O programa que junta – no nome e em sala de aula - a business school líder em Portugal e o maior grupo de meios do país está quase a chegar. Chama-se Nova WPP Digital Week e a 1.ª edição decorre já nos próximos dias 9 a 13 de abril de 2018. Durante uma semana intensiva, profissionais de todos os setores vão explorar o Marketing Digital não só numa perspetiva estratégica e de negócio, mas, também, e sobretudo, numa perspetiva altamente prática com os que melhor o implementam no seu dia a dia.
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o âmbito da parceria institucional da Nova SBE com o grupo WPP, que já resultou em várias masterclasses e conferências, as duas entidades lançam agora a 1ª edição do programa Nova WPP Digital Week. Este curso intensivo é fruto da ambição de juntar o know-how dos professores de marketing da Nova SBE a uma perspetiva mais prática e orientada para o mercado, trazida para a sala de aula pelos profissionais das várias agências de meios do grupo. Neste sentido, o programa promete tanto de estratégia como de implementação e, acima de tudo, um espaço de debate sobre os desafios do setor e partilha de best practices.

Dia 1: Criar Valor para os Novos Consumidores da Era Digital

Naturalmente, esta jornada começa na estratégia de marketing adaptada aos novos paradigmas digitais. O professor Jorge Velosa dá o mote, repensando o consumidor na era digital, e como construir o diálogo integrado e omnicanal que o novo consumidor procura. Com uma vasta carreira, não somente, académica mas, também, como consultor e em cargos de chefia na indústria de bens de consumo, nomeadamente na Sara Lee, na Vileda e na Henkel, a manhã do primeiro dia despertar-nos-á para um novo paradigma da comunicação de marketing.

Depois do almoço, a conversa continua, conduzida pelo professor António Marinho Torres. Com uma carreira internacional que já passou por empresas como a Unilever, a Cadbury ou a Nokia, o professor lançará as primeiras pistas sobre a criação de valor através das novas tecnologias de marketing.

Dia 2: Redesenhar a Estratégia de Comunicação através do Marketing Digital

No segundo dia, a professora Catherine da Silveira conclui o debate sobre o novo consumidor, seguindo novas tendências de consumo, a crescente importância das tribos e o imperativo de qualquer profissional de marketing entender profundamente a jornada dos seus consumidores. Este debate beneficiará de uma visão ampla de uma professora com uma carreira profissional que passou por empresas como a Unilever, Nestlé, Fundação Calouste Gulbenkian e L’Oréal, esta última onde esteve 14 anos e geriu divisões tanto de luxo como de mass market.

Compreendido o novo consumidor, o professor Jorge Velosa apresentará as primeiras ferramentas para tornar a comunicação de marca digital, apresentando estratégias tanto digitais como sociais com objetivos de outbound e inbound.

Dia 3: Implementar Estratégias Digitais e Sociais

Dado o enquadramento teórico, no terceiro dia os participantes poderão começar a implementar a estratégia. O professor António Marinho Torres facultará ferramentas práticas de marketing digital, nomeadamente um framework que contempla uma estratégia integrada de display, search, dialogue e WOM (word of mouth), concluindo assim o contributo do corpo docente “da casa” no programa e passando o testemunho aos nossos parceiros.

A primeira agência do grupo a entrar em cena é a MediaCom, representada pelo Tiago Monteiro, Head of Business Planning, que explorará como estas novas dinâmicas devem ser consideradas aquando da conceção dos briefings de comunicação, realçando o seu papel simplificador numa conjuntura que é essencialmente complexa, e como se materializam posteriormente no chamado “plano de meios” como output final.

Dia 4: O Desafio da Analítica e do Big Data

O quarto dia do programa, segundo a cargo da WPP, será em torno das analytics, trazendo mais duas agências ao Executive Leadership Center. Da parte da manhã, André Melo, Head of Analytics & Insights na GroupM, discutirá o que distingue as áreas da estatística, data mining, machine learning e qual o paradigma de dados a que estão associados, apresentando, de seguida, quais as principais tarefas de data mining e como se ligam com os desafios do negócio. “O principal objetivo é que o participante fique com uma visão clara sobre os conceitos-chave na área analítica e a sua aplicabilidade a contextos de negócio”, diz-nos André Melo.

Da parte da tarde, Ricardo Santos toma a palavra, falando-nos de novos conceitos como o big data, a segmentação e a modelação preditiva no ecossistema digital. O Head of Digital da MindShare aprofundará três pilares – dados, tecnologia e conteúdos – essenciais para a identificação e segmentação de audiências, concluindo com o entendimento do que é um measurement framework, a importância do mobile e a perspetiva de evolução futura. Para o responsável pela atividade digital da agência de meios, “o principal objetivo é providenciar ao participante uma visão global sobre o impacto da tecnologia digital na comunicação e nos negócios.”

Dia 5: Hands-On em Digital Media

No último dia, a abordagem será ainda mais hands-on que nos anteriores, com exercícios práticos em todas as sessões e, inclusive, um orçamento para gerir. Mais do que teoria e estratégia, os 3 oradores do dia falar-nos-ão de ferramentas concretas e best practices dos vários media à disposição dos digital marketeers.

Começando pelo search, pago e orgânico, e as web analytics, Ricardo Santos focar-se-á no motor de busca líder de mercado, a Google, e as ferramentas que o mesmo fornece aos profissionais de marketing, nomeadamente o Google Trends, o Google Keyword Planner e – dispensando apresentações – o Google Analytics. A abordagem terá muito em conta as métricas mais importantes em cada momento, e como utilizar os dados no processo de tomada de decisão.

De seguida, Sérgio Oliveira, Diretor da Xaxis Portugal, apresenta-nos ao mundo do display e as novas tendências da compra programática nos diversos suportes digitais. Apresentando os novos modelos de negócio em vigor do mercado português, por comparação aos meios tradicionais offline, Sérgio defende que “a evolução da media tornará também programática a compra de meios offline, como a TV e a Rádio”, e, por isso, a sua abordagem ao tema do programático incluirá, também, a avaliação de novas métricas de negócio, nomeadamente viewability, native ads e uma análise aos temas de Brand Safety e Adfraud.

Por fim, recebemos a Chief Innovation Officer da nova agência Wavemaker (junção em junho de 2017 das duas agências de meios do GroupM, MEC e Maxus), que nos falará do paradigma do social media em Portugal. Dos dos & don’ts em community management às capacidades do targeting, Carla Rodrigues permitirá uma reflexão sobre as principais tendências e o que os consumidores mais gostam nestas redes, perpassando a importância de uma estratégia de paid media e o seu papel na estratégia global da marca. A responsável pela inovação e digitalização da agência pretende “que cada participante conheça os principais dados de cada rede social e o papel que ela ocupa na vida dos portugueses”.

Ao todo, são 8 oradores, especialistas comprovados nas suas áreas de expertise dentro do mundo do marketing digital, que entrarão detalhadamente em cada dimensão da nova atividade de marketing. Entre 9 e 13 de abril, cada participante poderá passar de um profissional de marketing (ou entusiasta da temática) a um verdadeiro digital marketeer, ciente dos novos desafios e das oportunidades deste novo paradigma – e, acima de tudo, consciente que um profissional de sucesso nunca poderá parar de atualizar os seus conhecimentos.

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Publicado em 
23/3/2018
 na área de 
Marketing & Vendas

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