vitória, anunciada esta terça-feira, abre portas à dupla para representar Portugal na categoria de Marketing da competição internacional dos Young Lions, integrada no festival internacional de criatividade Cannes Lions.
Para Francisco Santos, que frequentou a Pós-graduação em Gestão Aplicada e começou a carreira na Nova SBE, esta é também uma conquista para o setor da educação, “que não é propriamente considerado sexy ou criativo”, sendo por isto importante «desmistificar a ideia do que é uma marca que pode ser considerada institucional, e que, mesmo assim, consegue desenvolver talento na área da criatividade e bons profissionais, capazes de entregar projetos “fora da caixa”».
“Eu e a Mariana antes trabalhávamos juntos e queríamos desafiar um bocadinho esse estigma. A ideia foi mesmo participar, sem qualquer perspetiva de que pudéssemos vir a ser chamados. E, como staff da Nova, candidatámo-nos [à fase de shortlisting] só com projetos que fizemos para a Nova Executive Education”, explicou, acrescentando que a fase de apuramento nacional foi “um desafio muito grande, em 48 horas, perceber tudo sobre uma marca, os seus concorrentes, o benchmark, e que proposta entregar para acrescentar valor ao cliente”, mas que não se deixaram toldar pelos nervos desta primeira participação na competição.
Para Mariana Coimbra, atualmente Head of Marketing da ERA Imobiliária, tendo também pertencido à equipa de Marketing e Comunicação da Nova SBE Executive Education durante cinco anos, o dia da vitória foi repleto de “emoções fortes”. A qualidade da competição, com participantes de setores “que podiam ser mais disruptivos neste contexto”, com mais experiência e participações em edições passadas, concedeu ainda um maior valor à medalha.
“Sempre tivemos noção de que fazíamos um bom trabalho e que tínhamos ótimos resultados, mas este é um setor que não é tão reconhecido como empregador. E conseguirmos vencer face a empresas que são consideradas as maiores escolas de marketing em Portugal é um grande achievement!”.
Esta fase de competição serve para o apuramento dos vencedores de cada país em sete categorias criativas. As sete duplas classificadas em primeiro lugar, em cada uma das áreas, terão de completar um novo desafio na área da comunicação, no festival Cannes Lions. Esta fase final será ainda mais exigente, uma vez que, em vez de 48h para apresentar uma solução, as equipas terão apenas um dia.
A maior exigência, no entanto, não desvia a mira do objetivo nem coloca maior pressão, garante a dupla de representantes da Nova SBE Executive Education.
“A expectativa não é ganhar. Mais do que isso, é fazer uma boa representação e estarmos confiantes do projeto que vamos entregar em Cannes”.