A formação de executivos da Nova SBE criou um novo programa de gestão para apoiar a modernização e competitividade das PMEs nacionais. O Nova SBE VOICE Leadership quer dar uma nova voz à economia nacional, contribuindo para um crescimento de 2% do PIB em dois anos.

De acordo com dados da AMECO e Pordata, o nível de competitividade das empresas portuguesas é muito baixo quando comparado com o de outros países da União Europeia. Cerca de 60% das PMEs portuguesas diz não ter interesse em exportar, 86% não utiliza ferramentas de gestão essenciais e mais de 70% não realizou qualquer investimento em transformação digital nos últimos dois anos. Além disso, o tecido empresarial português é maioritariamente composto por PMEs focadas em bens não transacionáveis e com pouca capacidade de ganhar escala.

Portugal continua a ter uma das taxas de crescimento do PIB per capita mais baixas da Europa e a economia e a economia precisa de crescer quase dez pontos percentuais para convergir com a média da União Europeia.

Para ajudar a solucionar estes problemas, a Nova SBE criou o Nova SBE VOICE Leadership, que arranca, oficialmente, em abril de 2024 com o Programa de Gestão para PMEs. Esta formação intensiva de 18 meses, tem um total de 80 horas de formação, durante as quais serão disponibilizados conteúdos, material de suporte à gestão e o apoio de mais de 200 mentores especializados em áreas críticas para o crescimento e internacionalização. O painel de formadores do programa vai além dos professores e investigadores da Nova SBE, integrando ainda um Programa de Certificação de Mentoria, direcionado a gestores e líderes que pretendam colocar ao serviço a sua experiência profissional ou pessoal.

“Esta iniciativa não é só da Nova SBE, é de todos. Inclui diversos parceiros e indivíduos que diariamente se juntam para participar num movimento cujo grande objetivo é aumentar a competitividade das PMEs portuguesas, com impacto direto na criação de valor e na qualidade de vida dos cidadãos portugueses. Esta é a missão de impacto da Nova SBE, e da sua formação de executivos, que através de parcerias e projetos de cocriação pretende contribuir para uma sociedade melhor e mais sustentável”, afirmou Pedro Brito, Diretor Associado e CEO da Formação de Executivos da Nova SBE.

Durante toda a iniciativa VOICE Leadership, será também desenvolvido um Estudo de Impacto do programa através da parametrização e avaliação do mesmo nas empresas, estudando o seu crescimento em diferentes vertentes como as exportações, volume de faturação, crescimento das equipas, internacionalização, entre outros indicadores de análise. 

“Ao monitorizarmos e avaliarmos os resultados e performance das PMEs ao longo do programa, podemos assegurar que vão aumentar a sua produtividade, mas que também se vão tornar verdadeiros motores de crescimento económico, contribuindo de maneira substancial para o desenvolvimento de Portugal e melhoria do bem-estar de todos. A avaliação de impacto permitirá também extrair lições valiosas para os decisores políticos e a sociedade civil desenvolverem programas mais abrangentes e eficazes para PMEs.", explicou Miguel Ferreira, Coordenador Académico dos Estudos Nova SBE VOICE Leadership.
Saiba mais sobre o
Nova SBE VOICE Leadership
Publicado em 
25/10/2023
 na área de 
Gestão & Estratégia

Mais artigos de

Gestão & Estratégia

VER TODOS

Join Our Newsletter and Get the Latest
Posts to Your Inbox

No spam ever. Read our Privacy Policy
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.