Artigos de 

António Alvarenga

Gestão & Estratégia

Num mundo incerto ainda faz sentido pensarmos com base em Cenários?

Os Cenários ”convidam” as organizações a considerarem diferentes futuros, plausíveis e relevantes, na sua tomada de decisão no presente. Quem o garante é António Alvarenga, Professor na Nova SBE, que nos explica porque é imprescindível pensar com base em Cenários hoje, mais do que nunca.
Digital & Tecnologia

Cenários e o futuro do ciberespaço – o desafio da cibersegurança

E se, no futuro, não houver diferença entre virtual e real? António Alvarenga, professor, consultor internacional e especialista na área de construção de cenários, explora este cenário possível e algumas das suas implicações em termos de cibersegurança.
Setorial

Cenários e o futuro do Turismo em Portugal

O Professor António Alvarenga explica porque é importante a construção e utilização de Cenários (Scenario Planning & Thinking) para a tomada de decisão e como esta técnica pode ajudar a evitar crises no setor do turismo.
Gestão & Estratégia

Cenários e Foresight: o que se explora quando se explora o futuro?

Num contexto de acelerada transformação não basta “perceber muito do meu negócio”. É cada vez mais importante compreender o mundo que nos rodeia e como alterações nesse mundo podem constituir riscos ou oportunidades para o projeto que temos em mãos.

Estamos no instagram!

visitar perfil