O mais recente relatório do CEMS – a aliança global de 34 universidades e escolas de gestão da qual a Nova SBE é membro – revelou quais os passos a tomar para evitar uma “catástrofe ambiental”. Entre outras iniciativas, os mais de 4 mil inquiridos salientaram que devem ser adotadas políticas de cultura corporativa com responsabilidades coletivas, capacitando todos os colaboradores a tomarem decisões numa perspetiva geracional de forma a promover uma mudança real nas organizações.

O novo relatório – Leading for the Future of Our Planet – baseia-se nas conclusões de um inquérito realizado pelo CEMS junto de 4.206 profissionais de 75 países e revela que, pela primeira vez, o avanço tecnológico deixou de ser a principal preocupação dos líderes empresariais modernos.

O estudo aponta que 43% dos inquiridos acreditam que o ambiente está entre os seus maiores desafios, com a tecnologia a ocupar um distante segundo lugar (26%), depois de ter sido identificado em 2018 como o maior desafio. Ambas as questões foram consideradas mais urgentes para as empresas globais do que as mudanças nos centros de poder económico e político mundial (14%), a instabilidade política (6%) e as pandemias globais (3%).

No que diz respeito ao ambiente, as informações mais detalhadas e recomendações dos especialistas do CEMS Global Aliance in Management Education (consórcio de principais alunos, escolas de negócios, antigos alunos e empresas sem fins lucrativos de todo o mundo) constantes no presente relatório destacam-se as seguintes:

• Evitar a catástrofe ambiental exigirá um conjunto completamente novo de crenças e comportamentos empresariais, que passam pela definição clara e objetiva de modelos que atribuem valores à sustentabilidade e custos à inação.

• Os líderes devem transformar o pensamento finito e de curto prazo focado apenas no lucro, num pensamento equilibrado a longo prazo e mais consciente dos resultados para as gerações futuras.

• Esta transformação exige líderes capazes de comunicar, explorar o desconhecido, desafiar o statuts quo e sem medo arriscar.

• Os líderes empresariais terão de envolver os seus stakeholders externos para impulsionar a transformação: é necessário compreender o lugar da sua organização nas sociedades em que operam e construir alianças entre governos, empresas e sociedades civis para uma mudança duradoura.

• Um conhecimento profundo das questões de ESG deve ser introduzido na educação empresarial em toda a sua extensão, não apenas em módulos especializados, constituindo parcerias com profissionais do mercado para criar plataformas para os alunos praticarem a teoria.

• Os profissionais em início de carreira devem revelar um profundo conhecimento da matéria e reunir competências de sustentabilidade no seu currículo, para que possam fazer a diferença e serem agentes de mudança. Os jovens profissionais devem também desafiar o status quo.

"Esperamos que este relatório acrescente informações ricas e valiosas de toda a nossa comunidade CEMS, sobre como líderes empresariais, educadores e profissionais podem realmente fazer a diferença no que diz respeito ao combate à emergência ambiental”, refere Nicole de Fontaines, Diretora Executiva do CEMS, acrescentando que "durante muito tempo, tratámos o planeta Terra como um recurso infinito e que podíamos explorar indefinidamente. Nos últimos anos, porém, a humanidade parece finalmente compreender que estamos a caminho de uma catástrofe ambiental se não forem tomadas medidas urgentes. O mundo empresarial tem de desempenhar um papel fundamental e de liderança porque tem capacidades e recursos para impulsionar mudanças positivas. O desafio é como desenvolver – a todos os níveis – líderes arrojados e excecionais com a consciência e competências para implementar soluções que salvem o mundo”

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Publicado em 
28/9/2022
 na área de 
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