erante a crescente atenção da comunidade em geral para com o Património, torna-se evidente a necessidade deste bem se submeter, também, a princípios de boa gestão. Com esse objetivo em mente, a escola de gestão líder em Portugal e a empresa responsável por diversos projetos de relevo no panorama do património cultural português uniram forças na construção de um curso único no mercado, que pretende impactar a forma como valorizamos a nossa herança cultural.
A pioneira formação para executivos em Gestão do Património Cultural reúne especialistas nacionais e estrangeiros, representativos das várias dimensões do Património Cultural, dos museus aos monumentos, passando pelos projetos de território. Assim sendo, Pedro Gadanho, Diretor do MAAT, João Falcato, Diretor do Oceanário de Lisboa e Thibault Manchon, Diretor Geral da Cultival são apenas alguns exemplos das figuras que marcam presença como oradores. O programa conta ainda com o contributo de profissionais de relevo na Comunicação, Marketing e Media, como João Luís Ribeiro da Fuel e Carlos Coelho da Ivity Brand Corp.
Adicionalmente, o programa contempla a opção de embarcar numa Viagem de Estudo exclusiva a vários equipamentos e projetos no Norte do país, tais como unidades produtivas com caráter turístico, fundações culturais e projetos de âmbito territorial, contemplando aulas a serem ministradas pelos responsáveis dos mesmos no próprio local.
A formação em Gestão do Património Cultural dirige-se a pessoas que procuram desenvolver competências na gestão do Património Cultural e que desejam atuar, tratando-se de um setor ainda tradicionalmente centrado na esfera pública, com uma perspetiva inovadora de gestão privada, ciente da dimensão económica que reside nestes bens. O curso procura, assim, dotar os executivos, já no ativo, de conhecimentos e perspetivas inovadoras aplicáveis a este recurso cultural.
A parceira da Nova SBE nesta formação, a Spira, é a empresa de referência na conceção, execução e produção de projetos de revitalização patrimonial. Além de explorar 3 áreas de negócio no setor do Património Cultural (Touring Cultural e Paisagístico, Educação Patrimonial, Comunicação Patrimonial), a Spira é responsável por vários projetos emblemáticos - como é o caso da Bienal Ibérica do Património Cultural, da plataforma de comunicação patrimonio.pt, do projeto Rota do Fresco, entre diversos projetos de consultoria empreendidos ao longo de praticamente duas décadas de atividade.