Este artigo faz parte do ciclo anual de reflexão sobre tecnologia, negócios e sustentabilidade do Nova SBE Digital Experience Lab, no mês dedicado ao 5G, que se focará nas oportunidades de negócio e inovação que o 5G está já a criar. Junte-se a nós no dia 31 de maio, para debater este tema com a NOS.
A transformação digital da agricultura, patrocinada pelo 5G, IoT, a IA e robótica está a gerar novas oportunidades para negócios e empreendedores criarem soluções inovadoras, englobando a segurança alimentar, escassez de recursos e alterações climáticas, numa altura em que o mundo acelera o passo em direção aos 8 mil milhões de habitantes. A chegada das redes 5G e dos satélites de órbita baixa (LOS) com conetividade à Internet estão a alimentar esta revolução e a proporcionarem alta-velocidade, comunicação dependente que pode desbloquear o potencial do avanço das tecnologias agrícolas. A emergência futura do 6G vai fazer avançar essas possibilidades, iniciando uma nova era de crescimento e inovação no setor.
O 5G e a conetividade LOS, combinados com os veículos autónomos movidos a Inteligência Artificial (IA) e dados, permitem chegar a várias soluções agrícolas, desde agricultura de precisão até à gestão inteligente da supply chain, criando novas oportunidades de negócio e propiciando o crescimento económico. Aqui ficam algumas oportunidades que estas tecnologias podem criar:
- Serviço de agronomia orientado por dados – integrar o 5G com dispositivos IoT permite colecionar e analisar dados em tempo real sobre o solo, o tempo e as colheitas. Os negócios AgriTech podem providenciar serviços de agronomia orientados por dados, ajudando os agricultores a tomarem decisões informadas no que diz respeito à alocação de recursos, seleção de colheitas e controlo de pragas.
- Monitorização remota de colheitas e de gado – imagens de satélite de alta-resolução, conjugadas com drones habilitados para 5G e sensores IoT, oferecem insights em tempo real sobre a saúde das culturas, o crescimento e das colheitas, assim como do bem-estar e a gestão do gado. Há start-ups que podem desenvolver soluções de monitorização para alertar os agricultores sobre potenciais problemas, permitindo a intervenção precoce e minimização de perdas nas colheitas e no gado.
- Smart Farming como um serviço – A fusão entre o 5G, a Internet LOS e os dispositivos IOT permitem o desenvolvimento de plataformas inteligentes de agricultura como serviço. Os agricultores podem ter acesso a tecnologias agrícolas avançadas e serviços via subscrição, baixando as barreiras para adotar soluções de ponta e permitindo agricultores de pequena-escala competirem com operações maiores.
- Equipamento agrícola autónomo – As redes 5G possibilitam a utilização de veículos autónomos e maquinaria na agricultura, novas oportunidades de negócio podem surgir no design, fabrico e manutenção destes sistemas avançados. As empresas podem lucrar com esta tendência ao oferecerem equipamento especializado, software e serviços de apoio feitos à medida para agricultura autónoma.
- Gestão sustentável da cadeia de abastecimento – Monitorização e previsão de informações sobre produção agrícola em tempo real, facilitadas pelo 5G e pela conetividade LOS, podem melhorar a eficiência da cadeia de abastecimento e a sua sustentabilidade. Os negócios podem criar soluções de inovação para minimizar o desperdício alimentar, otimizar as rotas de transporte e assegurar que produtos mais frescos chegam ao consumidor final.
No futuro, a chegada antecipada do 6G vai proporcionar ainda maiores oportunidades para o setor agrícola. Construindo sobre os avanços do 5G, o 6G deve providenciar velocidades mais rápidas, menos latência e melhorar a conetividade, desbloqueando novas possibilidades para a agricultura movida a IA, computação em cloud em tempo real, assistência e controlo remotos e integração perfeita de ambientes agrícolas físicos e digitais.
Resumindo, a convergência de redes 5G, de satélites de órbita baixa movidos pela Internet e as potencialidades futuras do 6G estão a fazer avançar as inovações na agricultura, um setor deixado de lado nas últimas décadas. Estas tecnologias podem criar novas oportunidades para os negócios e os empreendedores para solucionar os desafios globais, Aproveitar essas tecnologias pode levar a um futuro mais sustentável, eficiente e próspero.