Este artigo faz parte do ciclo anual de reflexão sobre tecnologia, negócios e sustentabilidade do Nova SBE Digital Experience Lab, no mês dedicado ao 5G, que se focará nas oportunidades de negócio e inovação que o 5G está já a criar. Junte-se a nós no dia 31 de maio, para debater este tema com a NOS.

A transformação digital da agricultura, patrocinada pelo 5G, IoT, a IA e robótica está a gerar novas oportunidades para negócios e empreendedores criarem soluções inovadoras, englobando a segurança alimentar, escassez de recursos e alterações climáticas, numa altura em que o mundo acelera o passo em direção aos 8 mil milhões de habitantes. A chegada das redes 5G e dos satélites de órbita baixa (LOS) com conetividade à Internet estão a alimentar esta revolução e a proporcionarem alta-velocidade, comunicação dependente que pode desbloquear o potencial do avanço das tecnologias agrícolas. A emergência futura do 6G vai fazer avançar essas possibilidades, iniciando uma nova era de crescimento e inovação no setor.

O 5G e a conetividade LOS, combinados com os veículos autónomos movidos a Inteligência Artificial (IA) e dados, permitem chegar a várias soluções agrícolas, desde agricultura de precisão até à gestão inteligente da supply chain, criando novas oportunidades de negócio e propiciando o crescimento económico. Aqui ficam algumas oportunidades que estas tecnologias podem criar:

- Serviço de agronomia orientado por dados – integrar o 5G com dispositivos IoT permite colecionar e analisar dados em tempo real sobre o solo, o tempo e as colheitas. Os negócios AgriTech podem providenciar serviços de agronomia orientados por dados, ajudando os agricultores a tomarem decisões informadas no que diz respeito à alocação de recursos, seleção de colheitas e controlo de pragas.

- Monitorização remota de colheitas e de gado – imagens de satélite de alta-resolução, conjugadas com drones habilitados para 5G e sensores IoT, oferecem insights em tempo real sobre a saúde das culturas, o crescimento e das colheitas, assim como do bem-estar e a gestão do gado. Há start-ups que podem desenvolver soluções de monitorização para alertar os agricultores sobre potenciais problemas, permitindo a intervenção precoce e minimização de perdas nas colheitas e no gado.

- Smart Farming como um serviço – A fusão entre o 5G, a Internet LOS e os dispositivos IOT permitem o desenvolvimento de plataformas inteligentes de agricultura como serviço. Os agricultores podem ter acesso a tecnologias agrícolas avançadas e serviços via subscrição, baixando as barreiras para adotar soluções de ponta e permitindo agricultores de pequena-escala competirem com operações maiores.

- Equipamento agrícola autónomo – As redes 5G possibilitam a utilização de veículos autónomos e maquinaria na agricultura, novas oportunidades de negócio podem surgir no design, fabrico e manutenção destes sistemas avançados. As empresas podem lucrar com esta tendência ao oferecerem equipamento especializado, software e serviços de apoio feitos à medida para agricultura autónoma.

- Gestão sustentável da cadeia de abastecimento – Monitorização e previsão de informações sobre produção agrícola em tempo real, facilitadas pelo 5G e pela conetividade LOS, podem melhorar a eficiência da cadeia de abastecimento e a sua sustentabilidade. Os negócios podem criar soluções de inovação para minimizar o desperdício alimentar, otimizar as rotas de transporte e assegurar que produtos mais frescos chegam ao consumidor final.

No futuro, a chegada antecipada do 6G vai proporcionar ainda maiores oportunidades para o setor agrícola. Construindo sobre os avanços do 5G, o 6G deve providenciar velocidades mais rápidas, menos latência e melhorar a conetividade, desbloqueando novas possibilidades para a agricultura movida a IA, computação em cloud em tempo real, assistência e controlo remotos e integração perfeita de ambientes agrícolas físicos e digitais.

Resumindo, a convergência de redes 5G, de satélites de órbita baixa movidos pela Internet e as potencialidades futuras do 6G estão a fazer avançar as inovações na agricultura, um setor deixado de lado nas últimas décadas. Estas tecnologias podem criar novas oportunidades para os negócios e os empreendedores para solucionar os desafios globais, Aproveitar essas tecnologias pode levar a um futuro mais sustentável, eficiente e próspero.

Já conhece o nosso programa
Liderar a Transformação Digital?
Publicado em 
23/5/2023
 na área de 
Digital & Tecnologia

Mais artigos de

Digital & Tecnologia

VER TODOS

Join Our Newsletter and Get the Latest
Posts to Your Inbox

No spam ever. Read our Privacy Policy
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.