partida,a existência de mais opções de escolha parece sempre positiva. De acordo com opsicólogo americano, “quanto mais liberdade tivermos, mais bem-estar temos. Nãoé possível ter liberdade sem ter escolha. Por isso, quanto mais escolhativermos, mais liberdade temos. Logo, quanto mais escolha tivermos, melhorestamos”. Um raciocínio lógico, mas que nem sempre é verdadeiro.
Terpossibilidade de escolha é algo positivo, mas também tem um lado negativo,porque, atualmente, temos mais escolha do que necessitamos. E se lhedisséssemos que demasiada escolha pode prejudicar o seu processo detomada de decisão e a sua felicidade?
BarrySchwartz argumentaria que este é um problema da educação das sociedadesmodernas ocidentais: não é suposto contentarmo-nos com nada, a menos que seja omelhor. O mundo digital está a agudizar o problema, porque, ao abrir um mundode possibilidades infinitas, também criou o FOMO (fear of missing out) e um medo cadavez maior de fazer a escolha errada, num mar de ofertas.
Sabiaque estudos revelaram que oferta a mais pode paralisar o consumidor? Numaexperiência, colocaram uma banca com 24 sabores de doces para os consumidoresexperimentarem e noutra apenas seis. A segunda montra vendeu mais frascos dedoce do que a primeira, porque muitos consumidores ficavam paralisados com aquantidade de sabores disponíveis e temiam fazer uma má escolha. E mesmo que umconsumidor consiga ultrapassar a paralisia da escolha, segundo o autornorte-americano, estatisticamente, quanto maior é o leque de opções, maisafetada é a qualidade das escolhas. Por último, mesmo que seja possívelultrapassar esta paralisia e escolher bem dentro da complexidade, surge outroproblema: o quão satisfeitos ficamos com a nossa decisão.
Porqueacabamos sempre insatisfeitos? Barry Schwartz explica-lhe, no vídeo abaixo,porque a satisfação absoluta se trata de uma impossibilidade:
Aescolha num leque alargado de opções pode provocar mais stress, mais erros,menos satisfação e, até, burnout.
Qualé a solução? Procurar o “bom o suficiente”, perceber que a maximização não é aresposta para todos os problemas. Junte-se a Barry Schwartz e à grande jornadade aprendizagem do Adam’s Choice para descobrir como alterar o seu mindset, para que possa fazer melhoresescolhas.
O programa Adam’s Choice prende-se,intrinsecamente, ao conceito de Choosenology.Cada participante é instruído sobre o impacto do processo da tomada de decisão,refletindo sobre a sua individualidade e ganhando consciência de si próprio,numa jornada de crescimento única e transformadora. Proporciona aosparticipantes uma experiência de aprendizagem ímpar e dá-lhes a oportunidade dese desenvolverem de forma mais holística, englobando corpo, mente e espírito,abordando as seis dimensões do Instituto Nacional de Bem-Estar (emocional,espiritual, intelectual, social, física e ocupacional).