Há alguns anos, em pequenas vilas ou aldeias, era comum ver-se pequenos comerciantes irem de porta em porta, como o padeiro ou o peixeiro, modelos de negócio que nos dias de hoje têm vindo a desaparecer. No entanto, por vezes é preciso dar um passo atrás para dar dois em frente, e numa situação de pandemia como aquela em que vivemos, este modelo de negócio é vantajoso para manter as pessoas em casa e com produtos frescos todos os dias.
D

e acordo com um artigo exclusivo do Expresso, no interior do país já se começa a sentir esse modelo de negócio aplicado a pão, leite, jornais e livros. Num primeiro momento os empresários substituíram os estafetas nas entregas de mercadorias, mas a solução imposta pela pandemia passou pela adoção desta micrologística porta-a-porta, feita por pequenos operadores, ou através de soluções municipais.

Uma das vantagens da pandemia foi ter acelerado as entregas ao domicílio, poupando custos e aumentando receitas ao comércio local, mas de acordo com a fonte ainda faltam planos municipais e redes de banda larga que agilizem o acesso às plataformas electrónicas e reduzam as deslocações.

Cada vez mais se vêem estafetas nos mais variados veículos, a entregar mercadorias nas vilas e cidades no interior do país, aproveitando os casos de confinamento causados pela pandemia. Trata-se de mercadorias encaminhadas pelo pequeno comércio, que alteraram a forma como é feita a distribuição de bens e o armazenamento de produtos.

O Expresso também explica que um dos principais centros de micrologística fica nas Beiras, na estrada nacional 229, a poucos quilómetros da via que liga ao Douro, e vende desde mercearias a produtos para a lavoura e combustíveis.

Agostinho Oliveira, administrador da Janeira, conta que “entregamos tudo nos concelhos aqui à volta, do Sátão a Aguiar da Beira, às vezes Trancoso ou mesmo Penalva do Castelo”. Este enorme armazém é o responsável por abastecer esta região rural e sem grande oferta comercial, e satisfaz as necessidades dos clientes, que podem ir desde adubo a lenha ou açúcar. Todos os dias, em pequenos furgões, “as entregas são carregadas na loja e seguem para os clientes”.

Este artigo é uma republicação no âmbito da parceria entre a Nova SBE Executive Education e a Supply Chain Magazine » Leia o artigo original

Conhece a nossa Pós-graduação em
Gestão da Supply Chain?
Publicado em 
22/2/2021
 na área de 
Supply Chain & Operações

Mais artigos de

Supply Chain & Operações

VER TODOS

Join Our Newsletter and Get the Latest
Posts to Your Inbox

No spam ever. Read our Privacy Policy
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.