De acordo com dados da AMECO e Pordata, o nível de competitividade das empresas portuguesas é muito baixo quando comparado com o de outros países da União Europeia. Cerca de 60% das PMEs portuguesas diz não ter interesse em exportar, 86% não utiliza ferramentas de gestão essenciais e mais de 70% não realizou qualquer investimento em transformação digital nos últimos dois anos. Além disso, o tecido empresarial português é maioritariamente composto por PMEs focadas em bens não transacionáveis e com pouca capacidade de ganhar escala.
Portugal continua a ter uma das taxas de crescimento do PIB per capita mais baixas da Europa e a economia e a economia precisa de crescer quase dez pontos percentuais para convergir com a média da União Europeia.
Para ajudar a solucionar estes problemas, a Nova SBE criou o Nova SBE VOICE Leadership, que arranca, oficialmente, em abril de 2024 com o Programa de Gestão para PMEs. Esta formação intensiva de 18 meses, tem um total de 80 horas de formação, durante as quais serão disponibilizados conteúdos, material de suporte à gestão e o apoio de mais de 200 mentores especializados em áreas críticas para o crescimento e internacionalização. O painel de formadores do programa vai além dos professores e investigadores da Nova SBE, integrando ainda um Programa de Certificação de Mentoria, direcionado a gestores e líderes que pretendam colocar ao serviço a sua experiência profissional ou pessoal.
“Esta iniciativa não é só da Nova SBE, é de todos. Inclui diversos parceiros e indivíduos que diariamente se juntam para participar num movimento cujo grande objetivo é aumentar a competitividade das PMEs portuguesas, com impacto direto na criação de valor e na qualidade de vida dos cidadãos portugueses. Esta é a missão de impacto da Nova SBE, e da sua formação de executivos, que através de parcerias e projetos de cocriação pretende contribuir para uma sociedade melhor e mais sustentável”, afirmou Pedro Brito, Diretor Associado e CEO da Formação de Executivos da Nova SBE.
Durante toda a iniciativa VOICE Leadership, será também desenvolvido um Estudo de Impacto do programa através da parametrização e avaliação do mesmo nas empresas, estudando o seu crescimento em diferentes vertentes como as exportações, volume de faturação, crescimento das equipas, internacionalização, entre outros indicadores de análise.
“Ao monitorizarmos e avaliarmos os resultados e performance das PMEs ao longo do programa, podemos assegurar que vão aumentar a sua produtividade, mas que também se vão tornar verdadeiros motores de crescimento económico, contribuindo de maneira substancial para o desenvolvimento de Portugal e melhoria do bem-estar de todos. A avaliação de impacto permitirá também extrair lições valiosas para os decisores políticos e a sociedade civil desenvolverem programas mais abrangentes e eficazes para PMEs.", explicou Miguel Ferreira, Coordenador Académico dos Estudos Nova SBE VOICE Leadership.