O futebol é o desporto que soma mais fãs em Portugal. Eu já cá vivo há mais de 20 anos e não me lembro de ver uma nação sofrer tanto como nos últimos 15 minutos do jogo contra a França no último campeonato europeu. No fundo, qualquer português de corpo e alma pensava que, mesmo estando a vencer, tudo podia correr mal. Mas, dessa vez, não correu.
D

epois de um legado de derrotas em fases decisivas e de um golo da Grécia que levou a taça para fora do país em 2004, é compreensível que o golo de Éder não parecesse suficiente quando ainda faltavam 11 minutos de um jogo de 120. Eu estava no aeroporto à espera de um voo, rodeado de uns tantos portugueses que, como eu, nunca pensaram que Portugal chegasse à final.

Mas o que mudou?

Se olharmos para as grandes organizações, há 3 coisas que fazem e que têm sempre feito. Quer falemos da General Electric nos anos 80, da Microsoft nos anos 90 ou da Google em 2000, há 3 coisas que lhes deram vantagem no marcador:

1. Ter clareza estratégica;

2. Implementar com rigor e disciplina;

3. Construir uma cultura de alto desempenho.

O mesmo se aplica à seleção portuguesa. 

Antigamente, a seleção nacional tinha um estilo de jogo que entretinha os adeptos, mas faltava consistência e, por isso, campeonatos. Hoje, a equipa parece saber exatamente o que fazer para ganhar: defender primeiro e esperar por uma oportunidade de golo. A realidade é que temos avançados eficazes que conseguem fazer a diferença em segundos, mas primeiro é preciso garantir que a bola não entra na nossa baliza. Esta clareza estratégica é fundamental para se obter resultados. 1 

Como todos sabem o que precisam de fazer, os jogadores seguem a tática à risca, implementando-a com rigor e disciplina. Por isso, quando assistimos a um jogo de Portugal no campeonato do mundo, reparamos que, no momento em que a equipa adversária está a atacar, os jogadores se posicionam atrás da linha da bola, com o objetivo comum de anular a jogada do adversário. Neste ponto, é preciso também agradecer ao capitão, Cristiano Ronaldo, por ser um líder que inspira a equipa pela sua disciplina incontestável e método de trabalho rigoroso. 2 

Finalmente, da equipa técnica aos jogadores, todos dão o seu melhor diariamente, promovendo uma cultura de alto desempenho. Todos trabalham para o mesmo resultado, tentando aperfeiçoar o seu papel individual com a estratégia em mente. A realidade é que o percurso da seleção portuguesa foi tudo menos fácil durante o Euro 2016, mas o foco permitiu-lhes ultrapassar o menos bom. 3 

No ínicio, os portugueses queixavam-se que era um jogo “feio”, que Portugal não era capaz de ganhar em 90 minutos e que “no tempo do Eusébio é que era”. Depois, surge a vitória que nunca soube tão bem! E essa vitória só foi possível porque o selecionador nacional conseguiu analisar os recursos que tinha e desenhar a tática de acordo com os seus pontos fortes e os seus pontos fracos, dando aos jogadores o que falta a 99% das empresas: clareza estratégica.

Fernando Santos parece ter mudado a história da seleção portuguesa ao levar a clareza estratégica para campo, ao motivar para a disciplina e ao ser objetivo nas críticas, levando a uma cultura de alto desempenho. E isto parece provar que o que funciona para as empresas, funciona para o futebol.

Já conhece o programa
Centro de Alto Rendimento de Liderança?
Publicado em 
29/6/2018
 na área de 
Gestão & Estratégia

Mais artigos de

Gestão & Estratégia

VER TODOS

Join Our Newsletter and Get the Latest
Posts to Your Inbox

No spam ever. Read our Privacy Policy
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.