A Nova SBE continua a sua jornada de sustentabilidade e, em breve, o desperdício energético na escola passará a ser usado para produzir vegetais. Está prestes a nascer uma horta urbana no campus de Carcavelos, criada em parceria com a start-up Bios.
A

inauguração da Bios Urban Farm está marcada para setembro. O projeto tem por base o cultivo de plantas através de tecnologias integradas, digitalizando a relação entre comida e energia e reduzindo as emissões de CO2. Este será também um empreendimento comunitário com impacto social positivo.

Para além dos alimentos que vai disponibilizar aos lojistas e negócios do campus da Nova SBE, esta urban farm abarcará ainda um novo projecto de empreendedorismo social comunitário alimentar. A Bios está atualmente a trabalhar de perto com alunos, staff e outros membros da comunidade, para criar e montar esta empresa social alimentar, que oferecerá experiências de aprendizagem e desenvolvimento pessoal tanto no mundo digital como no físico.

Em junho, a Bios vai lançar uma campanha de crowdfunding, tendo em vista a operacionalização da horta urbana e da empresa social alimentar.

“É, sem dúvida, um projeto inovador com o objetivo de promover o envolvimento da comunidade assente nos princípios da economia circular, tendo, assim, um contributo decisivo para o nosso roteiro de ação climática. Acresce a isso o contributo deste projeto para os ODS, parte integrante da nossa estratégia, uma vez que a jornada dos ODS da Nova SBE sai reforçada e concretizada através de iniciativas e projetos como o da BIOS, posicionando-nos como um laboratório vivo e um centro para adquirir, partilhar e desenvolver conhecimento”, explicou Luís Veiga Martins, Associate Dean for Community Engagement & Sustainable Impact e chief Sustainability officer da Nova SBE.

O envolvimento da comunidade da escola está a ser materializado através do programa Makers in the Making. O estado do projecto, bem como novas iniciativas, eventos e como cada pessoa pode ter um papel a desempenhar pode ser consultado na plataforma Role to Play da Nova SBE.

Já conhece o nosso programa
Sustainable Finance?
Publicado em 
9/5/2021
 na área de 
Negócios Sustentáveis

Mais artigos de

Negócios Sustentáveis

VER TODOS

Join Our Newsletter and Get the Latest
Posts to Your Inbox

No spam ever. Read our Privacy Policy
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.