Os mestrados executivos confundem-se muitas vezes com MBA, mas é fulcral perceber a diferença entre estes e os mestrados regulares.
Compreender os mestrados regulares:
Estes são os mestrados mais “tradicionais”, que concedem diploma e que tipicamente são associados a recém-graduados que estão à procura de especialização numa determinada área. Por norma, destacam-se pelo rigor académico e pela investigação, estando mais concentrados na aquisição de conhecimento teórico, a par de alguma componente prática. Estes programas têm, usualmente, a duração de dois anos, com uma carga horária full-time, culminando na entrega e apresentação de uma tese.
Conhecendo os mestrados executivos:
Os mestrados executivos destinam-se a profissionais que estão à procura de aperfeiçoar as suas competências e acelerar o crescimento nas suas carreiras, enquanto trabalham. Por esta razão, estes programas costumam ter maior flexibilidade, mais casos práticos no currículo, aulas em formato online e um horário, geralmente, em part-time. Os mestrados executivos supõem que os alunos têm já experiência no mercado de trabalho, e, muitas vezes, exigem até algum nível de senioridade. Geralmente, um mestrado executivo tem a duração de um ano.
Diferenças-chave entre mestrados e mestrados executivos:
· Foco académico e experiência profissional: os mestrados regulares costumam ter uma componente mais teórica e focam-se mais na aquisição de conhecimento, enquanto que os mestrados executivos procuram relacionar as matérias com os desafios encontrados pelos profissionais durante a prática das suas funções.
· Composição das turmas: as turmas de mestrado costumam ter mais elementos recém-graduados com experiência profissional limitada, enquanto os mestrados executivos supõem alguma experiência prática, com profissionais de diversas indústrias, permitindo a troca de experiências e o networking.
· Avanço na carreira ou aceleração na carreira: enquanto os mestrados regulares podem permitir avanços na carreira através da especialização, os mestrados executivos abrem portas para acelerar as carreiras dos profissionais, ao equipá-los com competências mais práticas, e abrir-lhes portas para novos desafios profissionais, através do networking.
Optar por um mestrado ou um mestrado executivo é uma decisão que depende dos objetivos profissionais e de carreira, da experiência laboral e das preferências pessoais. A educação é uma jornada contínua e a procura de conhecimento é essencial para nos mantermos relevantes e competitivos num mercado em constante mutação.