Um maior número de escolhas concede-nos mais liberdade. No entanto, demasiadas opções limitam-nos a capacidade de decisão. Se concordou com estas duas afirmações, então acredita que existe um paradoxo da escolha, um termo cunhado por Barry Schwartz, psicólogo norte-americano, especializado na interseção entre a psicologia e a economia. Saiba que este conceito pode mesmo ser capaz de mudar a forma como vê a vida.
À

partida,a existência de mais opções de escolha parece sempre positiva. De acordo com opsicólogo americano, “quanto mais liberdade tivermos, mais bem-estar temos. Nãoé possível ter liberdade sem ter escolha. Por isso, quanto mais escolhativermos, mais liberdade temos. Logo, quanto mais escolha tivermos, melhorestamos”. Um raciocínio lógico, mas que nem sempre é verdadeiro.

Terpossibilidade de escolha é algo positivo, mas também tem um lado negativo,porque, atualmente, temos mais escolha do que necessitamos. E se lhedisséssemos que demasiada escolha pode prejudicar o seu processo detomada de decisão e a sua felicidade?

BarrySchwartz argumentaria que este é um problema da educação das sociedadesmodernas ocidentais: não é suposto contentarmo-nos com nada, a menos que seja omelhor. O mundo digital está a agudizar o problema, porque, ao abrir um mundode possibilidades infinitas, também criou o FOMO (fear of missing out) e um medo cadavez maior de fazer a escolha errada, num mar de ofertas.

Sabiaque estudos revelaram que oferta a mais pode paralisar o consumidor? Numaexperiência, colocaram uma banca com 24 sabores de doces para os consumidoresexperimentarem e noutra apenas seis. A segunda montra vendeu mais frascos dedoce do que a primeira, porque muitos consumidores ficavam paralisados com aquantidade de sabores disponíveis e temiam fazer uma má escolha. E mesmo que umconsumidor consiga ultrapassar a paralisia da escolha, segundo o autornorte-americano, estatisticamente, quanto maior é o leque de opções, maisafetada é a qualidade das escolhas. Por último, mesmo que seja possívelultrapassar esta paralisia e escolher bem dentro da complexidade, surge outroproblema: o quão satisfeitos ficamos com a nossa decisão.

Porqueacabamos sempre insatisfeitos? Barry Schwartz explica-lhe, no vídeo abaixo,porque a satisfação absoluta se trata de uma impossibilidade:

 

Aescolha num leque alargado de opções pode provocar mais stress, mais erros,menos satisfação e, até, burnout.

Qualé a solução? Procurar o “bom o suficiente”, perceber que a maximização não é aresposta para todos os problemas. Junte-se a Barry Schwartz e à grande jornadade aprendizagem do Adam’s Choice para descobrir como alterar o seu mindset, para que possa fazer melhoresescolhas.

programa Adam’s Choice prende-se,intrinsecamente, ao conceito de Choosenology.Cada participante é instruído sobre o impacto do processo da tomada de decisão,refletindo sobre a sua individualidade e ganhando consciência de si próprio,numa jornada de crescimento única e transformadora. Proporciona aosparticipantes uma experiência de aprendizagem ímpar e dá-lhes a oportunidade dese desenvolverem de forma mais holística, englobando corpo, mente e espírito,abordando as seis dimensões do Instituto Nacional de Bem-Estar (emocional,espiritual, intelectual, social, física e ocupacional).

Publicado em 
23/6/2021
 na área de 
Adam's Choice

Mais artigos de

Adam's Choice

VER TODOS

Join Our Newsletter and Get the Latest
Posts to Your Inbox

No spam ever. Read our Privacy Policy
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.