Pensar o futuro é-nos inato. A capacidade de antecipar as consequências das nossas ações e de visualizar o futuro sob diferentes circunstâncias é uma característica que nos define como seres humanos. A construção e utilização de Cenários (Scenario Planning & Thinking) para a tomada de decisão tem uma história já longa, a qual acelerou após a 2ª Guerra Mundial com organizações como a RAND Corporation e o Hudson Institute. Muito recentemente, foi impulsionada pela pandemia e a “abertura de futuros” que esta disrupção implicou para as organizações.

Os Cenários são narrativas de ambientes alternativos nos quais as decisões de hoje podem vir aser executadas. O Planeamento por Cenários é uma ferramenta muito poderosa de estruturação de informação, de estímulo à criatividade, de comunicação e de reflexão estratégica.

Une várias facetas da análise prospetiva e ilustra contextos estratégicos futuros por meio de narrativas técnicas e simbólicas que podem ser recontadas, visualizadas e discutidas de forma muito eficaz.

Estas características dos Cenários podem ser particularmente relevantes para um sector como o Turismo, caraterizado pela diversidade de stakeholders, pelo entrecruzamento com as dinâmicas territoriais e, entre outras características, pela exposição a forças de mudança globais como a digitalização, o envelhecimento da população, a globalização e mobilidade internacional, e as preocupações ambientais e a economia verde.

Mesmo salientando que qualquer exercício de Cenários exige participação e interação, arrisco a avançar, de forma exploratória e com inspiração em múltiplos trabalhos internacionais sobre o futuro do Turismo (muitos deles focados no pós-pandemia),com algumas ideias sobre o futuro do Turismo em Portugal. Divido esta exploração nos dois blocos constitutivos centrais de um exercício de cenarização, tal como proposto pela Escola Lógico intuitiva (“Escola da Shell”): incertezas cruciais e elementos predeterminados.

De entre as incertezas cruciais potenciais para o futuro do Turismo em Portugal a médio/longo prazo, salientaria (Figura 1):

Mas nem todas as variáveis-chave terão, no que se refere à respetiva evolução, o mesmo nível de incerteza a médio e longo prazo. Entre os elementos predeterminados a considerar para o futurodo Turismo em Portugal, avançaria com (Figura 2):

Tendo optado por uma exploração global de variáveis-chave para o futuro do Turismo em Portugal, e ganhando amplitude com isso, não é possível, ao mesmo tempo e neste espaço, detalhar cada uma delas. Mas posso e devo salientar que, para lá da necessária “discussão estratégica” indispensável ao processo, é fundamental a ancoragem desse debate em “future oriented evidence” que suporte a seleção das variáveis. De seguida, e a partir de um processo que identificasse e combinasse elementos como os atrás referidos, seriam então construídas descrições de futuros possíveis, plausíveis e estrategicamente relevantes (Cenários) que cada organização (e/ou departamento; e/ou equipa) pudesse utilizar para imaginar o futuro, (re)pensar as suas estratégias e prioridades, trazendo para a tomada de decisão interna as transformações em curso no seu contexto. E aprendendo, de forma eficaz e divertida, no processo. Vamos a isso?

Este texto trata-se de uma republicação no âmbito de uma parceria com a revista Publituris Hotelaria - leia o artigo original aqui.

Já conhece o programa
Cenários & Exploração Estratégica do Futuro?
Publicado em 
23/12/2021
 na área de 
Setorial

Mais artigos de

Setorial

VER TODOS

Join Our Newsletter and Get the Latest
Posts to Your Inbox

No spam ever. Read our Privacy Policy
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.