O que se espera das Operações nas empresas? Simples: baixar custos, produzir eficazmente novos e deslumbrantes produtos e serviços e, ao mesmo tempo, encantar cliente – tudo isto sem varinha de condão… e a partir de Portugal.

No panorama atual das Operações, as empresas enfrentam desafios sem precedentes. Não basta apenas gerir operações; é fundamental saber reinventá-las. A chave para a competitividade reside na agilidade e na cultura de inovação contínua; para isso, o domínio de conceitos e ferramentas das Operações é incontornável.

O atual contexto tecnológico está a revolucionar a forma como as empresas compram, transformam e distribuem os respetivos produtos ou serviços. Com os desafios atuais surgem também novas exigências na configuração do talento, nomeadamente no campo tecnológico e literacia digital, bem como na análise de processos e problem solving.

Se, durante décadas, os modelos tradicionais de comando e controlo das operações resultaram numa Era de relativa estabilidade e previsibilidade, hoje isso já não é possível. As razões são evidentes: a crescente complexidade logística - quer por via da interdependência das cadeias globais de abastecimento, quer por via da volatilidade na procura - conjugada com um contexto de rápido avanço tecnológico a par da convergência de obstáculos macroeconómicos e geopolíticos, geradores de forte instabilidade.

Neste contexto, não há outra solução se não trazer para as Operações das nossas empresas os novos elementos de competitividade. O domínio multidisciplinar das Operações é fundamental para a competitividade de qualquer organização.

Exemplos como o Machine Learning (ML) que tem vindo a revolucionar os níveis de serviço da logística, através da gestão inteligente de stocks e armazéns, com base num entendimento profundo dos dados do consumidor e das particularidades do global sourcing.

Ou a Inteligência Artificial (IA) e o Big Data Analytics, que suportam a análise de grandes volumes de dados, identificando tendências emergentes e contribuindo de forma significativa para as Operações e consequente melhoria do time-to-market.

Igualmente, novos sistemas de Automação e Robótica que permitem acelerar os processos de produção e embalagem, com otimizações consideráveis na fabricação e disponibilidade de produtos.

Estes são apenas alguns exemplos de processos inovadores, utilizando a tecnologia ao serviço das Operações, que influenciam diretamente a capacidade de antecipar, atender e superar as expectativas do mercado, e que por isso, são fundamentais na competitividade das organizações e da economia nacional.

A competitividade nas Operações resulta da capacidade de integrar eficazmente várias áreas multidisciplinares e da sua performance combinada, desde o domínio da economia à engenharia, ou desde a matemática ao marketing. Para além do conhecimento endógeno das empresas (interno – produto, processos, produção) é fundamental desenvolver o conhecimento exógeno (externo - mercado, tecnologias, tendências). Apenas assim é possível identificar oportunidades e desenvolver soluções inovadoras para a própria empresa e para os consumidores (from the seed to need).

Os executivos têm de estar preparados para a atual mudança de paradigma. Temos também de voltar a pensar nas atividades produtivas em Portugal, na reindustrialização, moderna e tecnológica, onde o conhecimento que permite a inovação é a verdadeira alavanca da economia.

É certo que, para a criação de um ecossistema favorável à reindustrialização de Portugal, necessitaremos de focar vários desafios, nomeadamente: simplificar procedimentos e eliminar obstáculos ao crescimento; implementar uma fiscalidade, e a existência de condições de financiamento, que dinamizem um sistema que encoraje empreendedorismo e, ainda, reforçar os elementos estratégicos setoriais, clusters, desenvolvendo o mark-up dos produtos nacionais. Para além de tudo isto, temos, acima de tudo, que injetar conhecimento na nossa economia, nas nossas empresas - temos de garantir a boa engenharia e boa gestão. E esta é a melhor medida de gestão de risco que podemos tomar nas cadeias de valor. Uma medida de resiliência mas também de eficiência e prosperidade.

Já conhece a
Pós-graduação em Gestão da Supply Chain?
Publicado em 
14/2/2024
 na área de 
Supply Chain & Operações

Mais artigos de

Supply Chain & Operações

VER TODOS

Join Our Newsletter and Get the Latest
Posts to Your Inbox

No spam ever. Read our Privacy Policy
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.