concorrentes e adversários, impelindo-os a enveredar por guerras perigosas. O excesso de otimismo promove a felicidade artificial e desencoraja a reflexão crítica – originando um estilo de liderança Prozac.

Um possível efeito da liderança Prozac é a tendência do líder para enveredar por aquisições menos prudentes. A aquisição do banco holandês ABN Amro pelo Royal Bank of Scotland (RBS), em 2007, é elucidativa. A operação, que ascendeu a 62 mil milhões de dólares, foi a maior aquisição bancária da história e ocorreu precisamente quando a recessão global emergiu. Os riscos foram subestimados, as devidas diligências não foram tomadas, os sinais de aviso foram ignorados.

Uma combinação paradoxal

A solução para enfrentar o desafio pode ser a combinação paradoxal de otimismo com níveis razoáveis de pessimismo. O melhor líder é simultaneamente otimista e pessimista – dependendo das circunstâncias. O pessimismo ajuda o otimista a ser realista. E o otimismo impede que o pessimismo se transforme em inação ou incapacidade para enfrentar vigorosamente desafios. A combinação de otimismo e pessimismo gera flexibilidade e realismo. Aung San Suu Kyi, já antes referida, que foi durante anos detida e maltratada, autodescreveu-se como «cautelosamente otimista». A sua paradoxalidade está também representada num conselho que ela própria recebeu de um monge budista: «Para alcançar felicidade, é preciso estar preparado para sofrer

Atente-se no que, de modo similar, escreveu José Tolentino Mendonça no Expresso E:

«Para aceder à alegria (...), a vida tem de ganhar porosidade. Mesmo que o seu preço inclua a dor. Frequentemente, um sofrimento deve escavar primeiro em nós a profundidade que depois a alegria irá preencher

Em suma: a alegria requer disponibilidade para a dor. Paradoxalmente, «quem teme o sofrimento sofre já aquilo que teme». O otimismo requer estar preparado para a adversidade – ou seja, necessita de algum pessimismo. A sabedoria associada ao paradoxo já fora enunciada por Tolentino numa entrevista concedida em dezembro de 2013:

«Lembro-me daquela história oriental: Um discípulo foi ter com o seu professor de meditação, cheio de tristeza, quase a desistir, e confessa-lhe: ‘A minha prática de meditação é um fracasso! Ou me distraio completamente, ou as pernas me doem, ou me entrego ao sono’. ‘Isso passará’, disse o mestre suavemente. Uma semana depois, o mesmo estudante voltou à presença do mestre, mas agora eufórico: ‘A minha prática de meditação tornou-se maravilhosa! Sinto-me tão vigilante e tão pacificado. É simplesmente extraordinário’. O mestre respondeu-lhe com a mesma tranquilidade: ‘Isso também passará’

Lição: quando estamos pessimistas, convém pensar que haverá razões para estarmos otimistas; quando estamos otimistas, convém refletir sobre a chegada possível de menos boas notícias. A gestão desta tensão é crucial para a liderança. Otimismo sem pessimismo conduz à subestimação de riscos e a decisões perigosas ou irrealistas – mas o pessimismo sem o otimismo pode conduzir à inação e à incapacidade para enfrentar riscos. Para se ser bem-sucedido, no longo-prazo, é preciso estar preparado para a derrota – mas sem ficar manietado por essa possibilidade. E a vitória tida como garantida pode ser uma boa passagem para a derrota.

Otimismo pessimista, pessimismo otimista:

Ideias-chave

Um bom líder mobiliza-se a si próprio e à sua equipa através de energia positiva e otimismo. Todavia, o excesso de energia e de otimismo pode ter efeitos destrutivos sobre o líder e os liderados. Não se destrua a si próprio nem os outros. Não seja excessivamente otimista ao ponto de desvalorizar os riscos.

Três implicações para a ação

  • Seja otimista, mas também pessimista. Acredite na possibilidade de vitória, mas atente nos riscos, problemas e adversidades.
  • Promova o otimismo e o pessimismo na sua equipa e na organização.
  • Fomente as boas expetativas, mas mantenha as pessoas focadas nos riscos, nas adversidades e nos possíveis obstáculos.
  • Se quer ser feliz, prepare-se para sofrer. Se quer continuar a ser otimista, seja também pessimista.
Já conhece o programa
Liderança Eficaz?
Publicado em 
4/6/2020
 na área de 
Liderança & Pessoas

Mais artigos de

Liderança & Pessoas

VER TODOS

Join Our Newsletter and Get the Latest
Posts to Your Inbox

No spam ever. Read our Privacy Policy
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.