A sustentabilidade tem-se tornado numa das grandes prioridades da agenda das empresas e das instituições europeias, para mitigar problemas estruturais, como a pobreza crónica, divisão digital, as alterações climáticas, o desemprego, entre outros. Alinhada com os compromissos nacionais e internacionais, a Nova SBE Executive Education criou a Pós-graduação em Desenvolvimento Sustentável, alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) - metas de desenvolvimento internacionalmente acordadas e compromissos com convenções e tratados internacionais.

Falámos com o Professor Ricardo Zózimo, para perceber em que medida este programa pode ajudar as empresas a transformarem o mundo, a sociedade e a economia.

Quais são os grandes desafios a que a Pós-graduação em Desenvolvimento Sustentável pretende responder?

Penso que toda a gente sabe que o mundo está a mudar, a tornar-se mais sustentável, a desenvolver toda uma competência ao nível da sustentabilidade que não existia antes. Sobretudo ao nível das empresas, está a haver uma grande transformação para uma política mais responsável e sustentável, eesta pós-graduação vem responder a essa grande viragem, na qual as empresas precisam de alinhar aquilo que fazem, o que são, a forma como fazem e se ligam com o mundo, com esta perspetiva mais sustentável. Esta pós-graduação vem também responder aos desafios das empresas e das comunidades que têm de fazer esta transição para um mundo e para práticas mais sustentáveis.

Quais são os riscos de as empresas não atuarem para mitigarem estes problemas?

O maior risco é o da inação, de as empresas, sem saberem o que fazer, não fazerem nada. E essa é uma das grandes questões da nossa pós-graduação, com a qual vamos explorar não só aquilo que tem de ser feito, mas onde é que estão as oportunidades. Esta é a parte central da nossa approach à questão da sustentabilidade: olhá-la como uma grande oportunidade de desenvolvimento das organizações, e não como algo que é custo ou risco. Assim, existe uma grande diferença de expectativa entre o que podemos dizer sobre sustentabilidade.

Nós vemos a sustentabilidade como um mar de oportunidades que se vai apresentar às empresas, que muitas organizações já estão a aproveitar, e sobre o qual é possível capitalizar. Para isso, é importante que cada participante que venha para a pós-graduação traga consigo as suas empresas, os seus exemplos, as suas experiências, desenvolvendo, a partir do seu contexto, soluções para problemas reais das suas empresas. Portanto, o risco da inação é mitigado ao olhar a sustentabilidade como vetor de oportunidades e não como vetor de custo. É um vetor que nos permite ir mais além.

É possível atingir o desenvolvimento sustentável – social, ambiental e económico – sem prejudicar os lucros de uma empresa?

É, claro que sim. É preciso ter uma perspetiva de oportunidade, perceber que a sustentabilidade, e a maneira de fazer sustentabilidade, vai mudar a forma de operar no mercado. Mas isso não quer dizer que a empresa vá ter mais custo, quer dizer é que a empresa vai ser transformada e que essa viragem, provavelmente, vai necessitar que se invista, no princípio, mas que o reconhecimento, os lucros, e aquilo que vem a seguir, vai ser superior ao investimento. Claro que as organizações estão habituadas a fazer negócio de uma determinada forma e essa mudança vai exigir que as organizações mudem não só o seu mindset, a forma de fazer negócio, mas também a perspetiva sobre a qual as pessoas veem o seu próprio negócio.

Deixem-me dar um exemplo: os bancos vão ter de mudar radicalmente o seu modelo de negócio. Com a taxonomia da União Europeia, os bancos vão ser obrigados a ter um portefólio de empréstimos mais sustentável, a contratar empréstimos com empresas que têm mais políticas ambientais, sociais e económicas, melhores empresas para o planeta. Ao mudar a forma como fazem o financiamento da economia, as próprias empresas vão ter de se adaptar – isto não vai ser custo, vai ser uma oportunidade. Vão existir bancos que financiarão projetos sustentáveis a custos que nunca seriam possíveis para projetos não sustentáveis. Claramente há aqui uma oportunidade para fazer evoluir a forma de trabalhar das empresas e as suas próprias práticas.

Pode descrever-me um pouco o programa desta pós-graduação?

Num momento inicial, ativamos o conhecimento que cada participante traz, percebendo o contexto que o levou a juntar-se a esta pós-graduação. Depois, desenvolveremos conteúdos centrais na área da gestão, da sustentabilidade, na maneira de ver o mundo. Queremos desenvolver também participação cruzada, juntando várias formas de olhar para os problemas do mundo, para a participação das empresas e a experiência e os conhecimentos que cada um traz, para que todos possamos resolver, juntos, os problemas de sustentabilidade.

É a partir daqui, destes módulos centrais, que cada participante poderá começar a fazer uma viagem de aprendizagem mais individualizada. Oferecemos, então, três percursos: um que se foca nas questões mais sociais e da comunidade; outro, nas questões mais económicas; e um terceiro que se centra nas questões mais ambientais. Estes três percursos, apesar de separados, na realidade, tocam-se, porque o mundo só pode resolver estes problemas se olhar para estas três dimensões da sustentabilidade. Mas, cada um dos participantes, fará uma experiência muito contextualizada e ligada ao problema que trouxe, aos desafios que a própria organização tem pela frente.

Porque é que é imprescindível fazer esta pós-graduação, tendo em conta o contexto atual?

Esta pós-graduação é um acelerador. Vai acelerar o desejo de construir um mundo melhor. Por isso, é imprescindível fazer esta pós-graduação se acreditarem que precisam de ferramentas para acelerarem as vossas empresas e construírem um mundo melhor.

Uma pós-graduação é também um momento de sair da zona de conforto. Esta pós-graduação conta com várias pedagogias ativas: não terá só um professor a ensinar, mas sim um professor que facilita, vai ao encontro do participante, pega em casos concretos e ajuda a perceber como é que esses casos concretos têm a ver com as organizações e empresas de cada um. Utilizaremos ao longo da pós-graduação, muitas pedagogias ativas para trazer aquilo que todos sabem para o centro e construir a partir daí. Não vai ser só uma experiência de ouvir, vai sobretudo ser uma experiência de participar, pôr em comum, descobrir novas soluções a partir daquilo que cada um traz. 

Já conhece a nossa Pós-graduação em
Desenvolvimento Sustentável?
Publicado em 
2/2/2022
 na área de 
Negócios Sustentáveis

Mais artigos de

Negócios Sustentáveis

VER TODOS

Join Our Newsletter and Get the Latest
Posts to Your Inbox

No spam ever. Read our Privacy Policy
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.