Quem vai ser a próxima Presidente da República?

Imagino que a pergunta vos tenha feito pensar em mulheres. Possivelmente pensaram em mulheres que já se candidataram - ou talvez tenham tido dificuldade em imaginar mulheres que pudessem agora candidatar-se.

Outra pergunta: pensariam em mulheres se a pergunta fosse feita no masculino?

A pergunta "quem será o próximo Presidente da República?" faz-nos tipicamente pensar nas imagens que já vimos, num país que até agora só teve homens a desempenhar este cargo. Tendemos a lembrar-nos de imagens do passado para projetar o futuro. E, para esta pergunta, teremos talvez mais respostas possíveis, até porque temos sempre mais facilidade em imaginar homens em cargos de liderança. O perfil parece sempre mais adequado, o encaixe mais confortável.

O masculino na nossa língua é alguma vez verdadeiramente neutro? Não parece.

Uma pergunta neutra em termos de género seria "quem será a próxima pessoa a ser eleita Presidente da República?". Neste caso talvez consigamos pensar logo em mulheres, dependendo do peso das memórias e das imagens que temos. Ou talvez não.

Mas se perguntarmos "quem será a próxima ou o próximo Presidente da República?", é mais difícil esquecermo-nos de equacionar mulheres.

Ou seja, a linguagem importa, porque não é só consequência de como pensamos: muitas vezes é a linguagem que nos faz (ou não) pensar, é a linguagem que determina as nossas escolhas e ações.

O impacto das três formulações da mesma pergunta é bem diferente: a pergunta no masculino "neutro" reforça o passado, que afastou as mulheres do espaço público e político; a pergunta neutra reforça o presente, ainda com um grande lastro de discriminação (nomeadamente no acesso a cargos de liderança) que vem desse passado; a pergunta que explicita o feminino e o masculino obriga-nos a tentar imaginar um futuro melhor.

O debate sobre linguagem inclusiva gera sempre resistências, começando pela preguiça que costuma vir associada a tudo o que é novo - e que exige aprendizagem. Mas é altura de percebermos que perdemos muito se não vencermos esta preguiça. E que não é assim tão difícil fazê-lo.

Numa empresa, é sempre fundamental evitar que o "falso neutro" (ou seja, o masculino) nos faça esquecer das mulheres:

  • porque importa que pessoas com as capacidades certas para funções de liderança sejam efetivamente consideradas, com a noção de que temos mesmo assim mais resistência (por uma questão de hábito) a imaginar mulheres em cargos de poder;
  • porque importa que o desenho institucional (incluindo horários e metodologias de trabalho) garanta que tanto mulheres como homens conciliem a vida profissional com a vida pessoal e com a vida familiar;
  • porque a nossa cultura é muito assente na desigualdade - e ensinada desde o momento em que nascemos - acaba até por fazer com que as mulheres sejam tipicamente expostas a mais dimensões da vida do que os homens (incluindo a dimensão fulcral do cuidar); lembrar a existência de mulheres a cada passo - e incluir sempre mulheres nos processos de tomada de decisão - pode ajudar-nos a perceber melhor o mundo em que vivemos e que muitas vezes esse não é o mundo que nos ensinaram a ver; aliás, em geral, a diversidade aos mais diferentes níveis (de género, origem étnico-racial, orientação sexual, etc.) contribui para decisões mais informadas e adequadas à realidade, porque a nossa história de desigualdade faz com que haja ainda muitos dados relevantes que só são conhecidos por quem é alvo dessa desigualdade.

O "masculino neutro" é sempre falso, na linguagem e nas práticas. Idealmente, cada empresa desenhará e implementará, por isso, o seu plano para a igualdade, que inclua a linguagem. Mas, começando pela linguagem, como podemos então torná-la inclusiva?

Uma forma simples que funcionou sempre para mim: falar e escrever começando por pensar que só existem mulheres no mundo; e depois acrescentar os homens (é improvável que nos esqueçamos de homens, não há risco em deixá-los para o fim).

As mulheres não são parêntesis como em “Caros(as) amigos(as)”, são tão centrais como os homens. E, quando possível, devem surgir primeiro para nos lembrar de que tendem a surgir sempre depois no nosso pensamento: "Caras/os amigas/os". Ou, sem barras, "caras amigas e caros amigos".

E, claro, há várias palavras neutras que podemos privilegiar em vez de usarmos palavras cheias de género - porque também é bom podermos garantir alguma economia na comunicação e evitarmos muitas barras na linguagem escrita. Reparem neste texto: quantas vezes aparecem as barras?

Eu podia ter escrito ali em cima "esse não é o mundo que fomos ensinadas/os a ver" e em vez disso optei por "esse não é o mundo que nos ensinaram a ver". Resolvido.

Não é difícil escrever e falar e pensar em linguagem inclusiva; o guia publicado pela CIG ajuda - e há várias formulações alternativas que têm sido propostas, até porque a linguagem inclusiva também pode e deve ser pensada para incluir outras minorias de poder, como as pessoas LGBT+.

Mas, se queremos mesmo muito usar o género e evitar barras ou repetições, porque não alternar o feminino e o masculino ao longo de um texto? E, claro, sempre que queremos pensar em dimensões das quais as mulheres tipicamente, foram excluídas - como a Presidência da República -, explicitemos, enfatizemos, deixemos a nossa imaginação ver mais longe.

O nosso futuro pode mesmo ser melhor do que o nosso passado.

Já conhece o
Women's Leadership Program?
Publicado em 
17/2/2023
 na área de 
Liderança & Pessoas

Mais artigos de

Liderança & Pessoas

VER TODOS

Join Our Newsletter and Get the Latest
Posts to Your Inbox

No spam ever. Read our Privacy Policy
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.